ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Em Super-Clássico morno, Real bate de novo o Barcelona

Mesmo com vitória nada muda no Campeonato Espanhol que tem Messi como maior artilheiro

Por Mauricio Bonato

Benzema abriu o placar contra o Barça em Madrid. Em menos de 1 semana, duas vitórias merengue (Foto: EFE)

O jogão de sábado entre Real Madrid e Barcelona no Santiago Bernabéu tinha tudo para ser mais agotado do que foi, o Barça precisava vencer apenas para dar o troco ao rival que o derrotara no meio de semana pela Copa do Rey por 3×1 no Camp Nou, além disso, moralmente os catalães precisavam mostrar que estão vivos também na Champions onde têm que reverter um 0x2 contra o Milan, na semana que vem. Ao Real Madrid, o clássico serviria para mostrar que a vitória na Copa não foi acidente e que além do time perder o medo e aprender a jogar contra o eterno rival, a força conquistada com mais um triunfo poderia ser decisiva no duelo, também pela UEFA Champions League contra o Manchester United em Old Trafford na próxima terça-feira. José Mourinho poupou seus titulares, Cristiano Ronaldo, que vive fase exuberante, Ozil e Khdira (os 3 ficaram no banco de reservas), além de Xabi Alonso que com dores musculares ficou fora da partida.

O Barça não contou com Xavi (lesionado para por 15 dias), o capitão Puyol ficou no banco (desmoralizado depois do drible que levou de Di Maria no segundo gol merengue pela Copa), o argentino, por sua vez, expulso contra o Deportivo na rodada passada cumpriu suspensão. O jogo até os 20 minutos do primeiro tempo foi bom, com o Real melhor e mercando com o francês Karim Benzemá aos 6 minutos em cruzamento do garoto Morata e Messi, que pouco produziu, empatou aos 18 minutos recebendo passe de Daniel Alves e passando fácil por Sérgio Ramos.

Negredo fez tr~es na vitória do Sevilla nesta segunda na goleada contra o Celta de Vigo (Foto: EFE)

Depois do empate, o Barcelona valorizou ainda mais a posse de bola, mas não procurou o gol e sim gastar o tempo, até que na segunda etapa, após a entrada de Cristiano Ronaldo e Khedira, além de Arbeloa, o Real melhorou, pressionou e buscou o segundo gol que acontece aos 37 minutos, após escanteio cobrado pelo croata Luka Modric, o zagueiro e capitão Sérgio Ramos cabeceou sozinho, no primeiro-pau para vencer Victor Valdés e decretar a vitória merengue, vitória que por pouco não acontece, no último lance do jogo, o brasileiro Adriano que havia entrado a pouco tempo, recebeu uma bola, tabelou com o chileno Alexis Sánchez, invadiu a área e pra mim (que transmiti o jogo ao vivo) se jogou na chegada de Sérgio ramos, o árbitro Miguel Ángel Pérez Lasa não marcou a penalidade e jogadores, comissão técnica e diretiva do Barcelona ainda protestam pelo lance, por reclamação acintosa, o goleiro Victor Valdés (que foi o capitão culé) levou amarelo e foi expulso após o apito final. Mais uma vitória do Real contra o Barça, a 90ª, os catalães somam 87 e são 48 empates em 225 jogos do Super-Clássico, Messi marcou e chegou a 18 gols contra o Real, igualando a marca de outro argentino, Alfredo Di Stéfano que defendeu o Madrid e fez os mesmos 18 gols contra o Barça, Cristiano passou em branco, mas com os 2 do meio de semana soma 12 gols contra o Barcelona e no duelo pessoal, Messi contra Cristiano, em jogos que os dois se enfrentaram, há um empate em gols: 12 x 12.

Na sexta, abrindo a rodada, o Getafe bateu em casa o Zaragoza por 2×0. O vice-líder, Atlético de Madrid, visitou o Málaga e o jogo foi 0x0. Deportivo e Rayo Vallecano jogaram no Riazor e e empate: 0x0. No derbi basco, o Athtetic bateu o Osasuna em Pamplona por 1×0; no clássico valenciano no Mestalla, Valencia e Levante empataram por 2×2 com direito a um golaço de Roberto Soldado para os “chês”; o Mallorca venceu o Granada fora de casa por 2×1; o Espanyol empatou sem gols com o Valladolid em Barcelona; empate cheios de gols marcou a partida entre Real Sociedad e Betis no Anoeta: 3×3.

Pra fechar a rodada, na segunda-feira, o Sevilla bateu em casa o Celta por 4×1 com 3 gols de Álvaro Negredo.

Após a 26ª rodada da Liga das Estrelas a classificação é a seguinte:

1º Barcelona – 68 pts

2º Atlético de Madrid – 57 pts

3º Real Madrid – 55 pts

4º Málaga – 43 pts

5º Valencia – 42 pts

6º Real Sociedada – 41 pts

7º Betis – 40 pts

8º Getafe – 38 pts

9º Rayo Vallecano – 38 pts

10º Sevilla – 35 pts

11º Levante – 35 pts

12º Valladolid – 34 pts

13º Espanyol – 32 pts

14º Athletic Bilbao – 26 pts

15º Osasuna – 28 pts

16º Granada – 26 pts

17º Zaragoza – 25 pts

18º Celta – 23 pts

19º Mallorca – 21 pts

20º Deportivo – 16 pts

A próxima rodada, 27ª do Campeonato Espanhol terá os seguintes confrontos:

08/03 – sexta:

Betis x Osasuna – Benito Villamarín – Sevilla

09/03 – sábado:

Rayo Vallecano x Espanyol – Municipal de Vallecas – Madrid

Valladolid x Málaga – Nuevo José Zorilla – Valladolid

Barcelona x Deportivo – Camp Nou – Barcelona

Mallorca x Sevilla – Iberostar – Palma de Mallorca

10/03 – domingo:

Athletic Bilbao x Valencia – San Mamés – Bilbao

Levante x Getafe – Ciutat de Valencia – Valencia

Celta x Real Madrid – Balaídos – Vigo

Atlético de Madrid x Real Sociedad – Vicente Calderón – Madrid

11/03 – segunda-feira:

Zaragoza x Granada – La Romareda – Zaragoza