ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Especial Premier League: Um time, uma aula

Formado por professores, o Sunderland já venceu o campeonato inglês por seis vezes

Por Eduardo do Carmo

O final dos anos 1890 e início dos 1900 viram um time dar aula dentro e fora de campo. Fundado em 1879, pela Associação de professores de Sunderland e Distrito, a equipe do nordeste da Inglaterra conquistou os nacionais nas temporadas 1891/92, 1892/93, 1894/95, 1901/02, 1912/13 e depois em 1935/36.

Apelido por Gatos Negros, o Sunderland, no entanto, rapidamente aceitou jogadores que não eram professores para fazer parte da equipe. Allan James, fundador do time, ficou insatisfeito com a alteração por conta da falta de profissionalismo e acabou criando outro time na cidade, o Sunderland Albion. Daí surgiu uma rivalidade entre os dois clubes, porém de curta data, já que em 1892 o Albion faliu. Hoje, o grande rival é o Newcastle United.

A casa do Sunderland é o lindo Stadium of Light, com capacidade para 49 mil expectadores. Nele, o Sunderland receberá, no dia 25 de agosto, o Reading, pela segunda rodada do Premier League. Antes, na estreia, o adversário será o poderoso Arsenal, no dia 18.

Na temporada passada, a equipe ficou apenas com a décima terceira colocação. Foram 45 pontos obtidos, que os deixaram longe da zona de classificação para as competições europeias e também distantes da zona de rebaixamento.

Alguns jogadores conhecidos na Inglaterra defenderão as cores do Sunderland. São eles: Nicklas Bendtner (ex-Arsenal), Wes Brown (ex-Manchester United), Asamoah Gyan (destaque da seleção de Gana na última Copa do Mundo), Sotirios Kyrgiakos (ex-Liverpool) e John O’shea (ex-Manchester United).

Torcida do Sanderland acompanha partida da Premier (FOTO: AFP)

We are excited to bring great experiences to more homes in more countries and fulfill best cell phone spyware their dreams