ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Alemanha, Bélgica e Suiça se garantem na Copa do Mundo 2014.

Mais três seleções europeias se garantiram nesta sexta-feira, Inglaterra e Bósnia quase lá.

Por Paulo Edson Delazari
Alemães comemoram gol que garantiu vaga na Copa. (Foto: Getty)

Alemães comemoram gol que garantiu vaga na Copa. (Foto: Getty)

Em dia de jogos das eliminatórias européias para a Copa do Mundo de 2014 no Brasil, algumas seleções garantiram o carimbro rumo a América do Sul, foram elas: Alemanha, Bélgica e Suíça. A seleção belga garantiu o seu espaço com dois gol de Lukato ex-jogador do Chelsea preterido por Mourinho.

A Alemanha só dependia dela para se confirmar na Copa do Mundo e a condição de cabeça de chave e cumpriu a sua tarefa sem sustos. Os tricampeões mundiais receberam a Irlanda no Rhein Energie Stadion, em Colônia, e triunfaram por 3 a 0. Khedira, Schurrle e Ozil fizeram os gols da partida.

A Suíça estará no Brasil em 2014, a equipe venceu a Albânia fora de casa por 2 a 1 e se garantiu na décima Copa do Mundo de sua história. O único gol do jogo foi marcado por Shaqiri jogador do Bayer de Munique.

Shaqri fez o gol da vitória suíça. (Foto: Getty)

Shaqri fez o gol da vitória suíça. (Foto: Getty)

Com o resultado, a Suíça foi a 21 pontos e não pode ser mais alcançada por mais nenhuma de suas rivais no grupo E das eliminatórias – Islândia e Eslovênia ainda mantinham esperança de se classificarem diretamente.

As duas seleções, aliás, brigarão por uma vaga na repescagem na próxima rodada. Os islandeses têm 16 pontos e só precisam vencer a Noruega fora de casa. Já a Eslovênia precisa torcer por um tropeço da Islãndia e vencer seu jogo contra a Suíça.

Com o triunfo, os germânicos chegam a 25 pontos e não podem mais ser alcançados no grupo C das eliminatórias da Copa do Mundo de 2014. Além disso, a Alemanha, atual terceira colocada do ranking da Fifa, continuará entre os sete primeiros até a lista de 17 de outubro que definirá sete cabeças de chave do Mundial – o outro é o Brasil.

O triunfo ainda faz os alemães terem a mesma pontuação de Holanda e Bélgica, que também brigam pela marca simbólica de melhor campanha nas eliminatórias europeias. De quebra, os germânicos completaram uma sequência de oito partidas marcando ao menos três gols por jogo.

Pela última rodada do grupo C, a Alemanha enfrentará a Suécia – que garantiu vaga na repescagem após vencer a Áustria por 2 a 1 -, fora de casa, na terça-feira, às 15h45 (de Brasília).

Ingleses garantiram pelo menos a repescagem e lideram grupo. (Foto: Getty)

Ingleses garantiram pelo menos a repescagem e lideram grupo. (Foto: Getty)

A Inglaterra goleou Montenegro por 4 a 1, em Wembley, e garantiu, na pior das hipóteses, uma vaga na repescagem das Eliminatórias europeias para a Copa do Mundo-2014. Rooney, Boskovic (contra), o estreante Townsend e Sturridge, de pênalti, marcaram os gols dos mandantes. Demjanovic descontou.

O English Team lidera o grupo H, com 19 pontos, seguido de perto pela Ucrânia, que venceu a Polônia por 1 a 0 e chegou a 18. Yarmolenko marcou o gol do jogo.

A Bósnia & Herzegovina está muito próxima de conseguir a classificação para a primeira Copa do Mundo de sua história. A equipe recebeu Liechtenstein e goleou por 4 a 1. O resultado deixa os bósnios com 22 pontos, na liderança do Grupo G das eliminatórias europeias empatado com a Grécia , mas com um saldo bem maior.