ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Barcelona centenário e Deportivo Rebaixado

A crise foi determinante para o Deportivo que não suportou a pressão e sucumbiu no espanhol.

Por Mauricio Bonato
Abidal despedida do barça Manu Fernandez AP

Abidal em dua despedida do Barça após 6 anos de clube. (Foto: Manu Fernandez AP)

A última rodada do Espanhol 12/13 reservava poucas emoções, principalmente na ponta da tabela, mas ainda havia disputa pela última vaga na próxima temporada na UEFA Champions League da próxima temporada e algumas vagas eram disputadas para a próxima Liga Europa.

Pois bem, o Barcelona, mais uma vez foi o destaque, chegando à marca dos 100 pontos (igualando a temporada passada do Real Madrid) e 115 gols (marcas que estabeleceram a melhor temporada do Barcelona em todos os tempos na Liga das Estrelas), após a vitória sobre o Málaga no Camp nou, jogo que foi decidido em 16 minutos, com o Barça abrindo 3×0 com gols de Villa, Fábregas e Montoya; no segundo tempo, Iniesta fez um golaço e o chileno Morales diminuiu para os andaluzes.

A partida marcou a despedida oficial do francês Eric Abidal que sofreu com problemas graves de saúde nas últimas temporadas, na sexta-feira o clube catalão anunciou que de comum acordo com o jogador, o contrato que termina em junho próximo não seria renovado. Após a partida, numa cerimônia simples, o clube e jogadores homenagearam o francês aposentando a camisa 22 (assim como fazem as equipes da NBA) usada por ele durante os 6 anos que defendeu o clube azul/grená; uma homenagem merecida para um grande campeão.

Mas o grande destaque no Camp Nou ficará por conta da apresentação do brasileiro Neymar Júnior que será apresentado à torcida na próxima segunda-feira às 13h (horário de Brasília), Neymar assinará contrato, fará os exames médicos e fará inúmeras fotos em Barcelona, o craque já é o terceiro em vendas de camisas no clube, mesmo sem ter um número fixo, provavelmente usará a camisa 11, utilizada por ele em no Santos FC e também na Seleção Brasileira (Neymar jogará a Copa das Confederações pelo Brasil e após o amistoso neste domingo contra a Inglaterra na reabertura do Maracanã o jogador viaja para a Cataluña); para a apresentação de Neymar, esperam-se mais de 70 mil torcedores no Camp Nou, há quem diga que pode-se chegar à marca de lotação máxima no estádio (98 mil pessoas), o que seria a maior apresentação de todos os tempos no Barcelona.

Jogadores Real Madrid comemoram gol vitória Osasuna Kiko Huesca EFE

Jogadores Real Madrid comemoram gol vitória sobre o Osasuna. (Foto: Kiko Huesca EFE)

O Real Madrid jogando em casa não perdoou o Osasuna e venceu por 4×2, após a partida o franco-argentino Gonzalo Higuaín afirmou que sairá do clube na próxima temporada, mesma situação do polêmico Jose Mourinho que deixou a equipe e assinou com o Chelsea da Inglaterra, o real agora procura um novo treinador e busca reforços pelo mundo.

O Atlético de Madrid venceu o Zaragoza fora de casa por 3×1 e decretou mais um rebaixamento do rival, Atlético que perdeu o colombiano Falcão García que assinou com o Mônaco (novo rico do futebol mundial), a venda girou em torno dos 60 milhões de euros, para a próxima temporada o clube estuda muitos reforços, um deles já acertado é o brasileiro naturalizado espanhol Léo Baptistão que defendeu o Rayo Vallecano nesta temporada.

Sevilla e Valencia fizeram um jogo espetacular no Ramón Sánchez Pizjuán com direito a “poker” de gols de Álvaro Negredo, foram 04 gols que atrapalharam a vida do Valencia que perdeu a chance de disputar a UEFA Champions League da próxima temporada, a derrota aliada à vitória da Real Sociedad no Riazor afastou o clube “tchê” da maior competição de clubes do mundo, o resultado dos bascos, de quebra, sacramentou mais um rebaixamento do Deportivo La Coruña à segunda divisão, o “Depor”, que decretou falência nesta temporada, era o único dos 4 times ameaçados que dependia apenas de suas forças para não cair, mas perdeu em casa pro 1×0 com gol do francês Griezman, vale lembrar que o Deportivo havia caído há 2 temporadas e voltado à elite do futebol espanhol na temporada passada. Os outros 2 rebaixados jogaram em casa, como já citado o Zaragoza que perdeu para o Atlético e o Mallorca que goleou em casa o Valladolid por 4×2.

O único clube ameaçado pelo rebaixamento comemorou 2 vezes: o Celta venceu em Vigo o Espanyol por 1×0 com gol de Natxo Insa, se livrou da segundona (o Celta voltou à primeira divisão na temporada passada) e de quebra comemorou a queda de seu maior rival o Deportivo La Coruña.

Valeron não conseguiu segurar o choro após rebaixamento do Lacoruña

Valeron não conseguiu segurar o choro após rebaixamento do Lacoruña (Foto: Marca)

Na briga pela Liga Europa, o Betis empatou com o Levante fora de casa por 1×1 e garantiu a vaga. A situação dos espanhóis em relação à Liga Europa é a seguinte: classificados: Valencia, Málaga e Bétis, o Málaga foi punido pela UEFA, no chamado “Fair-Play Financeiro”, instituído pela entidade na última temporada, e deverá ficar de fora da competição europeia que se classificar em 1 das próximas 4 temporadas, mesmo assim, o clube, entrará com o recurso, no dia 04 de junho próximo, no Tribunal Arbitral Esportivo que tem sede na Suíça, afim de se livrar da punição; caso seja punido, abrirá uma vaga na Liga Europa para o 8º colocado do Campeonato Espanhol que foi o Rayo Vallecano, mas a confusão não para por aí: o Rayo, que manda seus jogos no acanhado estádio Municipal de Vallecas em Madrid, perdeu esse direito, conquistado em campo, por conta da precariedade de suas instalações que foram vistoriadas por uma comissão especial da UEFA, impedindo-o de disputar a Liga Europa, neste caso a vaga será herdada pelo 9º colocado do Espanhol, o Sevilla.

Fato é que o imbróglio pode demorar para ser resolvido e ainda não há a definição do terceiro clube espanhol na Liga Europa 13/14. O Rayo Vallecano por sua vez, em campo, encerrou a temporada empatando em casa por 2×2 com o Athletic Bilbao do técnico argentino Marcelo Bielsa. O Getafe que ainda tinha chances de terminar na nona posição, foi à Granada e perdeu por 2×0 para o time da casa e terminou no meio da tabela.

Abaixo a confirmação dos resultados da última rodada do espanhol 12/13:

Real Madrid 4 x 2 Osasuna – Santiago Bernabéu – Madrid

Barcelona 4 x 1 Málaga – Camp Nou – Barcelona

Granada 2 x 0 Getafe – Nuevo Los Cármenes – Granada

Sevilla 4 x 3 Valencia – Ramón Sánchez Pizjuán – Sevilla

Deportivo 0 x 1 Real Sociedad – Riazor – La Coruña

Celta 1 x 0 Espanyol  – Balaídos – Vigo

Mallorca 4 x 2 Valladolid  – Iberostar – Palma de Mallorca

Zaragoza 1 x 3 Atlético de Madrid – La Romareda – Zaragoza

Levante 1 x 1 Betis – Ciutat de Valencia – Valencia

Rayo Vallecano 2 x 2 Athletic Bilbao – Municipal de Vallecas – Madrid

Após a última rodada, a classificação final do Campeonato Espanhol ficou assim:

1º Barcelona – 100 pts  (Uefa Champions League) – Campeão (22º título)

2º Real Madrid – 85 pts (Uefa Champions League )

3º Atlético de Madrid – 76 pts (Uefa Champions League)

4º Real Sociedad – 66 pts (Pré-Uefa Champions League)

5º Valencia – 65 pts (Liga Europa

6º Málaga – 57 pts (Liga Europa)

7º Betis – 56 pts (Pré-Liga Europa)

8º Rayo Vallecano – 53 pts

9º Sevilla – 50 pts

10º Getafe – 47 pts

11º Levante – 46 pts

12º Athletic Bilbao – 45 pts

13º Espanyol – 44 pts

14º Valladolid – 43 pts

15º Granada – 42 pts

16º Osasuna – 39 pts

17º Celta – 37 pts

18º Mallorca – 36 pts (Rebaixamento)

19º Deportivo – 35 pts (Rebaixamento)

20º Zaragoza – 34 pts (Rebaixamento)