Federação comete gafe e assassina a língua Portuguesa, justo com a Portuguesa.

Por Paulo Edson Delazari
Apresentação do sorteio das chaves do campeonato paulista de 2014. (Foto: Rodrigo Faber)

Apresentação do sorteio das chaves do campeonato paulista de 2014. (Foto: Rodrigo Faber)

Os nomes de Ponte Preta e Portuguesa apareceram grafados de forma errada. Em vez de “Associação”, apareceram como “Assossiação”, com quatro letras “S”. E mais: a modelo que fez o sorteio chamou a Sociedade Esportiva Palmeiras de… “Associação Esportiva Palmeiras”. Já o Sport Club Corinthians Paulista perdeu sua “origem” e virou apenas “Sport Club Corinthians”. Assim a língua portuguesa foi maltratada duas vezes durante o sorteio dos grupos do Campeonato Paulista de 2014, nesta quarta-feira, em São Paulo.

Serão quatro grupos com cinco times cada um, totalizando os 20 que disputam a Série A1 da competição. Os quatro grandes do estado, Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo, são os cabeça-de-chave. 

Na primeira fase, com 15 rodadas, as equipes de cada grupo jogam contra todos os times das outras três chaves. Ao final dessa fase, os dois melhores de cada grupo avançarão para as quartas de final. Nas quartas, o primeiro e o segundo colocados de cada chave vão se enfrentar em um jogo único para definir quem vai avançar à semifinal, etapa que também vai ser jogada em partida única. As quatro piores equipes no geral (independentemente de grupo) serão as rebaixadas.

"Assossiação",, assim não pode FPF. (Foto: Reprodução)

“Assossiação”,, assim não pode FPF. (Foto: Reprodução)

Ao contrário das fases eliminatórias anteriores, a grande final do Campeonato Paulista será disputada em jogos de ida e volta. Os quatro grandes clubes foram representados por Paulo Nobre, presidente do Palmeiras, João Paulo de Jesus Lopes, vice de futebol do São Paulo, Odílio Rodrigues, presidente em exercício do Santos, e Elie Werdo, vice-presidente do Corinthians.

A mudança no formato da competição encurta o período de disputa do torneio e, assim, atende a um pedido dos próprios jogadores, que pleiteavam por mais férias. Inicialmente, na antiga fórmula do Paulistão, por conta da Copa do Mundo de 2014, o campeonato começaria em 12 de janeiro, mas agora a estreia está marcada para o dia 19 do mesmo mês.

– Não dava para diminuir mais (datas), não é possível. Estamos estreitando ao máximo, até antecipadamente, porque sabemos que há necessidade de mudanças. Por isso a competição tem esse formato diferente, que esperamos ter competitividade –  Marco Polo Del Nero, presidente da FPF.

O regulamento, que parece ter sido feito as pressas, é meio confuso e pode acontecer situações constrangedoras devido ao seu modo de disputa. É possível, por exemplo, que os cinco times de um grupo tenham 100% de aproveitamento (ou seja, ganhem todos os seus jogos) e, mesmo assim, só os dois primeiros avançariam. Ou, que todos os cinco clubes de um grupo percam seus jogos e, mesmo assim, um deles avance, sem nenhum ponto conquistado, mas nos critérios de desempate. Os outros quatro, porém, seriam os rebaixados. E a segunda vaga nesse “grupo zerado” seria do melhor terceiro.

– A ideia é manter por dois anos esse formato. Caso os clubes e a Federação entendam de fazer alterações, temos de buscar apoio do Ministério do Esporte, que dirá sim ou não – disse Del Nero.

Com relação aos ingressos foi estipulado um preço mínimo de R$40,00. Contudo, os clubes podem cobrar menos de acordo com a legislação atual.

Assim ficaram os grupos:

GRUPO A
São Paulo
Penapolense
Linense
Atlético Sorocaba
Comercial

GRUPO B
Corinthians
Botafogo
XV de Piracicaba
Ituano
Audax

GRUPO C
Santos
Ponte Preta
São Bernardo
Paulista
Portuguesa

GRUPO D
Palmeiras
Mogi Mirim
Bragantino
Oeste
Rio Claro