Uma das maiores competições de clubes do mundo estabeceu seus grupos nesta quinta-feira.

Por Paulo Edson Delazari

grupos champions

A Uefa Realizou sorteio que definiu os oito grupos da temporada 2013/14 da Champions Leaguena. O evento ocorreu na tarde desta quinta-feira, em Monaco. Entre as chaves, o destaque fica para o grupo H, que não chega a ser  ‘o grupo da morte’, mas reunirá 16 títulos, com Barcelona (4), Milan (7), Ajax-HOL (4) e Celtic-ESC (1).

Outro grupo que chama atenção é a chave B, com Real Madrid e Juventus, disputando duas vagas ao lado de Galatasaray-TUR e Copenhaguen-DIN. O outro grande duelo entre espanhóis e italianos na Champions é uma reedição da final da temporada 1997/98, quando os merengues levaram a melhor sobre o time de Turim.

Já uma das chaves mais equilibradas definidas pelo sorteio tem apenas um campeão. Vencedor em 1997 e atual vice-europeu, o Borussia Dortmund divide o grupo F com Arsenal, que também já foi vice da Champions; Olympique de Marselha, da França; e o Napoli, da Itália.

Quem deu mais sorte foi o PSG, dos times que iniciam a maior competição de clubes da Europa cotados para o título, o time francês dividirá a chave C com Benfica-POR, Olympiacos-GRE e Anderlecht-BEL. O caminho do Chelsea também não parece complicado no grupo E, com Schalke 04-ALE, Basel-SUI e Steua Bucareste-ROM.

A primeira rodada da fase de grupos está prevista para o próximo dia 17 de setembro. A grande decisão da Champions acontece em 24 de maio de 2014, no Estádio da Luz, em Lisboa.

A entidade aproveitou para escolher o melhor jogador da Europa na temporada passada. Participaram da decisão deste título o meia Messi do Barcelona, Cristiano Ronaldo do Real Madri e o atual campeão europeu Frank Ribery do Bayern de Munique. Votaram num período de 30 segundos 53 jornalistas que cobrem o futebol europeu e mais uma vez o Meia Messi saiu de mão abanando, assim como no ano passado quando Iniesta levou a melhor, Frank Ribery desbancou o argentino e levou a melhor.

Ribery Comemora gol na Champions de 2013/2014 (Foto: Getty)

Ribery Comemora gol na Champions de 2013/2014 (Foto: Getty)