ÚLTIMAS NOTÍCIAS
De vilão a herói, Van Persie dá vitória ao Manchester United

Atacante holandês marca três gols e ainda desperdiça um pênalti

Por Eduardo do Carmo

O Manchester United fechou a 3ª rodada do Campeonato Inglês, no St. Mary`s Stadium, neste domingo, diante do Southampton. Os Diabos Vermelhos tiveram por duas vezes atrás do placar, mas garantiram a vitória com hat-trick de Van Persie de virada por 3×2.

Contratado para resolver a falta de um companheiro para Rooney, Van Persie decidiu a partida e foi destaque na vitória, fora de casa. O atacante chegou a perder um pênalti, no momento em que o Manchester estava em desvantagem, mas correspondeu nos instantes decisivos.

Com o resultado, o Manchester United soma seis pontos, na 5ª colocação. Na próxima rodada, a equipe do técnico Alex Ferguson encara o Wigan, no Old Trafford, sábado (15), às 11h.
Já o Southampton, com apenas um ponto somado, na zona de rebaixamento, visita o Arsenal, no mesmo dia e horário.

Na primeira etapa, dois jogadores apareceram bem para ambos os lados. Pelo Manchester United, o craque Van Persie pela esquerda e Valencia pela direita. O primeiro mostrou toda a habilidade e criou as melhores oportunidades dos Diabos Vermelhos. Já o segundo, avançou pelo outro lado e auxiliou o time nas jogadas aéreas.

Os donos da casa enfrentaram dificuldade no início da partida, mas contaram com Lambert e Lallana, praticamente os únicos a criarem, para equilibrar os primeiros quarenta e cinco minutos.

No segundo tempo, o Southampton foi melhor, mas não contava com o poder de decisão de Van Persie, que mesmo com erro na penalidade, não se abateu e garantiu mais três pontos para o United.

O jogo

Van Persie faz a festa no gol da vitória, já nos acréscimos (Foto: Reuters)

Aos 6 minutos, Van Persie recebeu lançamento, dominou com categoria no peito, mas chutou torto. Já aos 13, o Southampton chegou pela primeira vez no ataque. Após cobrança de escanteio, Lallana finalizou, na pequena área, e assustou o Manchester United. A equipe da casa permaneceu no campo ofensivo e abriu o marcador três minutos mais tarde. Em jogada aérea, Lambert cabeceou no contrapé do goleiro Lindegaard.

Com o placar desfavorável, o Manchester partiu pra cima e criou boa oportunidade com Kagawa, aos 20 minutos. O meia arriscou de longe para boa defesa de Davis. Em seguida, aos 23, Welbeck abriu o jogo pela direita para Valencia, que cruzou para Van Persie. O holandês dominou a bola e colocou no canto, sem chance para Davis. Tudo igual no St. Mary`s.

O jogador mais perigoso do Southampton, Lambert, aproveitou sobra na entrada da área e finalizou perto da meta. Um minuto depois, Van Persie tentou colocar no ângulo, porém a bola saiu por cima do travessão. Aos 29, o holandês cobrou falta na meia lua e bola passou perto.

O Southampton voltou ao ataque, aos 33. O capitão Lallana chutou rasteiro, ao lado direito de Lindegaard, e a bola se perdeu pela linha de fundo. O troco do United veio aos 39, quando Valencia cruzou com perfeição para cabeceio de Evra. O goleiro Davis, bem colocado, salvou o seu time.

Etapa complementar

O japonês Kagawa criou a primeira oportunidade para o Manchester na etapa final. De fora da área, o meio-campista finalizou bem, mas a bola saiu pela esquerda do gol. Aos 8 minutos, a zaga do Southampton vacilou e Valencia recuperou a bola. O volante avançou pela direita, cruzou para Van Persie, mas o atacante errou a finalização.

Assim como na etapa inicial, no momento em que o Manchester criava as melhores chances, o Southampton balançou as redes. Aos 11 minutos, Lambert cruzou para Schneiderlin cabecear firme, sem chance para Lindegaard. Mais uma vez, os donos da casa à frente no placar.

A partir do segundo gol, o Southampton dominou a partida e Puncheon exigiu duas grandes defesas de Lindegaard. O Manchester United voltou ao ataque, novamente com Van Persie, que finalizou para defesa de Davis. Aos 21, Lambert apareceu pela direita, cruzou, mas a zaga tirou.

Um minuto mais tarde, o goleiro Davis saiu errado, o Manchester recuperou a bola e Van Persie sofreu pênalti. O próprio atacante cobrou com cavadinha e Davis, de mão trocada, espalmou e se redimiu do erro que ocasionou o lance.

O Manchester United não teve alternativa a não ser se lançar ao ataque. O Southampton se postou no campo defensivo e bloqueava as oportunidades do adversário. A partida se encaminhava para um novo tropeço do gigante até que Van Persie mudou a história.

Primeiro, aos 42 minutos, o holandês aproveitou cruzamento de Chicharito e igualou o marcador. Já nos acréscimos, a estrela do novo ídolo brilhou mais uma vez e, após escanteio, o camisa 20 subiu de cabeça e virou o placar.

Outros resultados da 3ª rodada

Chelsea 4 x 2 Reading

West Ham 3 x 0 Fulham

Swansea 2 x 2 Sunderland

Tottenham 1 x 1 Norwich

West Brom 2 x 0 Everton

Wigan 2 x 2 Stoke City

Manchester City 3 x 1 QPR

Liverpool 0 x 2 Arsenal

Newcastle United 1 x 1 Aston Villa

Veja a classificação