ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Definidos confrontos das oitavas da Champions 2012/2013

Foi hoje pela manhã, grandes clássicos europeus a caminho, melhor para o futebol.

Por Paulo Edson

O sorteio das oitavas de final da Liga dos Campeões da Europa, nesta quinta-feira, em Nyon, na Suíça, reservou duas pedreiras de empolgar qualquer torcedor. Se há um confronto em tese pouco emocionante entre Galatasaray e Schalke 04 – curiosamente logo os primeiros escolhidos -, as bolinhas colocaram quatro campeões disputando duas vagas nas quartas: Milan x Barcelona e Real Madrid x Manchester United.

Confrontos definidos de oitavas de final da Champions League. (Foto: AFP)

Vice-líder no Grupo D, o Real Madrid já sabia do risco que corria, mas a exclusão logo de cara do Schalke 04, apontado como rival do Galatasaray, colocaria praticamente um gigante no caminho dos merengues. Não deu outra: das mãos de Steve McManaman, ex-jogador do Liverpool, saiu o duelo contra o Manchester United, líder do Campeonato Inglês.

Esta será, inclusive, a primeira vez em que Cristiano Ronaldo reencontrará o ex-clube pelo Real Madrid. Comprado por € 94 milhões em junho de 2009, o craque luso ganhou notabilidade ao ser eleito o melhor jogador do mundo meses antes com a camisa dos Diabos Vermelhos, onde conquistou o Campeonato Inglês, a Liga dos Campeões e o Mundial de Clubes na mesma temporada. Pelo United, Cristiano soma 118 gols em 292 partidas.

Milan e Barcelona, por sua vez, já se conhecem de longa data. Finalistas na temporada 1993/1994 (o Rossonero se sagrou campeão com vitória por 4 a 0), ambos disputaram uma vaga na semifinal da última edição. Os catalães levaram a melhor com dois gols de Lionel Messi no Camp Nou e passaram de fase com 3 a 1 no placar agregado.

Em menor escala, Arsenal x Bayern de Munique e Shakhtar Donetsk x Borussia Dortmund também geram expectativas de grandes duelos. De volta após anos de ausência no mata-mata, o Juventus enfrentará o Celtic. Valencia x Paris Saint-Germain e Porto x Málaga são os confrontos restantes.

A cerimônia foi conduzida pelo secretário geral da Uefa, Gianni Infatino, o diretor de competições, Giorgio Marchetti, e o embaixador da final, que será disputada no dia 25 de maio, em Wembley, na Inglaterra: o ex-jogador Steve McManaman. Na sequência, por volta das 11h (de Brasília), os 16 avos de final da Liga Europa também serão nomeados.

As equipes do pote dos ganhadores dos grupos terão a vantagem de jogar a partida de ida fora de casa (12/13 ou 19/20 de fevereiro) e a volta no próprio estádio (5/6 ou 12/13 de março). O sorteio das quartas de final será realizado na sequência, no dia 15 de março.

Coincidência marca o sorteio

De acordo com a imprensa inglesa, uma gigantesca coincidência também marcou o sorteio: as partidas foram exatamente as mesmas apresentadas no evento teste da Uefa, realizado na última quarta-feira – apenas a ordem foi diferente.

Como os primeiros colocados só podem enfrentar os segundos de cada grupo e é proibido os duelos entre equipes do mesmo país ou da mesma chave, as chances calculadas para os confrontos seriam de dois milhões para um.

 

Veja os confrontos das oitavas de final:
*Os times da esquerda jogam a primeira em casa

Galatasaray (Turquia) x Schalke 04 (Alemanha)
Celtic (Escócia) x Juventus (Itália)
Arsenal (Inglaterra) x Bayern de Munique (Alemanha)
Shakhtar Donetsk (Ucrânia) x Borussia Dortmund (Alemanha)
Milan (Itália) x Barcelona (Espanha)
Real Madrid (Espanha) x Manchester United (Inglaterra)
Valencia (Espanha) x Paris Saint-Germain (França)
Porto (Portugal) x Málaga (Espanha)