Em Dortmund, donos da casa faturam seu quinto titulo da Supercopa da Alemanha, o terceiro em cima do Bayern de Munique.

Por Vladimr da Costa

Em jogo único, que valeu título, a Supercopa da Alemanha parecia ter dois pesos e uma medida. Com muito mais vontade, o time amarelo não tomou conhecimento do rival Bayern de Munique e venceu por 2 a 0. O duelo marca oficialmente a abertura da temporada no país.

Jogando em casa, no Signal Iduna Park, a equipe comandada por Jürgen Klopp que via do outro lado seu ex-atacante titular, Robert Lewandowski, agora no Bayern, quem roubou a cena foi Aubameyang, que participou do gol de Mkhitaryan e fez o segundo, com direito a uma máscara do “Homem-Aranha” para comemorar.

Aubameyang comemora o gol do título da Supercopa da Alemanha vestido de Homem Aranha (Foto: AFP PHOTO / PATRIK STOLLARZ)

Aubameyang comemora o gol do título da Supercopa da Alemanha vestido de Homem Aranha (Foto: AFP PHOTO / PATRIK STOLLARZ)

O resultado deu ao Dortmund o quinto título da competição, o terceiro sobre o rival.

A máscara foi uma homenagem do atacante gabonês ao ex-companheiro Jeremy Janot, goleiro do Saint-Étienne que costumava vestir o adereço em fotos oficias da equipe francesa.

Agora, as equipes concentram suas atenções na Copa da Alemanha, que começa neste final de semana. O Campeonato Alemão começa no dia 22 para o Bayern, contra o Wolfsburg, em casa, enquanto o Dortmund joga no dia seguinte, em casa, contra o Bayern Leverkusen.

A partida

O Bayern deu a impressão que começaria em cima do Borussia Dortmund, já que, logo aos 2 minutos, Shaqiri entrou pela esquerda da grande área e bateu cruzado, para ótima defesa do goleiro Langerak. Mas ficou nisso.

Após o susto inicial, os aurinegros dominaram completamente a partida e passaram a jogar quase que o tempo todo no campo adversário. Aos  nove minutos, Alaba saiu jogando errado e deu nos pés de Immobile, que chutou rente a trave. Pouco depois, Kirch recebeu pela direita e soltou a bomba, mas Neuer fez grande intervenção.

O gol parecia questão de tempo. Aos 23, Mkytharian arrancou pelo meio e tentou enfiada, mas a bola bateu na zaga do Bayern e voltou. Ligado no lance, o próprio armênio chegou batendo de peito de pé acertando um lindo chute. Indefensável para Neuer.

O segundo do Borussia só não saiu logo em seguida porque Neuer estava atento. Aubameyang entrou em velocidade pela direita e finalizou cruzado, mas o goleiro fez excelente defesa.

Jogadores do Borussia comemoram o gol perto da torcida adversária. (Foto: AFP PHOTO / PATRIK STOLLARZ)

Jogadores do Borussia comemoram o gol de Mkhitaryan contra o Bayern perto da torcida adversária. (Foto: AFP PHOTO / PATRIK STOLLARZ)

Mesmo depois dos 40 minutos, os donos da casa seguiram martelando e criaram mais duas boas chances, ambas defendidas pelo arqueiro do Bayern, que levou o 1 a 0 para os vestiários.

Logo na volta do intervalo, os bávaros por muito pouco não empataram. Com menos de um minuto, o centroavante Lewandowski, ex-Borussia, recebeu enfiada de bola e finalizou forte, mas o goleiro Langerak defendeu com o peito.

Após o susto, o clube aurinegro definiu a parada aos 17 minutos da etapa complementar: Aubameyang abriu para Piszczek na direita, o lateral polonês cruzou com perfeição e o próprio atacante do Gabão subiu muito alto para testar firme e ampliar, fazendo a “Muralha Amarela” explodir de alegria. Na comemoração, o atacante tirou do meião uma mascará do Homem Aranha e foi pro abraço.

Com a vantagem e marcando bem, o Borussia valorizava a posse de bola e colocava o todo poderoso Bayern na roda. Quando o árbitro Peter Gagelmann apitou o final da partida, a festa amarela tomou conta do estádio. Festa para o Borussia Dortmund que chegou ao seu quinto título da Supercopa da Alemanha.

FICHA TÉCNICA:


BORUSSIA DORTMUND 2 x 0 BAYERN DE MUNIQUE

Supercopa da Alemanha 2014

Local: Estádio Signal-Iduna Park, em Dortmund (ALE)

Data: 13 de agosto de 2014, quarta-feira

Horário: 13h (horário de Brasília)

Árbitro: Peter Gagelmann (ALE)

Assistentes: Thomas Gorniak e Sven Jablonski (ambos ALE)

Cartões amarelos: Hojbjerg e Lahm (BAY)

GOLS
BORUSSIA DORTMUND: Mkhitaryan, aos 23 minutos do primeiro tempo; Aubameyang, aos 17 minutos do segundo tempo

BORUSSIA DORTMUND: Langerak; Piszczek, Sokratis, Ginter e Schmelzer (Durm); Kehl, Kirch, Hofman e Mkhitaryan; Aubameyang (Adrian Ramos) e Immobile Técnico: Jürgen Klopp

BAYERN: Neuer; Boateng, Javi Martínez (Dante) e Alaba; Hojbjerg (Götze), Rode, Gaudino, Bernat e Shaqiri; Thomas Müller (Lahm) e Lewandowski Técnico: Josep Guardiola