ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Fifa inicia venda de ingressos com alta procura

Começou a busca por um lugar no maior evento da terra. A Copa do Mundo do Brasil.

Por Vladimir da Costa

A tão sonhada compra dos ingressos para a Copa do Mundo de 2014 teve seu pontapé oficial nesta terça-feira, a partir das 07:00 e como era de se esperar, site lento e muita paciência para os torcedores que buscavam garantir, não o ingresso, mas concorrer a uma entrada para os jogos.

Nesta primeira fase, que vai até 10 de outubro, os torcedores poderão se registrar no site da entidade para ficarem aptos ao sorteio que será realizado mais adiante, de acordo com o número de solicitações.

Segundo dados da Fifa foram registrados 14.104 pedidos para 81.821 ingressos. Somente na primeira hora. Os cinco países com maior quantidade de solicitações foram: Brasil, Argentina, Estados Unidos, Austrália e Inglaterra.

A partir do registro, os consumidores sorteados serão comunicados, e a Fifa cobrará o valor da entrada entre os dias 5 a 28 de novembro pelo cartão de crédito indicado na hora do pedido inicial. Cada torcedor pode fazer o pedido de até quatro ingressos, por CPF.

A compra foi feita por etapas e em cada uma delas, o tempo de espera e conclusão chegava à 10 minutos. Os torcedores terão à disposição bilhetes para todas as categorias e todos os confrontos do torneio, que acontecerá de 12 de junho a 13 de julho.

No final da operação, o site fornece um número de solicitação para os torcedores para que o pedido possa ser acompanhado via internet. No cadastro, os consumidores podem optar pela entrega em domicílio ou retirada em algum ponto estipulado pela Fifa.

Para aqueles que pretendem concorrer a um ingresso ao jogo do Brasil, vai precisar, além do dinheiro de muita sorte. Logo nas primeiras horas os jogos da Seleção já apareciam com uma tarja vermelha, indicando alta demanda. Muitos pedidos para um número menor de bilhetes. Os mais procurados até então foram todos os jogos do Brasil em São Paulo, Brasília e Fortaleza, o jogo 11, que acontecerá no Maracanã, e a final do torneio, também no estádio carioca. Em sete horas, mais de 1 milhão de entradas já haviam sido solicitadas.

Divisão de carga entre as categorias

Durante a coletiva de apresentação dos preços, o diretor de marketing da Fifa, Thierry Weil, disse que serão 500 mil ingressos destinados exclusivamente para brasileiros, apesar de o guia publicado no site da entidade falar em 400 mil. Se for cumprida os bilhetes da categoria 4 corresponderão a 45% da carga total colocada à venda para o público geral (1,1 milhão). Confira abaixo a divisão de todos os ingressos, segundo a Fifa:

ingressos_divisao

Divisão dos ingressos para a Copa do Mundo de 2014 (Foto: Fifa)

Se levado em conta os preços de inteira da categoria 4 para a Copa de 2014, o custo é mais alto para todas as partidas em comparação com Copa de 2010: em média, 43% de aumento.

Tanto no Brasil quanto na África do Sul, os bilhetes da categoria 4 foram reservados pela Fifa exclusivamente para os moradores do país-sede.

Confira a tabela dos valores do ingresso para toda a copa do Mundo:

valor ingresso

Valores dos ingressos para as partidas e suas respectivas categorias