ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Corinthians mostra mais ânimo e vence Grêmio.

Alvinegro impõe seu ritmo de jogo como já não se via nas últimas três partidas com resultados negativos.

Por Luiz Soares
Danilo teve boa movimentação na primeira etapa. (Foto: Marcos Riboli)

Danilo teve boa movimentação na primeira etapa. (Foto: Marcos Riboli)

Com uma derrota contra o Atlético Mineiro e empates contra Atlético-PR e São Paulo, já rondava um sentimento de preocupação entre a equipe do Corinthians. Com a vitória sobre o Grêmio nessa 10 ª rodada, por 2 a 0, o timão afasta um pouco a preocupação com a parte de baixo da tabela e chega no G8. Conforme o técnico Tite havia mencionado após o último jogo, estar entre os oito primeiros era fundamental para o momento. No início desta 10ª rodada, o time alvinegro somava 11 pontos e ocupava a 11ª colocação. Agora, com a vitória de 2 a 0 sobre o Grêmio o time soma 14.

O destaque do jogo foi o atacante Emerson Sheik, que não deixou a zaga gremista sair de seu campo e arriscava jogadas individuais a todo momento. Paolo Guerrero, também jogou melhor em comparação aos últimos jogos, se mostrou mais participativo e segurava bem no pivô em algumas jogadas. Durante o jogo, Tite fez as mesmas substituições que o jogo anterior, tirou Romarinho, para a entrada de Renato Augusto, Guerrero, para a entrada de Pato e Emerson, que deu lugar a Douglas.

Já a equipe gaúcha, fica na 7ª colocação com 15 pontos, freando um pouco uma possível largada para os quatro primeiros. O destaque do time gremista foi a postura de combate com o time corintiano durante o primeiro tempo e melhor que o time da casa no segundo tempo. Os destaques do Grêmio foram os meias Elano e Riveros. Já os atacantes Barcos e Kléber, pouco tocaram na bola para ter chances de gol. Um fato inusitado do jogo foi uma das substituições de Renato Gaúcho. Após entrar no lugar de Zé Roberto machucado, Guilherme Biteco deu lugar ao atacante Vargas. Barcos também foi substituído, por Lucas Coelho.

Agora, o alvinegro vai para Florianópolis, onde enfrenta o Criciúma no domingo. O Grêmio tem seu clássico regional contra o Internacional.

O jogo

Emerson abriu o placar para o Corinthians. (Foto: Marcos Ribolli)

Emerson abriu o placar para o Corinthians. (Foto: Marcos Ribolli)

Durante os 15 minutos iniciais, o jogo foi bem truncado. Ambos os times não davam espaço para o adversário e o jogo ficou praticamente entre troca de passes e roubadas de bola dos dois times. Com o passar do tempo, por volta da metade do primeiro tempo, o Corinthians conseguiu avançar a marcação e encurralou o Grêmio em sem próprio campo. Com a saída do meia Zé Roberto, com dores na coxa, Renato Gaúcho chamou Guilherme Biteco, mas o time gaúcho não conseguiu mais sair de seu campo. Tanto que sua maior chance acontecer após um escanteio aos 33 minutos do primeiro tempo, mas o time paulista arrancava com bons contra-ataques, em outro lances do Grêmio, o que fez o time visitante se preocupar novamente.

Foi assim que, aos 34 minutos, após rebote dado pelo goleiro Dida, em chute de Guerrero, o atacante Emerson Sheik, em posição de impedimento, marcou o gol corintiano. Até o fim do primeira etapa o jogo voltou como estava antes, mas com uma leve agressividade mais avançada pela equipe da casa.

No segundo tempo o Grêmio voltou melhor. Aos 14 minutos Riveros acertou uma cabeçada na trave após um escanteio. Logo após esse lance, em contra ataque, Guerrero correu meio campo sozinho, driblou um zagueiro, mas na saída do goleiro Dida chutou para fora. Logo em seguida, outro lance perigoso de Guerrero, mas impedido a jogada foi paralisada. No início da segunda etapa foi só isso que o Corinthians fez. Logo, o time gaúcho retomou o domínio do jogo, focando nos lances aéreos e boas jogadas de escanteios bem batidos por Elano.

O Grêmio estava melhor até os 26 minutos do segundo tempo, mas sem muita efetividade. Quando o técnico Tite substituiu o atacante Guerrero por Alexandre Pato Com isso, aos 35 minutos após cobrança de escanteio, Paulo André cabeceia, a bola desvia em Alex Telles, encobre Dida e entra, Pato ainda empurrou a bola um pouco mais, mas ela já havia entrado. Mesmo assim, a arbitragem anotou o gol para Pato.

Com esse gol, o Corinthians praticamente minou as chances do Grêmio e com a substituição de Emerson por Douglas, o Corinthians segurou um pouco mais o jogo e o time gremista não conseguiu mais agredir o time da casa.

Ficha Técnica

Campeonato Brasileiro 2013 – 10ª rodada

Árbitro: Alício Pena Júnior (MG)

Data: 31/07/2013 – 21h50

Assistentes: Marcio Eustáquio S Santiago e Dibert Pedrosa Moisés (MG)

Local: Pacaembu

Público presente: 23.849 pessoas

Renda R$ 737.112,50

Corinthians: Cássio; Edenílson, Gil, Paulo André e Igor; Ralf e Guilherme; Romarinho (Renato Augusto), Danilo e Emerson Sheik (Douglas); Guerrero (Pato).

Grêmio: Dida; Pará, Werley, Bressan e Alex Telles; Adriano, Elano, Riveros e Zé Roberto (Guilherme Biteco – Vargas); Barcos (Lucas Coelho) e Kléber.