ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Espanha x Alemanha nas semifinais da Champions

Sorteio coloca em choque as duas forças atuais do futebol europeu. 

Por Anderson Marinho

Sorteio define os confrontos das semifinais da Liga dos Campeões.

Em sorteio realizado na manhã desta sexta-feira na sede da Uefa, em Nyon, na Suíça foram definidos os confrontos das semifinais da Liga do Dos Campeões 2012/2013, com dois duelos entre espanhóis e alemães. O Barcelona, do craque Messi, enfrentará o Bayern de Munique, atual vice-campeão, enquanto o Real Madrid reencontrará o Borussia Dortmund, adversário na primeira fase do torneio.

Os jogos de ida estão marcados para os dias 23, com Bayern x Barcelona na Allianz Arena em Munique, e 24 de abril, quando o Burussia recebe o Real Madrid no Westfalenstadion em Dortmund.

Pela ordem do sorteio as equipes espanholas decidem em casa. No dia 30 de Abril, Real Madrid e Borussia Dortmund se enfrentam no Santiago Bernabéu. E a partida de volta entre Barcelona e Bayern de Munique está marcada para o dia 1º de maio no Camp Nou.

A definição dos confrontos impossibilitou dois clássicos nacionais já na próxima fase, mas pode reservar uma decisão histórica entre dois rivais de um mesmo país. Com Bayern e Borussia, caso os germânicos avancem, ou o encontro de duas das maiores equipes do futebol mundial nos últimos anos, entre o Real Madrid de Cristiano Ronaldo e Barcelona de Lionel Messi.

A grande final do torneio está marcada para o próximo dia 25 de maio, no lendário estádio de Wembley em Londres.

 Real Madrid x Borussia Dortmund

Os Merengues vivem um ótimo momento na competição, apesar do susto diante do Galatasaray no jogo de volta das quartas de final, com Cristiano Ronaldo em grande fase e têm a vantagem de decidir a classificação diante de sua torcida, mas não devem encontrar facilidades contra Reus, Gotze, Lewandowski e companhia.

Na primeira fase do torneio os alemães venceram em casa por 2 a 1 e arrancaram um empate por 2 a 2 no Bernabéu.

As duas equipes já duelaram em uma semifinal da Liga na temporada 1997/1998, com os germânicos defendendo o título, e o Real levou a melhor, vencendo em casa por 2 a 0 e empatando em Dortmund sem gols. Na final os espanhóis foram campeões vencendo a Juventus.

No retrospecto geral o Real tem três vitorias, dois empates e apenas uma derrota contra o Borussia, em seis jogos pela competição.

Barcelona x Bayern de Munique  

O encontro entre a ex e futura equipe de Pep Guardiola poderia decidir qualquer título, pela grandeza dos clubes e principalmente pelo futebol atual de seus times.

O treinador não estará em campo, mas é certamente um dos personagens do duelo, já que é apontado como um dos principais responsáveis pelo estilo de jogo envolvente da equipe catalã, e poderá ver de perto seus futuros comandados em um confronto que promete muito equilíbrio.

O retrospecto na Liga dos Campões é favorável aos Bávaros. As duas equipes já se enfrentaram quatro vezes pelo torneio, com duas vitórias alemãs, um empate e um triunfo espanhol.

Entretanto, no último encontro entre as duas equipes, nas quartas de final da temporada 2008/2009, o Braça levou a melhor, goleando em casa por 4 a 1 e eliminou o rival com um empate por 1 a 1 em Munique, abrindo caminho para se sagrar campeão daquela edição.