Representantes dos Quatro Maiores clubes de São Paulo estiveram entre os premiados

Por Luiz Soares

Jogadores do Fluminense comemoram mais uma vez o troféu do brasileiro 2012 (Foto: Miguel Schincariol)

Apita o fim do jogo! Como o término de uma partida, mas após muito mais que 90 minutos, termina oficialmente o campeonato Brasileiro 2012. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) acabou de realizar o evento “Craque do Brasileirão”, em São Paulo. Diferente de outros anos, o evento foi marcado pelo grande zelo ao protocolo sob apresentação de Cleber Machado e Carol Galan. A presença de muitas autoridades também foi um destaque do evento, principalmente pelo momento político que vive o País com a realização da Copa do Mundo 2014. A seleção do campeonato teve a predominância de jogadores do campeão e vice (Fluminense e Atlético – MG). Quatro Maiores foram representados por Corinthians, Santos e São Paulo com um jogador cada.

Outro ponto interessante do evento, foi a participação de Marcelo de Campos Pinto, diretor executivo da Globo Esportes, solicita uma reflexão aos responsáveis pelo futebol brasileiro no que se refere à Copa do Mundo 2014. Para Campos Pinto, é motivo de preocupação mundial a presença de pessoas na beira dos gramados brasileiros, que não são envolvidas com o espetáculo. Para ele o País deve aproveitar a oportunidade para fazer com que essa organização “não deva nada para outros eventos, como os europeus”. Além disso, enfatizou sobre o cuidado com o credenciamento da imprensa para esse campeonato.

O evento ainda deu espaço para a escolha da Musa do Brasileirão. Martina Spier, representante do Grêmio, foi a vencedora deixando as musas de Náutico e Corinthians. Foi eleito também o trio de arbitragem. O árbitro eleito é Wilton Pereira Sampaio e os assistentes Altemir Hausmann e Cleber Lúcio Gil.

A seleção

O momento mais importante do evento foi a apresentação da seleção do brasileirão 2012. Mesmo sem novidades foram apresentados os 11 craques do campeonato. Destaque para os jogadores do Fluminense: o goleiro Diego Cavalieri; o lateral esquerdo Carlinhos; o segundo volante Jean; e o atacante, artilheiro e craque do campeonato Fred. Já o Atlético (MG) emplacou outros quatro jogadores: a dupla de zagueiros Rever e Leonardo Silva; o lateral direito, Marcos Rocha; e o meio campo Ronaldinho Gaúcho. Completam a lista o volante Paulinho, do Corinthians; o meia Lucas, do São Paulo e o atacante Neymar, do Santos, que também levou o prêmio de gol do ano, feito contra o Atlético (MG), na Vila Belmiro, em 18 de outubro. O técnico do brasileirão foi Abel Braga.

Os vencedores de suas posições na entrega dos prêmios de craque do brasileirão (Foto: Bruno Santos / Terra)

O evento ainda teve premiações especiais, como o craque da galera, para Ronaldinho Gaúcho, Bernard, do Altético (MG) foi a revelação, além dos prêmios já citados para o artilheiro Fred e o gol do ano. Os campeões da Série D, Sampaio Correa; Série C, Oeste de Itápolis e Série B, Goiás, receberam suas taças. E no final, o campeão brasileiro 2012, Fluminense.

Veja abaixo a lista completa da seleção do campeonato:

Goleiro: Diego Cavalieri, Fluminense

Lateral direito: Marcos Rocha, Atlético (MG)

Zagueiro central: Rever, Atlético (MG)

Quarto zegueiro: Leonardo Silva, Atlético (MG)

Lateral esquerdo: Carlinhos, Fluminense

Volante: Paulinho, Corinthians

Segundo volante: Jean, Fluminense

Meia: Lucas, São Paulo

Meia: Ronaldinho Gaúcho, Atlético Mineiro

Atacante: Fred, Fluminenese

Atacante: Neymar

Técnico: Abel Braga, Fluminense

Prêmios especiais:

Craque do Brasileirão: Fred, Fluminense

Gol do ano: Neymar, Santos  – gol contra o Atlético-MG

Craque da galera: Ronaldinho gaúcho, Atlético (MG)

Revelação do campeonato: Bernard, Atlético (MG).