Seleção italiana, tetracampeã mundial, enfrentará a Espanha, atual sensação do futebol

Por Eduardo do Carmo

A tradicional Itália confirmou sua presença na finalíssima da Euro e irá enfrentar a Espanha, seleção  que mais enche os olhos do mundo pelo futebol que joga, disputarão o título desta edição com diferentes histórias e caminhos trilhados. Enquanto os italianos chegaram desacreditados, a Fúria entrou como favorita à conquista da Europa.

Seleção Italiana comemora vaga para a final da Euro 2012 (REUTERS)

Campeã do mundo, a Espanha apresenta o futebol mais vistoso dos últimos tempos. O selecionado é composto basicamente de jogadores do Barcelona e Real Madrid. Os espanhóis são os atuais campeões da Euro. Em 2008, La Roja derrotou a Alemanha por 1 a 0 na final. A Fúria também levantou o caneco em 1964.

Do outro lado estão os italianos. Mesmo passando por momentos difíceis, a Azurra mostra o peso da camisa e chega a mais uma decisão importante de sua história. Se os espanhóis têm dois títulos recentes, a Itália é o espelho da tradição. Além da Euro de 1968, a Squadra Azurra é tetracampeã mundial (1934, 1938, 1982, 2006).

Em campo, dois estilos completamente diferentes. A Espanha aposta na troca de passes para envolver o adversário. Já a Itália tem um jogo mais objetivo: pouca posse de bola e rápida definição no ataque. Além disso, os italianos mantiveram o alto nível defensivo.

A diferença não fica só aí. Se na Espanha, o conjunto é a chave para o sucesso, na Itália, há um jogador capaz de definir a partida em um lance, Balotelli. O atacante do Manchester City está sendo decisivo e brilhando nos duelos.

A semelhança fica lá atrás, debaixo dos postes. As duas seleções possuem excelentes goleiros, Buffon e Casillas. Ambos são os capitães e comandam os respectivos times.

A grande decisão acontece no próximo domingo, às 15h45, no estádio Olímpico de Kiev.

Atual campeã Espanha vai em busca do Bi Campeonato (REUTERS)