ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Corinthians vence a Portuguesa na estreia do Paulistão 2014

Com gols de Romarinho e Guilherme, timão bate a lusa no Canindé.

Por Vladimir da Costa

O Corinthians estreou no Paulistão de maneira satisfatória, ao menos na parte ofensiva. O pior ataque do brasileiro de 2013, se redimiu e começou a ano melhor do que terminou o anterior. A equipe, que já teve um clássico logo na primeira rodada, tratou de mostrar sua força e venceu a Portuguesa, neste domingo, no Canindé por fez 2 a 1 com gols de Romarinho (que não fazia gol havia 140 dias) e Guilherme.

Romarinho marca o primeiro gol do timão em 2014 contra a Portuguesa Junior LagoUOL

Romarinho marca o primeiro gol do timão em 2014 contra a Portuguesa. (Foto: Junior Lago/UOL)

O Timão manteve a base do ano passado, e apenas reforçou algumas posições que precisava, totalmente diferente da Lusa, que trocou praticamente o time inteiro de um ano para outro. Mesmo assim, os donos da casa demosntraram muita garra. Foi inferior ao Corinthians na maior parte do jogo, mas não desistiu. Sem se inibir, partiu para o ataque e tentou o empate até o último minuto.

O jogo

Diferente do que se viu em praticamente todo o semestre passado, o Corinthians parece ter perdido a passividade. Com Mano Menezes no banco, a equipe foi para cima da Portuguesa. Mas as primeiras melhores chances do jogo foram da Lusa. Todas elas com Henrique.

O meio campo estava cheio, com muitos volantes e jogadores de marcação, o Timão apostou nas jogadas pelas laterais. Deu certo. Foram dois gols de cabeça. O primeiro foi de Romarinho, após cruzamento de Uendel da esquerda. E o segundo foi de Guilherme, depois de bola enviada por Edenílson da direita.

O volante Guilherme teve atuação de destaque na partida. (Foto: Junior Lago/UOL)

O volante Guilherme teve atuação de destaque na partida. (Foto: Junior Lago/UOL)

Romarinho estava em tarde inspirada. Fez a jogada mais bonita da partida. O atacante deu um elástico e passou a bola embaixo das pernas de Renan. Já nos acréscimos do primeiro tempo, Henrique, enfim, teve uma chance que deu certo. Depois de cruzamento de Leandro, ele bateu prensado com Gil e diminuiu para a Portuguesa.

Por outro lado, a Portuguesa, com mais dificuldades por estar completamente reformulada, também insistiu no ataque. Só não chegou ao empate aos 26 minutos, porque Walter evitou. O goleiro do Timão defendeu dois chutes à queima-roupa. Um de Wanderson e outro de Carlos Alberto.

O Corinthians colocou Sheik, Alexandre Pato no segundo tempo, mas não mudou o panorama da partida. O Corinthians comandava o meio, mas quem criava mais chances era a Lusa, que não qualidade técnica para empatar a partida.

Com as mudanças, o Corinthians, melhorou no jogo. E no segundo tempo chegou a acertar uma bola na trave, com Uendel, e teve ótima chance em chute de fora da área de Guilherme – Gledson defendeu. Nem mesmo depois das entradas de Sheik e Pato, o Timão conseguiu ampliar. Por fim, bastaram dois gols para vencer.

FICHA TÉCNICA
PORTUGUESA X CORINTHIANS

Local: Canindé, São Paulo
Data: 19/01/2014
Árbitro: Guilherme Ceretta de Lima
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse e Miguel Cataneo Ribeiro da Costa
Gols: Romarinho e Guilherme (Corinthians) / Henrique (Portuguesa)
Cartões amarelos: Bryan (Portuguesa)
Cartões vermelhos:

PORTUGUESA:
Gledson, Regis, Diego Augusto, Valdomiro e Bryan; Renan, Diego Silva (Bruninho), Carlos Alberto (Jean Mota) e Wanderson; Leandro (Caio) e Henrique
Técnico: Guto Ferreira

CORINTHIANS:
Walter, Edenílson, Gil, Paulo André e Uendel; Ralf, Guilherme, Romarinho (Emerson Sheik), Rodriguinho (Douglas) e Danilo; Guerrero (Alexandre Pato)
Técnico: Mano Menezes.