ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Espanha Vence sem Fúria e está na Semi da Euro

Em partida morna, espanhóis vencem a França e estão na Semi da Euro

Por Vladimir da Costa

Na partida que valia a terceira vaga para a semifinal da EuroCopa 2012, estavam frente a frente Espanha e França. Até então, espanhóis nunca haviam vencido os franceses em jogos oficiais, foram seis partidas com 5 vitória da França e um empate.

Os atuais campeões tiveram uma atuação sem brilho em Donestsk, mas como nos jogos anteriores, tiveram a posse de boa durante toda a partida, sendo pouco ameaçada pela França, que forçava as jogadas com Ribery. Com o domínio do jogo e da bola, as melhores chances de gols, foram da Espanha, bem verdade que foram apenas nove em todo o jogo, de ambos os lados, mas a eficiência espanhola prevaleceu e com isso, a chance de disputar mais uma semifinal.

A partida

Xabi Alonso faz 2 gols na França e coloca a seleção da Espanha na Semifinal (Michael Buholzer/REUTERS)

Com domínio do meio de campo a Espanha deu pouca chance para que a França fizesse alguma jogada de perigo com seus atacantes, Ribery e Benzema. A bola parava de pé em pé com Iniesta e Xabi, a França por sua vez tentava acelerar o jogo, sempre pela direita, mas Ribery muito marcado não conseguia chegar “limpo” ao gol de Casillas.
Aos 19 minutos, em boa jogada de Iniesta que lançou para Jordi Alba, ele passou por Debuchy e cruzou na cabeça de Xabi Alonso que cabeceou para abrir o placar.
Em vantagem no marcado, a Fúria pôde fazer aquilo que mais gosta. A atual campeã da Eurocopa tocou a bola com paciência, sem pressa, condicionando o jogo a seu estilo. Antes do intervalo, Cabaye ainda exigiu uma grande defesa do goleiro Casillas, em uma cobrança de falta, no melhor momento francês.
Na segunda etapa pouco mudou. A Espanha continuava com a posse de bola, mas o controle da partida não era traduzido em chances de gols, a França por sua vez, não conseguia ameaçar. O jogo se resumia no meio de campo, muito cadenciado, a partida chegava a dar sono e os torcedores, com maioria de ucranianos vaiavam a partida, gritando o nome do próprio país.
Blanc trocou Debuchy e Malouda por Menez e Nasri, deixando a França mais ofensiva. A Espanha também mudou, entrou Pedro e Torres nos lugares de David Silva e Fábregas.
A melhor chance de gol francesa veio em jogada do apagado Ribery que invadiu a área e cruzou para Menez, obrigando Casillas a fazer bela defesa.
De tanto ficar com a bola a seleção espanhola chegou ao segundo gol. Já nos acréscimos, Reveillere derrubou Pedro dentro da área. Pênalti, que Xabi Alonso cobrou, fez o seu segundo gol no jogo e definiu a vitória e a classificação da Espanha para a semifinal da competição.
Agora, a Espanha encara Portugal, que eliminou a República Techa, na próxima quarta-feira, também em Donestsk

FICHA TÉCNICA:


ESPANHA 2 X 0 FRANÇA
Local: Donbass Arena, em Donetsk (Ucrânia)
Data: 23 de junho de 2012 (Sábado)
Horário: 15h45(de Brasília)
Árbitro: Nicola Rizzoli (Itália)

ESPANHA: Iker Casillas, Álvaro Arbeloa, Gerard Piqué, Sergio Ramos e Jordi Alba; Sergio Busquets, Xabi Alonso, Xavi e Andrés Iniesta (Cazorla); Fábregas (Fernando Torres) e David Silva (Pedro)
Técnico: Vicente Del Bosque

FRANÇA: Lloris, Reveillere, Rami, Koscielny e Clichy; M’Vila (Giroud), Cabaye, Debuchy (Menez), Malouda (Nasri) e Ribéry; Benzema
Técnico: Laurent Blanc