ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Especial Premier League: Intrusa surpresa

Swansea City foi o primeiro time galês a disputar a Premier League

Por Eduardo do Carmo

Conhecido como ‘’The Swans’’, o Swansea City se tornou o primeiro time do País de Gales a participar da primeira divisão do campeonato inglês (1980/81). Na temporada 2010//2011, a equipe venceu o Reading e voltou para a Premier League. Na temporada passada, uma ótima campanha: décimo primeiro lugar e nenhum susto em relação ao rebaixamento.

No País de Gales, a equipe é muito tradicional e já conquistou dez copas. Agora, o objetivo é se firmar em um dos melhores campeonatos europeus. O ano de fundação do Swansea é 1912, um time novo para os padrões ingleses, que tem diversos clubes com fundação antes de 1900.

O estádio utilizado pelo clube galês é o Liberty Stadium, com capacidade para pouco mais de 20 mil expectadores. O técnico é o ex-jogador dinamarquês Michael Laudrup.

Antes de Laudrup, outro treinador foi fundamental para a boa campanha nos últimos anos. Roberto Martínez, ex-jogador do clube, comandou os sucessivos acessos, que levaram o Swansea à Premier League.

A estreia na atual temporada acontece no dia 18 de agosto, diante do Queen Park Rangers, fora de casa. Sem estrelas, os galeses apostarão no entrosamento para seguir bem na competição e quem sabe até sonhar com uma vaga para a Liga Europa.

Ex-Jogador da seleção dinamarquesa, LAudrup é o técnico do Swansea City (FOTO: skyports.com)