Atlético-GO segue invicto contra equipes de São Paulo

Por Anderson Marinho

O Atlético-GO é apenas o 18º colocado na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro 2012, na zona de rebaixamento, com 15 pontos ganhos em 18 jogos disputados, entretanto o rubro-negro goiano tem se destacado também por dificultar a vida de rivais tradicionais, inclusive de melhor campanha na competição, conquistando pontos preciosos na luta contra o descenso. E as maiores vítimas do “Dragão” tem sido os “Quatro Maiores”.

A equipe conquistou 53% dos seus pontos contra os grandes clubes paulistas, após vencer o São Paulo em casa por 4 x 3, em um jogo épico e arrancar dois empates fora de casa contra Corinthians, 1 x 1, e Santos, por 2 x 2. O time encerrou a série invicta contra os “Quatro Maiores”, no primeiro turno, com uma vitória por 2 x 1 contra o Palmeiras no estádio Serra Dourada, em Goiânia, superado a artilharia pesada de Hernán Barcos, que voltou a marcar pelo verdão, e brecou a reação do alviverde.

Nem o xará Atlético-MG, líder isolado do campeonato com 82% de aproveitamento, conseguiu repetir o feito dos goianos, já que sua única derrota no Brasileirão foi para o São Paulo. O galo inclusive é mais um que perdeu pontos para o homônimo.
O triunfo de hoje valeu “seis pontos”, já que o Palmeiras é um adversário direto do Atlético-GO na luta contra o rebaixamento.

Clássico

O clássico entre Santos x Corinthians, disputado na Vila Belmiro, foi muito movimentado, com cinco gols, lances polêmicos, e mais uma vitoria do peixe por 3 x 2.

Foi o primeiro encontro dos rivais após a disputa das semifinais da Taça Libertadores da América, conquistada pelo timão, e o alvinegro praiano contou com a individualidade de Neymar, que voltou a ter uma boa exibição, e com o oportunismo de André, autor de dois gols, um deles irregular, para conquistar a sua segunda vitória consecutiva. O peixe aos poucos volta a mostrar um bom futebol.

Pelo Corinthians, Danilo, artilheiro do time no campeonato, voltou a marcar, chegando ao seu 5º gol, mas foi substituído no segundo tempo pelo argentino Martinez, que também deixou a sua marca, fazendo um golaço, mas não evitou a derrota do timão.
Alívio

No sábado o São Paulo venceu a Ponte Preta por 3 x 0, no estádio do Morumbi, quebrando uma sequência de três derrotas seguidas e deu esperanças ao torcedor tricolor para o restante da temporada.

O destaque foi o retorno do meia Lucas, que desfalcou a equipe em 10 partidas enquanto servia a seleção olímpica, em seu primeiro jogo pelo tricolor após a confirmação de sua venda para o Paris Saint-Germain da França. O camisa 7 fez uma bela partida, dando mais alternativas para o setor ofensivo do time, e deixou a sua marca.

Rogério Ceni, que falhou no meio de semana contra o Náutico, também fez o seu, cobrando pênalti.

Copa Sul-Americana

O Campeonato Brasileiro faz uma pausa no meio da semana, e o tricolor volta às suas atenções para a Copa Sul-Americana, onde receberá o Bahia, no estádio do Morumbi, na próxima terça-feira, às 21h15, podendo perder por até um gol de diferença para avançar às oitavas de final.

Com uma boa vantagem no placar e diante de um adversário fraco, e preocupado com a zona da degola no Brasileirão, o São Paulo é favorito e deve confirmar a sua classificação.

Na quarta-feira, às 22h00, o Palmeiras visitará o Botafogo, no estádio do Engenhão, e também poderá perder por até um gol de diferença para se classificar à próxima fase do torneio continental.

Pensando no Campeonato Brasileiro, onde está próximo ao Z4, e no desgaste de alguns atletas, Felipão pode mandar à campo um time misto, jogando com o regulamento para obter mais um triunfo em mata-matas. O verdão é o favorito.