Sorteio da Liga dos campeões deixa vida de Manchester Cyte complicada.

Por Paulo Edson Delazari

Sorteio da Liga dos Campeões coloca Real Madrid e Manchester City frente a frente (Foto: AP)

A Liga dos Campeões da Europa teve definido na tarde  de hoje (quinta-feira), os 8 grupos para a próxima fase da competição que começara no dia 18/setembro de 2012. No sorteio realizado em Foro Grimaldi de Monaco, Real Madrid, Manchester City, Ajax e Borussia Dortmund caíram em uma só chave: o Grupo D sugerido por todos como o grupo da Morte nesta temporada 2012/2013. Curiosamente, todos os quatro times foram campeões nacionais na última temporada e serão, em tese, a grande atração da principal competição da Europa neste semestre.

Se o sorteio novamente não foi dos melhores para os Citizens, que já haviam enfrentado o Bayern de Munique, Napoli e Villarreal na última edição – e acabaram eliminados de forma precoce -, o outro “novo milionário” do momento tem motivos para comemorar. O Paris Saint-Germain escapou de pedreiras e está no Grupo A, ao lado de Porto, Dínamo de Kiev e Dínamo Zagreb, da Croácia.

O atual campeão Chelsea enfrentará Shakhtar Donetsk, Juventus e o Nordsjaelland, da Dinamarca. O Milan e Manchester United também saíram satisfeitos. Os italianos jogarão contra o Zenit St. Petersburg, Anderlecht e Málaga pelo Grupo B. No H, os Diabos Vermelhos – também eliminados na primeira fase em 2011 – duelarão contra Braga, Galatasaray e Cluj. Já pelo grupo G, o Barcelona parece que não terá muito problema pela frente a não ser o frio russo, a equipe catalã enfrentará Benfica, Spartak Moscou e Celtic.

A fase de grupos terá início no dia 18 de setembro e será disputada até o dia 5 de dezembro, com jogos de ida e volta sempre às terças e quartas-feiras. A final acontecerá no dia 25 de maio de 2013, em Wembley, na cidade de Londres, na Inglaterra, por conta de uma homenagem ao 150º aniversário da Federação Inglesa (FA). O lendário estádio foi palco da decisão de 2010/2011, que terminou com vitória do Barcelona sobre o Manchester United, por 3 a 1. A final da temporada 2011/2012 foi disputada no estádio Alianz Arena do Bayern de Munique, onde os anfitriões que conseguiram chegar a final sucumbiram diante do Chelsea.

Os dois melhores de cada grupo avançam para as oitavas de final e os oito terceiros colocados disputarão a primeira fase mata-mata da Liga Europa. De acordo com as regras da Uefa, dois clubes do mesmo país não podem estar no mesmo grupo ou se enfrentar até as quartas de final, o que impede o encontro de rivais como Barcelona e Real Madrid, Manchester United e City, e Milan e Juventus, por exemplo.

A taça já desembarcou em Wembley, palco da final da Champions 2012/2013 – DIVULGAÇÃO

 

Assim ficaram os grupos definidos:

 

Grupo A: Porto, Dínamo de Kiev, Paris Saint-Germain e Dínamo Zagreb (CRO).

Grupo B: Arsenal, Schalke, Olympiacos e Montpellier.

Grupo C: Milan, Zenit St. Petersburg, Anderlecht e Málaga.

Grupo D: Real Madrid, Manchester City, Ajax e Borussia Dortmund.

Grupo E: Chelsea, Shakhtar, Juventus e Nordsjaelland (DIN).

Grupo F: Bayern de Munique, Valencia, Lille e BATE Borisov (BIE).

Grupo G: Barcelona, Benfica, Spartak Moscou e Celtic.

Grupo H: Manchester United, Braga, Galatasaray e Cluj (ROM).