ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Galo vence com gol de “hermano” e afunda o verdão

Dátolo sai do banco e comanda a vitória mineira com um gol e uma assistência

Por Anderson Marinho
Argentino Dátolo roubou a cena no Independência. Foto: Ramon Bittencourt / Agência Lance

Argentino Dátolo roubou a cena no Independência. Foto: Ramon Bittencourt / Agência Lance

O Palmeiras foi à Belo Horizonte encarar o Atlético-MG, no estádio Independência, em partida válida pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro 2014 em busca de reabilitação, mas o Galo levou a melhor vencendo por 2 a 1, com gols marcados por Diego Tardelli e o argentino Dátolo, Henrique descontou para o verdão.

Com o resultado o alviverde ampliou o jejum de vitórias na competição, já oito jogos sem vencer, e ocupa agora o 14° lugar na tabela de classificação, apenas um ponto acima da zona de rebaixamento.  O triunfo levou o Atlético-MG à 6ª colocação com 22 pontos, três pontos abaixo do G4.

O Jogo

O duelo começou equilibrado, com muita disposição em ambos os lados, mas faltava qualidade para as equipes acertarem o último passe, principalmente do lado alviverde, e o torcedor viu um primeiro tempo com muitos erros individuais e seis lances de impedimento bem assinalados pela arbitragem.

Diego Tardelli abriu o placar para o Galo. Foto: Gil Leonardi/ Gazeta Press

Diego Tardelli abriu o placar para o Galo. Foto: Gil Leonardi/ Gazeta Press

O meio de campo palmeirense não funcionou, com exceção ao argentino Allione que demonstrou qualidade, Renato, Wesley e Felipe Menezes não tiveram uma noite feliz e o verdão pouco criou. A melhor chance veio aos nove minutos em chute de Weldinho para boa defesa de Victor.

Na defesa Tobio falhou, aos 19 minutos, e por pouco Jô não abriu o placar em chute perigoso que saiu rente a trave de Fábio.

Três minutos depois, Diego Tardelli aproveitou o espaço pelo lado esquerdo do ataque atleticano e chutou cruzado obrigando o arqueiro alviverde a se esticar todo e fazer uma grande defesa.

Ineficiente no setor de criação o Palmeiras errava muitos passes e foi castigado aos 44 minutos. O argentino Dátolo, que havia entrado na vaga do contundido Guilherme, deu bela assistência para Diego Tardelli na entrada da área, o atacante dominou e chutou de pé esquerdo, no ângulo direito de Fábio, sem chances para o goleiro palmeirense.

Etapa Complementar

Henrique marcou o único gol do verdão. Foto: Ramon-Bitencourt / Agência-Lance

Henrique marcou o único gol do verdão. Foto: Ramon-Bitencourt / Agência-Lance

O Palmeiras voltou do intervalo com mais disposição em busca do empate e chegou à igualdade aos nove minutos, após cobrança de escanteio de Allione pela direita, Felipe Menezes fez o desvio de cabeça no primeiro pau e Henrique, mesmo marcado por Pierre, se esticou para desviar de pé esquerdo e deixar tudo igual.

O alviverde porém não manteve o ímpeto e permitiu a reação do Galo que passou a controlar as ações no restante do segundo tempo.

Aos 14 minutos, após mais um vacilo da zaga alviverde, Jô recebeu passe em profundidade e saiu cara a cara com Fábio, o atacante chutou cruzado e o arqueiro fez grande defesa para salvar o verdão.

Sete minutos depois, Marcos Rocha acionou o veloz Luan dentro da área. O atacante protegeu a bola para fazer o giro de corpo em direção ao gol e foi empurrado por Tobio. Pênalti não marcado pelo árbitro Wagner do Nascimento Magalhães.

O Palmeiras se postou no setor defensivo, sem arriscar , valorizando o empate e os quinze minutos finais foram de pressão atleticana em busca da vitória.

Dátolo comemora o gol da vitória atleticana. Foto:  Cristiane-Mattos / Futura-Press

Dátolo comemora o gol da vitória atleticana. Foto: Cristiane-Mattos / Futura-Press

Aos 38 minutos, Dátolo recebeu lançamento por cima, dentro da área, e chegou batendo de primeira, a queima- roupa, mas Fábio fez grande defesa  e evitou o gol do argentino.

O “hermano”, no entanto, decidiria a partida cinco minutos depois. Luan fez grande jogada pela direita e cruzou rasteiro, Tobio cortou mal e Dátolo chegou batendo de primeira para garantir a vitória do Galo.

O Palmeiras volta à campo agora no próximo domingo às 16h00, no estádio do Pacaembu, para a disputa do clássico contra o São Paulo, precisando da vitória para escapar da zona de rebaixamento.

Já o Atlético-MG visita o Figueirense, no mesmo dia às 18h00, no estádio Orlando Scarpelli em Florianópolis.