ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Barcelona perde para Real Sociedad e a Espanha agradece

Enfim, o líder perde, não há mais invictos no Espanhol e Real Madrid se recupera em grande estilo

Por Mauricio Bonato

A 20ª rodada do Campeonato Espanhol marcou o começo do 2º turno e trouxe uma surpresa, pra muito agradável: a Real Sociedad, jogando em seus domínios, bateu de virada o poderoso Barcelona que estava ganhando por 2×0 e derrubou o único invicto da competição até agora. O jogo foi todo do Barcelona, que no primeiro tempo, aproveitou 2 de muitas chances, Messi após perder um gol feito, fez o primeiro do jogo e Pedro fez o segundo do Barça, parecia que seria mais um dia de festa. Antes do fim da primeira etapa, o uruguaio Chori Castro diminuiu o placar, na volta para o segundo tempo, bem no começo, o zagueiro Gerard Piqué, marido da cantora Shakira (e que será pai nessa semana) fez falta dura marando um contra-ataque, como já tinha cartão amarelo, foi expulso. Tito Vilanova tentou consertar a defesa e colocou em campo o argentino Javier Mascherano, que por infelicidade (tem coisas que sempre acontecem com ele) desviou um chute de Chori Castro (a bola estava na direção do goleiro Victor Valdés que provavelmente faria a defesa) e o Barça levou o empate.

Messi lamenta primeira derrota do Barça no espanhol (Foto: AFP)

No fim da partida, pressão total dos bascos que nos acréscimos, em jogada pela direita, após o cruzamento para a área, o bom centro-avante Imanol Agirretxe não perdoou e a Real Sociedad conseguiu o que ninguém havia conseguido até então: bater o líder Barcelona. Claro que é sempre ruim perder, ainda mais para um time como o Barcelona, mas, a vantagem na liderança ainda é muito grande, são 08 pontos à frente do segundo colocado, Atlético de Madrid e 15 em relação ao grande rival, Real Madrid, a situação é bem confortável, mas a luz amarela acendeu para os culés.

Falando em Real Madrid, uma apresentação de gala marcou a ida até o Mestalla no jogo contra o Valencia, um verdadeiro “rolo-compressor” no 1º tempo, foi de assustar: 5×0 nos 45 minutos iniciais, poderia ser 7 ou até 8 (o alemão Khedira perdeu 2 gols feitos e Higuáin perdeu 1), no 2º tempo, os merengues “tiraram o pé” e se contentaram com a goleada que ficou barata para o Valencia, que agora, vai na próxima quarta, contra o mesmo Real Madrid e no mesmo Mestalla, tentar tirar a diferença madrileña de 2×0 na Copa do rey, missão difícil e ainda mais com o time desmoralizado dessa maneira, nem o mais fanático torcedor chê acredita nessa “remontada” como se diz na Espanha. Para o real Cristiano Ronaldo e Di Maria marcaram 2 vezes e Higuáin fez 1 gol. O brasileiro Kaká preterido pelo Real, estava com tudo praticamente certo para voltar ao Milan por empréstimo, mas problemas tributários, ou melhor, impostos, fizeram com que o Milan, momentaneamente, desista do negócio, ruim para o brasileiro, pro Milan e pro Real Madrid.

O Atlético de Madrid fez a lição de casa e bateu o Levante por 2×0, com gols de Adrián López e Koke, se mantém firme na segunda posição seguindo 07 pontos à frente do Real e ficando a 08 pontos do líder Barcelona. Falcão García saiu machucado com suspeita de lesão muscular, obviamente preocupou ao técnico Diego Simeone, mas em exames feitos na manhã desta segunda-feira nada de grave foi constatado e ele estará à disposição do técnico para o confronto contra o betis pela Copa do Rey nesse meio de semana, foi 2×0 pros colchoneros no primeiro confronto em Madrid. só pra completar, pela Copa do Rey, Zaragoza e Sevilla empataram por 0x0 em Aragón e a volta é na Andaluzia nesse meio de semana, o outro confronto traz Barcelona e Málaga, no primeiro jogo na Catalunha deu empate por 2×2, ruim para o braça porque levou 2 gols em casa (na Copa do Rey o gol fora de casa “vale mais”, é o “gol qualificado”, ao Barça resta vencer ou empatar com mais de 2 gols, ao Málaga, empates por 0x0 e 1×1 são suficentes, claro que uma vitória também serve e muito. Málaga, que na rodada apenas empatou em casa com o Celta por 1×1 mas que nesta segunda teve uma grande notícia: o zagueiro uruguaio Diego Lugano, pretendido por grandes clubes brasileiros e que pertence ao Paris Saint Germain da França, onde não era aproveitado, acertou seu empréstimo por 6 meses ao time andaluz e poderá jogar a UEFA Champions League pelo Málaga no confronto contra o Porto de Portugal.

Di Maria comemora seu gol e mais uma vitória do Real Madrid no espanhol (Foto: Reuters)

A rodada marcou a recuperação e de virada, do Espanyol em casa contra o Mallorca, 3×2, os catalães sobem e os baleares descem até a zona do rebaixamento e o técnico Joaquin Caparrós cada vez mais é contestado; o Granada bateu o Rayo Vallecano em casa por 2×0; o Getafe segurou o Sevilla em casa, placar de 1×1, os andaluzes que saíram na frente e estrearam o técnico basco Unay Emery; o Ossasuna bateu o Deportivo La Coruña, que estreou Paulo Assunção no time, por 2×1 em Pamplona e ente=regou a lanterna nas mãos dos galegos; o Valladolid não perdoou o Zaragoza: 2×0 no Nuevo José Jorilla e o Betis, jogando em casa, após um começo de jogo fulminante quando fez 1×0 no primeiro minuto cobrança de pênalti de Rubén Castro, cedeu o empate ao Athletic Bilbao de Marcelo Bielsa no fim do primeiro tempo com um belo gol de Aritz Aduriz, detalhe; os dois jogadores, brigam no momento pelo posto de espanhol com mais gols na Liga, há o empate momentâneo em 12 gols pra cada.

Após a rodada 20 do Campeonato Espanhol, a classificação é a seguinte:

1º Barcelona – 55 pts

2º Atlético de Madrid – 47 pts

3º Real Madrid – 40 pts

4º Betis – 35 pts

5º Málaga – 32 pts

6º Rayo Vallecano – 31 pts

7º Levante – 30 pts

8º Valencia – 30 pts

9º Real Sociedad – 29 pts

10º Valladolid – 28 pts

11º Getafe – 26 pts

12º Sevilla – 23 pts

13º Zaragoza – 22 pts

14º Athletic Bilbao – 22 pts

15º Espanyol – 21 pts

16º Granada – 20 pts

17º Celta – 19 pts

18º Osasuna – 18 pts

19º Mallorca – 17 pts

20º Deportivo – 16 pts

A próxima rodada, 21ª, da Liga das Estrelas traz os seguintes confrontos:

26/01 – sábado:

Celta x Real Sociedad – Balaídos – Vigo

Levante x Valladolid – Ciutat de Valencia – Valencia

Zaragoza x Espanyol – La Romareda – Zaragoza

Deportivo x Valencia – Riazor – La Coruña

27/01 – domingo:

Real Madrid x Getafe – Santiago Bernabéu – Madrid

Rayo Vallecano x Betis – Municipal de Vallecas – Madrid

Barcelona x Osasuna – Camp Nou – Barcelona

Athletic Bilbao x Atlético de Madrid – San Mamés – Bilbao

Malorca x Málaga – Iberostar – Palma de Mallorca

28/01 – segunda-feira:

Sevilla x Granada – Ramón Sánchez Pizjuán – Sevilla