ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Com time limitado, São Paulo apenas empata em casa

Tricolor esbarra na boa marcação chilena e se complica na Sul-Americana.

Por Vladimir da Costa

O São Paulo, atual campeão da Copa Sul-Americana recebeu o Universidad Católica no Morumbi, em busca, de garantir atrás, para depois fazer os gols e vencer. Não conseguiu.

Apesar ede ter dominado quase toda a primeira etapa, com boas chegadas dos laterais, com Ganso, que  novamente destoou, positivamente, dos demais, armando bem o meio, o time criava, mas não surpreendeeu o adversário. O centésimo gol marcado por Luis Fabiano, em partidas disputadas no Morumbi parecia um sinal que a noite seria diferente, mas não foi o que aconteceu. O time não finalizava e com isso o time visitante foi gostando do jogo até chegar ao empate, no final do primeiro tempo

Luis Fabiano comemora seu centésimo gol marcado no morumbi no empate contra a Universidade Católica Rodrigo Capote

Luis Fabiano comemora seu centésimo gol marcado no morumbi no empate contra a Universidade Católica. (Foto: Rodrigo Capote/UOL)

No segundo tempo o time não produziu quase nada, as mudanças não fizeram efeito e com isso, o time perdeu o ímpeto e não criou nenhuma chance clara de gol. Final, empate amargo em casa.

Primeiro tempo

Com um público pequeno numa fria noite na capital paulista, o tricolor começou a partida levando um susto. Mirosevic recebeu a bola na intermediária e de primeira, bateu firme, Rogério acompanhou a bola que passou com perigo. O São Paulo respondeu no minuto seguinte com Douglas, que bateu colocado de dentro da área, mas a bola também passou perto do gol.

A partida seguia disputada, com muita disposição das duas equipes, com muito ganha e perde no meio campo. O tricolor forçava as jogadas mais pela esquerda, com Aloisio e Ganso. Aos poucos o São Paulo ia dominando o meio campo. Marcando sob pressão, não dava chances para a Universidad ficar com a bola e construir jogadas de perigo.

E depois de uma bela trama no ataque tricolor, a bola passou por Aloisio, que tocou para Ganso, que achou o espaço certo para tocar para Luis Fabiano receber, olhar para o gol e bater de primeira, a bola ainda tocou no travessão antes de balançar as redes do time chileno. 100º gol do Fabuloso no Morumbi.

Luís Fabiano briga pela bola durante confronto Rodrigo CapoteUOL

Luís Fabiano briga pela bola durante confronto no Morumbi. O atacante pouco participou do jogo na segunda etapa. (Foto: Rodrigo Capote/UOL)

O gol elevou a moral dos jogadores que passaram a pressionar em busca do segundo. A Católica não conseguia chegar perto do gol do Rogério. Aos 25 minutos, Paulo Miranda chegou na linha de fundo e cruzou, Luis Fabiano se antecipou a zaga e cabeceou bem perto do gol.

O São Paulo parecia ter achado o caminho das pedras. Pela direita, saiam as principais jogadas de gols do ataque tricolor. Douglas e Paulo Miranda passaram a apoiar mais e por ali as jogadas de ataque aconteciam, mas faltava a finalização. Ganso fazia um ótimo primeiro tempo, assim como o lateral Paulo Miranda, que ganhava na zaga e conseguia apoiar o ataque da equipe.

A no momento que o São Paulo era melhor, a Católica empatou. Aos 40 minutos, depois de uma jogada pela esquerda da defesa são-paulina, a bola foi cruzada na área, a zaga não conseguiu tirar, e Castillo bateu para empatar o jogo. Um castigo para os donos da casa que dominavam a partida até então, mas faltou qualidade para ampliar o placar.

 

Segundo tempo

Assim como no primeiro tempo, o tricolor começou a etapa complementar melhor, mas sem arriscar as finalizações. Vendo que o time criava, mas não chutava a gol. Muricy resolveu sacar Douglas e botar Jadson em seu lugar aos 11 minutos.

O jogo ficou equilibrado, apesar da maior posse de bola, o Universidad quando atacava era veloz e arriscava mais, fazendo com que os laterais do São Paulo atacassem menos.

Ganso novamente foi o destaque do time com boa movimentação no meio Rodrigo CapoteUOL

Ganso novamente foi o destaque do time com boa movimentação no meio. (Foto: Rodrigo Capote/UOL)

Aos 21 minutos, a primeira boa finalização de fora da área dos donos da casa. Ganso recebeu próximo na meia lua e bateu de esquerda. A bola passou perto do gol.

O ataque tricolor seguia esforçado, lutando, mas só. A bola quando chegava logo era recuperada pelos zagueiros adversários. Sem criatividade, a bola rondava a área do Universidad, mas não assustava o goleiro não teve muito trabalho.

O tempo ia passando, a torcida ia ficando impaciente e o São Paulo não conseguia atacar. O jogo ficou equilibrado no meio de campo, mas sem ser emocionante no ataque.

A partida de volta será na capital chilena no próximo mês, no dia 23. O tricolor precisa vencer a partida, ou empatar por dois gols ou mais para avançar as quartas de finais.