ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Corinthians vence fora e volta a subir na tabela

Timão bate coxa por 1 a 0 e afasta de vez qualquer chance de rebaixamento no campeonato brasileiro

Por Vladimir da Costa

O rei dos empates reforçou nesta quarta-feira que é time de serie A do Campeonato Brasileiro. Jogando fora de casa e depois de ter empatado quase um turno inteiro, o Corinthians que não encanta faz algum tempo, jogou com a eficiência pragmática de sempre e garantiu três pontos que colocam o time numa parte da tabela, que apesar de não lutar por mais nada, afasta de vez o risco do rebaixamento. O Timão venceu o Coritiba por 1 a 0, no estádio Couto Pereira com o gol do volante Guilherme fez a equipe “apenas” cumprir tabela nas últimas rodadas que restam, muito diferente dos curitibanos.

Ao melhor estilo Corinthians, a equipe paulista sofreu para segurar o resultado. Jogou por uma bola, e a encontrou, em jogada rápida de Romarinho, que passou para Guilherme dar a vitória ao Alvinegro. Restava ao coxa acreditar que Alex resolveria tudo, como não era tênis, o meia não conseguiu ajudar sozinho sua equipe a conquistar nenhum ponto jogando em casa.

Emerson domina a bola durante duelo contra o Coritiba (Foto: GIULIANO GOMES/ESTADÃO CONTEÚDO0

Emerson domina a bola durante duelo contra o Coritiba (Foto: GIULIANO GOMES/ESTADÃO CONTEÚDO)

A partida

Jogando em casa e com um dos piores ataques da competição o Corinthians surpreendeu nos dez primeiros minutos. Com mais força ofensiva, mostrou iniciativa e foi para cima do Coritiba. Alexandre Pato e Emerson Sheik arriscaram chutes de fora da área, bem defendidos por Vanderlei. Apesar de ficar boa parte do primeiro tempo no campo ofensivo, o Corinthians não conseguia agredir o coxa como queira e o ritmo ia diminuindo gradativamente a medida que o coxa mostrava mais disposição do meio para a frente.

Com Alex no comando, o meia era o jogador mais perigoso em campo. Os donos da casa apostavam no contra-ataque, mas a finalização saia sempre errada. O excesso de passes errados prejudicava o Alviverde, deixando o Corinthians com maior posse de bola e poder de finalização, apesar da péssima pontaria.

Precisando vencer o coxa foi pra cima, muito mais na base da raça do que da qualidade, mas esse descuido iria custar caro. Sob a batuta de Alex – e com Emerson jogando do lado direito, a equipe passou a ameaçar o gol defendido por Walter. O ânimo corintiano dos 45 minutos iniciais parecia ter contagiado os donos da casa.

Guilherme comemora o único gol do jogo (Foto: Giuliano Gomes/Gazeta Press)

Guilherme comemora o único gol do jogo (Foto: Giuliano Gomes/Gazeta Press)

O  Corinthians avançava pelo lado esquerdo, baseado na velocidade de Romarinho. E foi justamente assim que o Timão calou o animado estádio alviverde aos 19 minutos: o atacante recebeu dentro da área e encontrou Guilherme. Libre, o volante disparou chute forte, no canto direito de Vanderlei.

Com a vantagem no placar, o time corinthiano recuou esperando para atuar no contragolpe prendendo a bola no campo de ataque, mas encontrava dificuldades para mantê-la sobre seu domínio. Enquanto Tite lançou o lateral Diego Macedo no lugar do atacante Alexandre Pato, Péricles Chamusca mandou o Coritiba para o ataque com a entrada de Keirrison, substituindo Emerson. De nada adiantaram as mudanças. O Corinthians tocava de lado esperando o final do jogo para comemorar a segunda vitória seguida enquanto o coxa tentava aos trancos e barrancos ameaçar o gol do goleiro Walter, sem nenhum sucesso.

Com a vitória o Corinthians chegou aos 48 pontos, subindo para a nona colocação do Brasileirão, enquanto o Coxa cai para a 14ª posição, com os mesmos 41 pontos. No próximo sábado, a equipe paranaense viaja para enfrentar o Criciúma, às 21h, no estádio Heriberto Hulse, em Florianópolis. Já no domingo, às 17h, o Corinthians recebe o Vasco, no Pacaembu.