ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Definidos os grupos da Copa de 2014 no Brasil.

Brasil da sorte no sorteio, uruguai, Inglaterra e Itália se matam na primeira fase.

Por Paulo Edson Delazari
Cafu fez parte do sorteio. (Foto Vipcomm)

Cafu fez parte do sorteio. (Foto Vipcomm)

A contagem regressiva para a chegada da Copa do Mundo do Brasil em 2014 segue a todo vapor, hoje (sexta-feira 06/12/13) aconteceu o sorteio que definiu os oito grupos que formarão a disputa dos jogos entre 12 de junho e 15 de julho até a grande final, assim agora a Copa tem nome e sobrenome definidos. O risco de um grupo da morte se formar era enorme e aconteceu com três campeões mundiais e foi o D: Uruguai, Itália, Inglaterra e Costa Rica que segundo especialistas já comprou seu pacote de volta.

Quem parece ter se dado bem foi a Argentina que terá no grupo F:  Bósnia, Irã e Nigéria. Já a Espanha fará a abertura de seu jogo contra a Holanda, time com o qual fez a final de 2010 na África do Sul. Outra chave que promete é da Alemanha que terá Grupo G: Alemanha, Portugal, EUA e Gana.

O Brasil abre a Copa do Mundo em São Paulo em 12 de Junho contra a Croácia as 17h na Arena São Paulo, se o sorteio foi bom na fase de grupos as oitavas promete uma paulera, provavelmente o Brasil venha pegar Espanha ou Holanda que certamente serão primeiro e segundo do grupo B, assim também é o caso da Argentina que pode pegar nas oitavas Alemanha ou Portugal.

Presidente Dilma e Blater recepcionados por Fernanda Lima e Hilbert. (Foto: Vipcomm)

Presidente Dilma e Blater recepcionados por Fernanda Lima e Hilbert. (Foto: Vipcomm)

A cerimônia começou com uma linda homenagem a Nelson Mandela que faleceu no dia de ontem aos 95 anos, seu pais foi a sede do último evento da entidade e o próprio Madiba esteve na abertura do evento que marcou a força deste homem que deu fim ao apartheid na África do Sul acabando com a segregação racial daquele país, mesmo tendo ficado preso por quase 30 anos. Homenagem justa, aquele que está marcado para sempre na história do mundo.

Após a homenagem compareceu ao palco o casal Fernanda Lima e Rodrigo Hilbert para a apresentação oficial do sorteio da Copa, trazendo a musicalidade brasileira com uma apresentação de vários ritmos do Oiapoque ao Chuí, na sequência Alcione e Emicida.

Protocolarmente os próximos a comparecerem ao palco foram Blatter e Dilma que falaram do otimismo em receber o evento no Brasil e novamente Mandela foi lembrado com um minuto de silêncio, depois Blatter falou sobre a volta da Copa ao Brasil.

“Acho que já era hora que a Copa voltasse ao Brasil. No ano que vem, terão passados 64 anos da última vez que o Brasil recebeu o torneio. Nesse período, o Brasil ganhou o troféu cinco vezes. Fazemos justiça a esse país no qual o futebol é um valor intrínseco. Portanto, era necessário e é bom voltar.”

A palavra passada a Dilma, a presidente lembrou dos feitos do Brasil e de seus craques Pelé e Ronaldo, demonstrando total otimismo, assim resumiu a Presidente:

Estou, como torcedora, muito animada com nossa seleção. O Brasil, como disse o senhor Blatter, é a única seleção pentacampeã do mundo. Além disso, somos o único país que esteve em todas as Copas. E temos uma história de sucesso no futebol. Essa é a terra de Pelé, o maior jogador de todos os tempos. É a terra do Ronaldo, o maior goleador de todas as Copas.

A festa seguiu com a volta da taça que será disputada e foi entregue por Vicente Del Bosque, demonstrando o desejo de reconquistá-la, mas indicando que será uma tarefa difícil devido a força das adversárias.

Fuleco mascote da Copa acompanhado por Marta e Bebeto. (Foto: Vipcomm)

Fuleco mascote da Copa acompanhado por Marta e Bebeto. (Foto: Vipcomm)

O homem que já cantou na Casa Branca não poderia ficar de fora e Alexandre Pires, acompanhado por Vanessa Damata cantaram a música de Pixinguinha de 1919 que é praticamente um hino do futebol: Vai começar o futebol, música que já foi cantada pela primeira vez por Nelson Ângelo e Chico Buarque.

Com o passar do tempo o momento das bolinha serem sorteadas ia chegando, Bebeto e Marta trouxeram o Fuleco até o palco, Pele falou da emoção de seu pai chorando com amigos em 1950 após a derrota brasileira e demonstrou sua confiança de que o Brasil chegará a final. Porém em momento algum, afirmou que a seleção brasileira seria campeã, o que para os supersticiosos foi bom, pois Pelé não costuma acertar.

Chegado o grande momento Jerome Valcke chamou Cafu e começou o show com a abertura da bolinha com a divulgação dos cabeças de chave determinando as seguintes posições: Grupo A – Brasil, Grupo B – Espanha, Grupo C – Colômbia, Grupo D – Uruguai, Grupo E – Suiça, Grupo F – Argentina,  Grupo G – Alemanha e Grupo H Bélgica.

Seguinte o sorteio a definição do time europeu que iria para a formação do grupo da morte e saiu a Itália para enfrentar o Uruguai no grupo D, afinal tínhamos nove europeus. Como Chile e Equador não poderiam jogar com sul-americanos a equipe andina  foi para o grupo da Espanha e assim seguiu até a definição dos grupos.

chaves fifa 2014

A festa terminou com a apresentação de Olodum e Menezes e a lembrança que domingo começará uma nova etapa de venda para os jogos da Copa do mundo 2014 no site da FIFA.