Depois de duas derrotas esmagadoras, Felipão deixa o cargo e não é mais o técnico da Seleção Brasileira

Por Vladimir da Costa

E o que todos esperavam, aconteceu. Luiz Felipe Scolari não é mais o técnico da seleção brasileira de futebol. Na noite deste domingo, Felipão que já havia deixado a continuidade nas mãos do controle da CBF, voltou atrás e pediu demissão. Na tarde desta segunda-feira, o treinador fará uma coletiva de imprensa explicando sua decisão de deixar o cargo.

Caiu. Felipão e sua trupe sairam do comando da seleção brasileira. (Foto: Laurence Griffiths/Getty Images)

Caiu. Felipão e sua trupe sairam do comando da seleção brasileira. (Foto: Laurence Griffiths/Getty Images)

A vergonhosa e histórica derrota vexatória para a Alemanha, por 7 a 1, nas semifinais da Copa do Mundo, e a melancólica derrota para a Holanda, por 3 a 0 na disputa do terceiro lugar, decretaram a queda do comandante. Felipão assumiu no final de 2012, meses antes da Copa das Confederações, em 2013, onde o Brasil conquistou o título em cima da Espanha, vencendo por 3 a 0 no Maracanã. Foram 29 jogos no comando da Seleção, com 19 vitórias, seis empates e quatro derrotas. Na Copa do Mundo deste ano, foram sete jogos, com duas derrotas, três vitórias e dois empates.

Junto com o treinador, sairão: O coordenador técnico Carlos Alberto Parreira, o auxiliar técnico Flávio Murtosa, o preparador de goleiros Carlos Pracidelli e o preparador físico Anselmo Sbragia, todos ligados a Scolari.

Luiz Felipe Scolari já havia afirmado que colocaria o cargo à disposição da CBF, independentemente do resultado na Copa do Mundo, ao final da participação do Brasil no torneio. A data corresponde o fim do contrato dele com a entidade.

O Brasil de Felipão não conseguiu produzir o que se esperava dela. Irregular e sem criatividade durante todo o torneio, a “ficha” caiu quando a seleção enfrentou um dos grandes do mundo. Diante da futura campeã, o Brasil mostrou todos seus defeitos de uma vez e foi “engolido” pela ótima seleção alemã. Após aquela partida, o futuro do treinador estava praticamente traçado, fato que deverá ser confirmado nas próximas horas.