Com uma rodada para o fim, a equipe Catalã é campeã em cima do Atlético, em Madrid.

Por Vladimir da Costa

Depois de começar o campeonato de forma tensa, com brigas e discussão pelo rodízio feito por Luiz Henrique, o time catalão chegou inteiro no final da temporada e começou a colher os frutos. Em Madrid, o Barcelona conquistou o seu 23º título espanhol.

Barcelona é campeão espanhol temporada 2014/15. (Foto: Efe)

Barcelona é campeão espanhol temporada 2014/15. (Foto: Efe)

A equipe merengue fez sua parte, golearam o Espanyol (4 a 1, com três de Cristiano Ronaldo), mas seguiram quatro pontos atrás do arquirrival (93 a 89) a uma rodada do fim. O Atlético é o terceiro, com 77 pontos, e precisa de um empate com o Granada, fora de casa, para garantir a terceira colocação – e a consequente classificação à fase de grupos da próxima Liga dos Campeões.

O Barcelona, em ótima fase, prepara os pulmões para novos gritos de campeão. O clube pode conquistar mais dois títulos num intervalo de menos 20 dias. Com um belo gol de Lionel Messi, o Barça derrotou o Atlético de Madri por 1 a 0 e faturou o primeiro, do Campeonato Espanhol com uma rodada de antecipação.

Assim, o Barcelona se mantém na corrida pela sua primeira Tríplice Coroa desde a temporada 2008/09. Os catalães farão a final da Copa do Rei no próximo dia 30, contra o Athletic Bilbao, no Camp Nou (com igualdade de ingressos) e decidirão a Liga dos Campeões no dia 6 de junho, em Berlim, contra o Juventus.

O jogo

O Barcelona chegou para o duelo em Madri sem Suárez, vetado pelo departamento médico. E com Pedro em seu lugar no ataque, a equipe visitante não conseguiu impor enorme volume ofensivo, o que já se tornou um costume do time. Neymar teve atuação discreta e viu Dani Alves fazer grande partida, o lateral soltou o pé de longe e quase marcou um golaço de longe, mas Oblak fez ótima defesa.

O jogo era truncado, com o Barcelona com maior posse de bola, mas sem chegar perto do gol adversário. O Barça tinha mais de 70% de posse de bola, mas não era perigoso no ataque, mas a equipe tinha um trunfo, ou melhor, um craque. Com Messi, qualquer mínimo espaço é o suficiente para ele desequilibrar. Foi o que aconteceu aos 20 minutos da etapa final. O craque argentino tabelou com Pedro dentro da área e conseguiu o chute forte e cruzado, mesmo encurralado pelos adversários. Marcando seu 23º gol contra o Atlético, em 26 partidas.

Messi comemora com Neymar o gol que deu o título ao Barça. (Foto: AP)

Messi comemora com Neymar o gol que deu o título ao Barça. (Foto: AP)

Neymar poderia fazer 2 a 0 em jogada de contragolpe e matar a partida no Vicente Calderón. O brasileiro recebeu passe açucarado de Messi, mas o chute de Neymar foi muito ruim.

No final, alegria dos poucos torcedores presentes em Madrid e festa dentro de campo com direito a champanhe.