O português conquistou pela terceira vez o título de melhor do mundo e se aproximou do argentino Messi.

Por Paulo Edson Delazari

O português Cristiano Ronaldo recebeu nesta segunda-feira o prêmio Bola de Ouro de melhor jogador do Mundo em 2014. Ele superou nos votos o Lionel Messi e Manuel Neuer. O português ficou com 37,66% contra 15,76% do argentino e 15,72% do alemão.

Foi a terceira vez na carreira que o meia-atacante leva o prêmio. Ele já havia vencido em 2008, quando jogava pelo Manchester United, e em 2013, já no Real Madrid. Ronaldo, aliás, é o quinto atleta na história a levar o prêmio ao menos três vezes.

Além disso, o camisa 7 se torna o sétimo a faturar a Bola de Ouro duas vezes de forma consecutiva. Antes dele, Messi, Johan Cruyff, Michel Platini, Marco Van Basten, Kevin Keegan e Karl-Heinz Rummenigge também conseguiram o feito

O prêmio consolida um ano quase perfeito para o atleta. Ele marcou incríveis 61 gols em 60 jogos oficiais, sendo 38  no Espanhol e 13 na Uefa Champions League, e foi um dos líderes do Real na conquista do troféu da principal competição interclubes do mundo.

CR7 vibra com a conquista da Bola de Ouro em Zurique na Suiça. (Foto: Getty Images)

CR7 vibra com a conquista da Bola de Ouro em Zurique na Suiça. (Foto: Getty Images)

“Quero agradecer a todos, ao treinador, aos companheiros e ao presidente. Foi um ano inesquecível, tanto no coletivo, quanto no pessoal. Ganhar um troféu com esta dimensão é único, estou muito feliz. Me dá motivação para continuar a trabalhar. Obrigado a minha mãe, ao meu filho, aos meus irmãos e ao meu pai que está me vendo de cima. Realmente é inesquecível ganhar três vezes esta bolinha. Posso alcançar o Messi na próxima temporada”, disse Ronaldo, ao ganhar sua terceira Bola de Ouro na carreira.

Neymar por sua vez não entrou sequer na seleção da FIFA bola de ouro. A curiosidade foi a aparição da dupla de zaga brasileira David Luis e Thiago Silva entre eles e do meia espanhol Iniesta, que tiveram campanhas pífias ao longo do ano, especialmente na Copa do Mundo do Brasil.

A competição certamente foi parâmetro para selecionar os craques, até por isso o meia do Real Madrid e da seleção colombiana James Rodrigues levou o prêmio Puskas. A premiação é cedida ao gol mais bonito do ano, que no caso foi o marcado no Maracanã contra a seleção do Uruguai nas oitavas de final daquela competição.