ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Com Valdivia inspirado, Palmeiras derrota o Avaí de virada

Em jogo tenso verdão fica duas vezes atrás no placar, mas gringos marcam e comandam a reação fora de casa

Por Anderson Marinho
Valdivia e Mendieta atuaram juntos no meio de campo do verdão. Foto: Fernando Alves / Agência Lance

Valdivia e Mendieta atuaram juntos no meio de campo do verdão. Foto: Fernando Alves / Agência Lance

O Palmeiras visitou o Avaí, no estádio da Ressacada, em Florianópolis em partida válida pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro Série B 2013 e conquistou mais um triunfo na luta pelo retorno a elite do futebol brasileiro, vencendo por 4 a 2,  de virada, com  gols marcados por Valdivia, Mendieta, Vinicius e Eguren.  Márcio Diogo e Luciano marcaram para o time catarinense.

Com o resultado o verdão chegou aos 52 pontos, seis a mais que a vice-líder Chapecoense, e agora depende de apenas mais quatro vitórias para garantir matematicamente o acesso a Série A do brasileirão. Já o Avaí permanece com 34 pontos, na nona colocação, há sete do Joinville, quarto colocado com 41, último time que estaria garantindo o acesso.

O jogo

Como já havia acontecido em outras ocasiões nesta Série B, como contra Paysandu e Améria-MG por exemplo, o duelo foi marcado por uma péssima  atuação  da arbitragem , comandada pelo árbitro  Felipe Gomes da Silva (PR), nos aspectos técnico e disciplinar, favorecendo jogadas desleais e lances polêmicos .

Com a bola rolando o Palmeiras tinha uma posse de bola superior ao adversário, mas encontrava dificuldades para superar o bloqueio defensivo e a marcação pesada dos catarinenses, enervando os ânimos em campo.

Márcio Diogo abriu o placar na Ressacada. Foto: Divulgação / Jamira Furlani / Avaí FC

Márcio Diogo abriu o placar na Ressacada. Foto: Divulgação / Jamira Furlani / Avaí FC

Bem postando, e mais calmo, o Avaí se aproveitou de uma bobeira de Wesley na saída de bola, aos 14 minutos, para abrir o marcador. Márcio Diogo recebeu com liberdade na entrada da área e tocou na saída de Fernando Prass, sem chance para o arqueiro alviverde.

Aos 33 minutos, Leandro caiu na área do leão e pediu pênalti, não marcado. O lance gerou um desentendimento entre os atletas, e Eduardo Costa recebeu o cartão amarelo após acertar o atacante palmeirense por trás.

Quatro minutos depois, Juninho fez belo cruzamento e encontrou Valdivia, o chileno tocou de primeira para deixar tudo igual.

Etapa complementar

O Palmeiras retornou melhor para o segundo tempo, logo no primeiro minuto Wendel fez boa jogada pela direita e cruzou na medida para Mendieta, o paraguaio cabeceou por cima. O camisa oito ainda teve mais uma chance minutos depois, em chute de fora da área, mas errou o alvo.

Aos poucos os donos da casa equilibraram as ações e passaram a levar perigo. Aos 22 minutos, Luciano recebeu na intermediária, driblou Vilson e tocou na saída de Fernando Prass para recolocar o Avaí na frente.

Valdivia voltou a ter atuação decisiva diante do Avaí. Foto: Eduardo Valente / Estadao Conteudo

Valdivia voltou a ter atuação decisiva diante do Avaí. Foto: Eduardo Valente / Estadao Conteudo

Entretanto, não deu tempo para comemorar. Aos 26 minutos, Valdivia fez grande jogada pela direita e acionou Mendieta na pequena área, o paraguaio chegou batendo de pé direito para se redimir, deixando tudo igual.

O confronto esquentou novamente, mas Vinícius, aos 36 minutos, avançou com a bola desde o meio de campo e arriscou de fora da área, sem chances para o goleiro Diego, decretando a virada alviverde.

Após reverter o placar o técnico Gilson Kleina promoveu a entrada do volante uruguaio Sebastian Eguren na vaga de Valdivia, melhor jogador do verdão, priorizando a marcação.

Apesar disso, aos 43 Wesley sofreu falta frontal a área catarinense. Na cobrança, o próprio Wesley bateu com perigo, o goleiro Diego desviou e a bola explodiu na trave, no rebote Eguren marcou o quarto gol palmeirense.

O Palmeiras volta à campo agora no próximo sábado, às 16h20, contra o Sport no estádio do Pacaembu. O Avaí encara o Joniville, sexta-feira às 21h50, na Arena Joinville.

FICHA TÉCNICA
AVAÍ 2X4 PALMEIRAS

Local: Ressacada, Florianópolis (SC)
Data-Hora: 17/9/2013 – 21h50 (de Brasília)
Árbitro: Felipe Gomes da Silva (PR)
Auxiliares: Diego Grubba Schitkovski (PR) e Édina Alves Batista (PR)

GOLS: Márcio Diogo, aos 14’/1°T (1-0); Valdivia, aos 37’/1°T (1-1); Luciano, aos 21’/2°T (2-1); Mendieta, aos 24’/2°T (2-2); Vinícius, aos 36’/2°T (2-3) e Eguren, aos 43’/2°T (2-4).
CARTÕES AMARELOS: Wendel, Valdivia, Mendieta e Henrique (Palmeiras); Anderson Uchoa, Eduardo Costa, Marquinhos e Héracles (Avaí)
CARTÕES VERMELHOS:
PÚBLICO E RENDA: Não disponíveis.

AVAÍ: Diego; Ricardinho, Alex Lima, Bruno Maia e Héracles; Eduardo Costa, Anderson Uchôa (Diego Jardel, 36’/2°T), Cleber Santana e Marquinhos; Márcio Diogo (Luciano, 11’/2°T) e Beto (Tauã, 11’/2°T) – Técnico: Hemerson Maria.

PALMEIRAS: Fernando Prass; Wendel, Vilson, Henrique e Juninho; Márcio Araújo, Wesley, Mendieta (Charles, aos 27’/2°T) e Valdivia (Eguren, 40’/2°T); Vinicius e Leandro (Ananias, 18’/2°T)- Técnico: Gilson Kleina.