ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Especial Premier League: Na terra dos Beatles

Everton e Liverpool ficaram em 7º e 8º, respectivamente, na temporada passada

Por Eduardo do Carmo

Time campeão da Champions em 2005 e vice mundial. (Foto Divulgação Liverpool)

Além da importância musical por conta do inesquecível grupo de rock (The Beatles), a cidade de Liverpool também tem dois clubes de futebol com muita tradição no campeonato inglês. O time homônimo é o mais famoso e segundo maior vencedor da Premier League com 18 títulos. Já o Everton tem nove conquistas. Juntos, os clubes colocam a cidade de Liverpool como a maior vencedora na história (27 conquistas).

O Liverpool Football Club, fundado em 1892, é respeitado e amado por todos os cantos da Europa. Além da trajetória vitoriosa na Inglaterra, o time vermelho venceu cinco Liga dos Campeões, três Ligas Europa e mais três Supercopas Europeia.

A sua casa é o Anfield Road (estádio quatro estrelas da UEFA). Com capacidade para pouco mais de 45 mil torcedores, o Anfield é considerado um amuleto de sorte pela dificuldade enfrentada pelos adversários.

Uma das frases mais famosas do futebol mundial é da torcida dos Reds: ‘’You’ll Never Walk Alone’’, que significa ‘’Você nunca andará sozinho’’.

Fachada do estádio do Liverpool. (Divulgação)

Ultimamente, no entanto, o Liverpool passa por uma má fase. Na temporada passada, ficou atrás do rival Everton, na 8ª colocação. O último título da equipe veio na temporada passada, na Copa da Liga Inglesa, para colocar um fim na escassez de conquistas (6 anos).

A última grande partida, que ficará na história e na cabeça de cada torcedor do Liverpool, aconteceu na temporada 2004/2005 na Liga dos Campeões. Em um duelo sensacional contra o Milan, após tomar 3 a 0, o Liverpool igualou o marcador e venceu nos pênaltis. Para muitos, o melhor jogo de todos os tempos.

O ídolo da equipe vermelha é Steven Gerrard, que atua no time do Liverpool desde o início da carreira. O capitão da seleção inglesa tem 581 jogos e 149 gols pelo clube.

O seu adversário na estreia será o West Bromwich, dia 18 de agosto. Para a disputa, o Liverpool sonha com a vaga para a Liga dos Campeões.

O volante brasileiro Lucas Leiva faz parte do plantel do Liverpool desde a temporada 2007/2008.

Do outro lado, o Everton Football Club nasceu em 1878 e é a equipe com maior número de participação na primeira divisão inglesa.

Além dos nove títulos da Premier League, o time já conquistou cinco Copas da Inglaterra, nove Supercopas da Inglaterra e uma Recopa Europeia.

A sua casa é o Goodison Park, com capacidade para 40.569 torcedores. O estádio recebeu alguns jogos da Copa do Mundo de 1966.

Na temporada passada, o Everton foi o sétimo colocado. A estreia na competição acontecerá no próximo dia 20 de agosto, diante do Manchester United.

O goleiro americano Tim Howard é um dos principais jogadores da equipe. Ainda há o holandês Heitinga e do inglês Phil Neville.

 

 

 

Specifications for these ibeacon-compatible bluetooth le devices are available to manufacturers who apply for the free program and agree to an these details nda