ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Corinthians atropela o Flamengo no Engenhão

Timão impõe seu estilo de jogo e vence o clássico das Multidões

Por Anderson Marinho

Corinthians x Flamengo disputaram o “Clássico das Multidões”, no estádio do Engenhão, no Rio de Janeiro, válido pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro 2012. Em uma partida marcada pela falta de qualidade técnica do lado rubro-negro e pela eficiência tática da equipe treinada pelo técnico Tite, o Timão conquistou o seu terceiro triunfo na competição e está mais distante da zona de rebaixamento.

O jogo

 

Douglas comemora seu primeiro gol na goleada Corinthiana ( AFP/VANDERLEI ALMEIDA)

O jogo começou morno, com as duas equipes se estudando muito, e nos 15 minutos iniciais surgiram poucas oportunidades de gol. O Corinthians se fechava e apostava no contra-ataque, sem dar espaços para a criação do adversário.

Aos 17 minutos, em jogada pela esquerda, Danilo cruzou e Romarinho cabeceou para baixo, mas Paulo Vitor fez boa defesa.
Três minutos depois, Emerson Sheik cruzou da esquerda, Romarinho bateu de primeira e o arqueiro flamenguista evitou mais uma vez o gol do timão.

Aos 25 minutos, em um lance infeliz, Bottinelli errou a saída de bola e a deixou livre para Douglas, o meia corintiano avançou sem marcação, cara a cara com Paulo Vitor e tocou na saída do goleiro para abrir o marcador. Flamengo 0 x 1 Corinthians.
O argentino tentou se redimir aos 28 minutos, após um lindo drible sobre Chicão, ele foi derrubado na entrada da área. Na cobrança, em jogada ensaiada, rolou para trás, mas Renato Abreu errou a finalização.

O personagem da noite era Douglas, voltando ao time titular do Corinthians após a saída de Alex, ele recebeu mais um presente da defesa rubro-negra. Aos 39 minutos Renato Abreu tentou sair jogando e tocou de calcanhar na entrada da área, o camisa 15 alvinegro chegou batendo de primeira, com o pé direito, sem chances para Paulo Vitor. Flamengo 0 x 2 Corinthians.

Um primeiro tempo decido nos erros do Flamengo, onde o time carioca não conseguiu se encontrar, mesmo com uma posse de bola maior o rubro-negro sofreu com a falta de criatividade no meio de campo e praticamente não levou perigo à meta do goleiro Cássio. Pelo lado do timão a equipe soube se portar, segurando bem o jogo, e aproveitou as falhas para construir o placar favorável.

Etapa Complementar

O Flamengo retornou do intervalo com Adryan na vaga de Bottinelli. Questionado sobre a alteração, o técnico Joel Santana respondeu – “Ou a gente vai tomar de quatro ou a gente empata o jogo”.

A substituição não trouxe o resultado esperado, com o Corinthians bem postado na defesa, o Flamengo seguia sem encontrar espaços para chegar ao gol adversário.

E aos 9 minutos a profecia de Joel começou a se cumprir. Em um contra-ataque corintiano, Romarinho tocou para Danilo, livre no bico esquerdo da grande área flamenguista, ele bateu de primeira com o pé esquerdo, no canto direito de Paulo Vitor, um golaço, o terceiro do timão no Engenhão. Flamengo 0 x 3 Corinthians.

Emerson se prepara para bater o pênalti. O atacante errou a cobrança (Fernando Maia/UOL)

Após o gol, o Corinthians começou a marcar sob pressão, aumentando as dificuldades para o rubro-negro. Na tentativa de furar o bloqueio armado pelo timão, Joel sacou o centro-avante Hernane, quase nulo no jogo, e colocou o meia Mattheus, filho do tetracampeão Bebeto, e avançou Vagner Love para o comando de ataque.

Aos 26 minutos, Airton derrubou Emerson Sheik dentro da grande área. Pênalti para o timão! Na cobrança, o Sheik bateu fraco e Paulo Vitor evitou o que seria o quarto gol do time paulista e derrubou a profecia do “Papai Joel”.

A defesa animou os cariocas que tentaram se soltar no jogo, mas o time sentiu com a falta de qualidade no meio de campo, sem conseguir criar chances claras de gol.

Aos poucos o alvinegro conteve o ímpeto do adversário e manteve o controle da partida até os últimos minutos para conquistar a sua terceira vitória no campeonato.

O Corinthians ocupa provisoriamente a 13ª posição na tabela de classificação do Brasileirão com 11 pontos ganhos. O timão volta à campo no próximo sábado, 21/07/2012, para enfrentar a Portuguesa no estádio do Pacaembu às 21h00 (horário de Brasília) pela 11ª rodada. Já Flamengo com 15 pontos ganhos, ocupa provisoriamente a 10ª posição, vai à Belo Horizonte no próximo domingo, 22/07/2012, encarar o Cruzeiro no estádio Independência.

Ficha técnica

FLAMENGO 0 x 3 CORINTHIANS

Gols
CORINTHIANS:
Douglas, aos 27min do 1º tempo e aos 39min do 1º tempo; e Danilo, aos 9min do 2º tempo

FLAMENGO: Paulo Victor; Léo Moura, Marllon, Arthur Sanches e Magal; Aírton, Botinelli (Adryan), Ibson e Renato; Vagner Love e Hernane (Matheus)
Treinador: Joel Santana

CORINTHIANS: Cássio; Alessandro, Chicão, Paulo Andre e Fábio Santos; Ralf, Paulinho, Danilo e Douglas (Edenilson); Romarinho (Jorge Henrique) e Emerson
Treinador: Tite

Cartões amarelos
Aírton e Chicão

Árbitro
Sandro Meira Ricci
Local
Estádio do Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ)