ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Definida Tabela da Copa do Brasil 2013

Entidade máxima do futebol brasileiro divulga tabela da Copa do Brasil 2013.

Por Paulo Edson Delazari

Taça da Copa do Brasil que teve como último vencedor o Palmeiras. (Foto Divulgação CBF)

Dilvulgada na tarde desta segunda-feira a tabela completa da nova Copa do Brasil. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) informou que Flamengo, Internacional, Atlético-PR e Criciúma serão as primeiras equipes da Série A à entrar em campo no torneio, no dia 3 de abril.

O time catarinense enfrentará o Noroeste, às 16h, em Bauru. O time paranaense encarará o Brasil de Pelotas às 19h30m (de Brasília), no estádio Bento Freitas. As equipes carioca e gaúcha jogam no mesmo horário, às 21h50m. O Rubro-Negro encara o Remo, no Mangueirão, enquanto o Colorado visita o Rio Branco-AC na Arena da Floresta.

Ponte Preta e Coritiba são as outras equipes da primeira divisão nacional que também entram em campo na primeira semana do torneio, só que no dia seguinte. O clube paulista duela com o Itabaiana-SE às 19h30m, no estádio Presidente Médici. Já o time paranaense joga com o CSP-PB às 21h50m, ainda sem local definido. Nas duas primeiras fases da competição, os visitantes poderão eliminar a necessidade da partida de volta em caso de vitória por dois gols ou mais de diferença.

O último campeão da edição em 2012 foi o Palmeiras, time comandado por Luis Felipe Scolari, na época. Contudo, apesar da vaga direta a Libertadores o time paulista foi rebaixado no campeonato Brasileiro.

DATAS E FASES
1ª fase dias 3, 10, 17 e 24 de abril
2ª fase dias 1, 8, 15 e 22 de maio
3ª fase dias 3, 10, 17 e 24 de julho
4ª fase (oitavas) dias 21 e 28 de agosto
5ª fase (quartas) dias 23 e 30 de outubro
6ª fase (semifinais) dias 6 e 13 de novembro
7ª fase (final) dias 20 e 27 de novembro

 As equipes brasileiras que estão na Libertadores – Grêmio, Fluminense, Corinthians, Atlético-MG e Palmeiras – entrarão automaticamente nas oitavas-de-final, com a exceção do São Paulo, que no segundo semestre vai defender o título da Copa Sul-Americana. Na vaga do time paulista estará o Vasco, time mais bem colocado no Brasileirão 2012 depois dos classificados para o torneio continental. Quando essas equipes entrarem no torneio, haverá um sorteio para definir um novo chaveamento até a final.

Sobram ainda dois clubes para completarem a lista de participantes. Um é do Rio Grande do Norte, que será o vencedor da primeira fase do Campeonato Potiguar desse ano. Já a última vaga será disputada numa pré-Copa do Brasil, entre o Atlético Acreano e a Desportiva Ferroviária-ES. As equipes se enfrentam nos dias 27 de fevereiro e 13 de março.

O torneio, que inaugura um novo formato de disputa este ano, terá ao todo 86 clubes e vai até o dia 27 de novembro, com sete fases mata-mata. A competição será interrompida no mês de junho, para a Copa das Confederações, e também não terá jogos no mês de setembro.

Confira tabela Completa