ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Eliminatórias da Copa 2014, seis na briga na CONCACAF

Agora são seis disputando 3,5 vagas da CONCACAF para Copa 2014.

Por Paulo Edson Delazari

Americanos comemoram classificação com a torcida. (Foto: Getty Images)

Estados Unidos, Jamaica, Panamá, Honduras e Costa Rica obtiveram os resultados de que precisavam e disputarão, junto com o México, o hexagonal final das eliminatórias da América do Norte, América Central e Caribe para o Brasil 2014.Teve de tudo: goleadas históricas de Honduras e Costa Rica, uma demonstração de futebol ofensivo da seleção dos EUA e a ressurreição da Jamaica.

Agora são seis equipes buscando as as 3,5 vagas à disposição da Copa 2014 no Brasil. Os três primeiros se classificam de forma direta, enquanto o quarto vai disputar uma repescagem contra o campeão da Oceania. A próxima fase será disputada a partir de 15 de Fevereiro de 2013 e tem previsão de termino em outubro/2013, e será disputada em jogos de ida e volta, desta forma cada time fará 10 jogos para chegar a Copa, sendo que o quarto fará 12, já que terá que disputar a repescagem.

O grande jogo

EUA 3 x 1 Guatemala
Um simples empate em Kansas City seria suficiente para que as duas seleções se classificassem no Grupo A. Mas o técnico dos Estados Unidos, Jürgen Klinsmann, um dos grandes atacantes da sua geração, não estava a fim de jogar com cautela e iniciou a partida com um trio ofensivo formato por Clint Dempsey, Herculez Gomez e Eddie Johnson. Surpreendentemente, foi o guatemalteco Carlos Ruiz que abriu o marcador após receber um lançamento longo, driblar o goleiro Tim Howard e encostar para o fundo das redes, silenciando o estádio. Porém, os donos da casa não demoraram a responder, primeiro com o capitão Carlos Bocanegra e depois com mais dois gols de Clint Dempsey, classificando os EUA e eliminando a Guatemala.

E o que mais?

A Jamaica precisou de nervos de aço para conquistar a segunda vaga do Grupo A. Os Reggae Boyz golearam a seleção de Antígua e Barbuda por 4 a 1, com dois gols de Dane Richard, e conseguiram assim superar a Guatemala no saldo, dando início a uma enorme festa em Kingston.

Jogadores costariquenhos celebrando classificação. (FOTO: Rodrigo Arangua AFP)

A Costa Rica reservou a sua passagem após aplicar um incrível 7 a 0 na Guiana em San José, completando uma excelente recuperação após um péssimo início nas eliminatórias.

O México, que já havia se classificado com duas rodadas de antecipação, manteve os 100% de aproveitamento até o fim depois de vencer — e eliminar  — El Salvador em Torreón por 2 a 0.

O Canadá precisava apenas de um empate na visita a Honduras, mas não chegou nem perto disso e saiu de campo humilhado após uma goleada por 8 a 1. Jerry Bengtson e Carlo Costly dividiram seis gols entre si em um jogo que classificou os hondurenhos ao lado do Panamá, que empatou em um gol com Cuba em Havana.

O craque da rodada
Não é à toa que o jovem Jerry Bengtson é considerado o futuro do futebol hondurenho. O atacante, que havia sido esquecido das convocações no mau início de campanha nas eliminatórias, fez barba, cabelo e bigode na goleada de 8 a 1 sobre o Canadá em San Pedro Sula e comemorou três gols na mesma partida pela primeira vez com a camisa de Honduras. Herói do selecionado olímpico que chegou às quartas de final em Londres 2012, o atleta que impressiona pela estatura e pela velocidade está em uma trajetória ascendente. Além disso, parece prever o futuro, como deixou transparecer ao FIFA.com há poucas semanas. “Vamos ser muito fortes em casa a partir de agora”, disse.

O que eles disseram
“Tudo o que posso fazer é pedir o perdão dos torcedores em nome dos jogadores. Sei que eles nunca vão me perdoar. Deveríamos ter entrado com tudo, mas jogamos horrivelmente.” Stephen Hart, treinador do Canadá, sobre a goleada de 8 a 1 que ele chamou de “perturbadora”

Sexta rodada da segunda fase de grupos das eliminatórias da CONCACAF
Honduras 8 x 1 Canadá
Cuba 1 x 1 Panamá
EUA 3 x 1 Guatemala
Jamaica 4 x 1 Antígua e Barbuda
Costa Rica 7 x 0 Guiana
México 2 x 0 El Salvador

Quem estará no hexagonal
Costa Rica
Estados Unidos
Jamaica
Honduras
México
Panamá