Mano Meneses técnico da seleção deixa birra pessoal e convoca o artilheiro.

Por Paulo Edson Delazari
O artilheiro do brasileirão Fred está de volta à seleção. (Foto Reuters).

Fred está de volta a seleção brasileira para o superclássico. (Foto: Reuters)

Mano Menezes surpreende e convoca o artilheiro e campeão do Brasileirão Fred de volta à seleção brasileira. O atacante apareceu na lista divulgada pelo treinador para a disputa do Superclássico das Américas contra a Argentina, no dia 21. O técnico ainda atendeu aos clamores populares e também convocou o goleiro tricolor Diego Cavalieri.

Fred e Cavalieri são esperados na seleção brasileira há algum tempo. Os dois estão em grande fase e são os maiores nomes da campanha que levou o Fluminense ao título brasileiro com três rodadas de antecedência. Fred é o artilheiro da competição, com 19 gols marcados. Já Cavalieri é unanimemente o melhor goleiro, comandando a defesa menos vazada do torneio.

Preterido em todas as convocações até hoje, Fred já tinha até dito até que não tinha mais esperanças de voltar à seleção brasileira enquanto Mano Menezes fosse o comandante. O pai do atacante, Juarez Pinheiro, havia dito que o filho teria ‘inventado’ uma lesão para pedir dispensa de uma convocação em setembro do ano passado. Isso teria ‘queimado’ o jogador com Mano.

A lista divulgada por Mano ainda tem mais três jogadores do campeão Fluminense: o lateral-esquerdo Carlinhos, o volante Jean e o meia Thiago Neves. Wellington Nem, com uma luxação no cotovelo direito, ficou de fora da lista.

Cavalieri ganha sua primeira oportunidade na seleção. (Foto: Thiago Leme/ESPN)

Mano Menezes ainda atendeu aos clamores de São Paulo e Grêmio e não convocou nenhum jogador dos dois clubes para o Superclássico. Os times tricolores ainda estão na disputa da Copa Sul-Americana e poderiam ser prejudicados pela lista da seleção. Mano só não poupou o Corinthians, que pretendia ter seus atletas ‘esquecidos’ para continuar o planejamento para o Mundial. Três jogadores alvinegros foram convocados: o lateral-esquerdo Fábio Santos e os volantes Ralf e Paulinho.

São seis jogadores novos em relação à convocação para o primeiro jogo do Superclássico. Uma das maiores surpresas na lista de Mano foi o zagueiro Durval, do Santos. Os tricolores Cavalieri, Jean e Fred, o botafoguense Fellype Gabriel e o atleticano Leonardo Silva são as outras caras novas.

Veja a lista completa de convocados:

Goleiros: 
Diego Cavalieri (Fluminense)
Jefferson (Botafogo)

Laterais:
Carlinhos (Fluminense)
Fábio Santos (Corinthians)
Lucas Marques (Botafogo)
Marcos Rocha (Atlético Mineiro)

Zagueiros:
Durval (Santos)
Leonardo Silva (Atlético Mineiro)
Réver (Atlético Mineiro)

Volantes:
Arouca (Santos)
Jean (Fluminense)
Paulinho (Corinthians)
Ralf (Corinthians)

Meias:
Bernard (Atlético Mineiro)
Fellype Gabriel (Botafogo)
Thiago Neves (Fluminense)

Atacantes:

Fred (Fluminense)
Leandro Damião (Internacional)
Neymar (Santos)