ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Clássico em Barueri revela contrastes na temporada

Choque-Rei 300 em Barueri pode deixar o São Paulo perto dos lideres e o Palmeiras pra fora do Z-4

Por Mauricio Bonato

Luís Fabiano retorna à equipe depois de suspensão (Luiz Pires/VIPCOMM)

A Arena Barueri é o palco, neste domingo, do clássico 300 entre Palmeiras e São Paulo válido pela nona rodada do Brasileirão. Em números gerais, o time do Morumbi leva vantagem: em 299 jogos, são 103 vitórias tricolores, 99 empates e 97 vitórias do alviverde. Quando se pensa apenas em Campeonatos Brasileiros, a vantagem é do time de Parque Antárctica com 17 vitórias em 50 partidas, 24 empates e 09 vitórias do São Paulo.

O interessante além dos números é que as equipes vivem momentos diferentes e antagônicos no campeonato e na temporada. O Palmeiras vem de um título esperado há 12 anos, é o Campeão da Copa do Brasil e por ter priorizado a competição, está sofrendo no Campeonato Brasileiro e precisa reagir, pra deixar de vez a zona do rebaixamento e uma vitória no clássico é fundamental, por outro lado, o São Paulo é o único grande do Estado que não foi campeão no ano e a pressão, que já era grande, aumentou com as conquistas da Libertadores pelo Corinthians, Paulista pelo Santos e o recente êxito palmeirense na Copa do Brasil, mas uma vitória no clássico pode colocar o São Paulo novamente no G4.

O técnico Luiz Felipe Scolari disse que deixaria o comando do Palmeiras vencendo ou perdendo o confronto com o Coritiba, mas agora, parece que mudou de ideia e já admite renovar o contrato que termina no fim da temporada, ainda não deu certeza de seu futuro, mas admite pensar em comandar a equipe na Libertadores de 2013. No tricolor, a novidade é a estreia de Ney Franco que estava nas divisões de base da Seleção Brasileira, o técnico recém chegado ao clube, trabalhou nessa semana buscando um melhor acerto da equipe e tentando impor rapidamente seu estilo ao grupo de jogadores.

Barcos deve ser a novidade no clássico (Foto: Tom Dib)

O alviverde vive a ressaca da conquista no meio de semana e é claro que a dificuldade em estar focado e com o time “inteiro” é o maior problema do time que no momento soma apenas 05 pontos em 08 jogos, com 01 vitória, 02 empates e 05 derrotas. O São Paulo é o quinto colocado com 15 pontos, 05 vitórias e 03 derrotas em 08 jogos.

O Palmeiras, mandante em Barueri, não contará com Marcos Assunção no clássico, o volante que é o principal jogador do time, está gripado, o São Paulo terá o zagueiro Rafael Tolói, contratado do Goiás, estreando e formando a zaga com Rhodolfo que volta de contusão.