ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Festa Craque do Brasileirão, os melhores do futebol em 2012

Representantes dos Quatro Maiores clubes de São Paulo estiveram entre os premiados

Por Luiz Soares

Jogadores do Fluminense comemoram mais uma vez o troféu do brasileiro 2012 (Foto: Miguel Schincariol)

Apita o fim do jogo! Como o término de uma partida, mas após muito mais que 90 minutos, termina oficialmente o campeonato Brasileiro 2012. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) acabou de realizar o evento “Craque do Brasileirão”, em São Paulo. Diferente de outros anos, o evento foi marcado pelo grande zelo ao protocolo sob apresentação de Cleber Machado e Carol Galan. A presença de muitas autoridades também foi um destaque do evento, principalmente pelo momento político que vive o País com a realização da Copa do Mundo 2014. A seleção do campeonato teve a predominância de jogadores do campeão e vice (Fluminense e Atlético – MG). Quatro Maiores foram representados por Corinthians, Santos e São Paulo com um jogador cada.

Outro ponto interessante do evento, foi a participação de Marcelo de Campos Pinto, diretor executivo da Globo Esportes, solicita uma reflexão aos responsáveis pelo futebol brasileiro no que se refere à Copa do Mundo 2014. Para Campos Pinto, é motivo de preocupação mundial a presença de pessoas na beira dos gramados brasileiros, que não são envolvidas com o espetáculo. Para ele o País deve aproveitar a oportunidade para fazer com que essa organização “não deva nada para outros eventos, como os europeus”. Além disso, enfatizou sobre o cuidado com o credenciamento da imprensa para esse campeonato.

O evento ainda deu espaço para a escolha da Musa do Brasileirão. Martina Spier, representante do Grêmio, foi a vencedora deixando as musas de Náutico e Corinthians. Foi eleito também o trio de arbitragem. O árbitro eleito é Wilton Pereira Sampaio e os assistentes Altemir Hausmann e Cleber Lúcio Gil.

A seleção

O momento mais importante do evento foi a apresentação da seleção do brasileirão 2012. Mesmo sem novidades foram apresentados os 11 craques do campeonato. Destaque para os jogadores do Fluminense: o goleiro Diego Cavalieri; o lateral esquerdo Carlinhos; o segundo volante Jean; e o atacante, artilheiro e craque do campeonato Fred. Já o Atlético (MG) emplacou outros quatro jogadores: a dupla de zagueiros Rever e Leonardo Silva; o lateral direito, Marcos Rocha; e o meio campo Ronaldinho Gaúcho. Completam a lista o volante Paulinho, do Corinthians; o meia Lucas, do São Paulo e o atacante Neymar, do Santos, que também levou o prêmio de gol do ano, feito contra o Atlético (MG), na Vila Belmiro, em 18 de outubro. O técnico do brasileirão foi Abel Braga.

Os vencedores de suas posições na entrega dos prêmios de craque do brasileirão (Foto: Bruno Santos / Terra)

O evento ainda teve premiações especiais, como o craque da galera, para Ronaldinho Gaúcho, Bernard, do Altético (MG) foi a revelação, além dos prêmios já citados para o artilheiro Fred e o gol do ano. Os campeões da Série D, Sampaio Correa; Série C, Oeste de Itápolis e Série B, Goiás, receberam suas taças. E no final, o campeão brasileiro 2012, Fluminense.

Veja abaixo a lista completa da seleção do campeonato:

Goleiro: Diego Cavalieri, Fluminense

Lateral direito: Marcos Rocha, Atlético (MG)

Zagueiro central: Rever, Atlético (MG)

Quarto zegueiro: Leonardo Silva, Atlético (MG)

Lateral esquerdo: Carlinhos, Fluminense

Volante: Paulinho, Corinthians

Segundo volante: Jean, Fluminense

Meia: Lucas, São Paulo

Meia: Ronaldinho Gaúcho, Atlético Mineiro

Atacante: Fred, Fluminenese

Atacante: Neymar

Técnico: Abel Braga, Fluminense

Prêmios especiais:

Craque do Brasileirão: Fred, Fluminense

Gol do ano: Neymar, Santos  – gol contra o Atlético-MG

Craque da galera: Ronaldinho gaúcho, Atlético (MG)

Revelação do campeonato: Bernard, Atlético (MG).