Após pessímo comportamento da torcida na semifinal do paulista, FPF toma medida de segurança.

Por Paulo Edson Delazari

Sede da Gaviões da Fiel, em São Paulo. (Foto: Daniel Romeu / Globoesporte.com)

A Federação Paulista de Futebol proibiu a Gaviões da Fiel, maior torcida uniformizada do Corinthians, de frequentar os estádios de São Paulo. Em comunicado emitido na tarde desta quarta-feira veio a decisão da entidade. O grupo foi punido por incidentes ocorridos na semifinal do Campeonato Paulista, no último domingo, contra o São Paulo. A decisão foi tomada após relatório enviado pelo Comando do Segundo Batalhão de Polícia de Choque.

Na documentação, consta que bombas caseiras e baquetas, que servem como instrumentos musicais, foram arremessadas em direção à torcida são-paulina no clássico. Também são citados assentos danificados no Morumbi, e folhetos distribuídos com letras de cânticos ofensivos e de provocações contra os adversários.

Nenhum cidadão poderá entrar nos estádios com roupas e objetos que identifiquem a Gaviões até que se conclua a apuração da responsabilidade dos fatos indicados no relatório. Não há um prazo determinado no comunicado da FPF. Neste domingo, o Corinthians recebe o Santos, no Pacaembu, no primeiro jogo da final do Paulistão. A segunda partida está marcada para o dia 1985985, na Vila Belmiro.

Além da facção, o torcedor Marcos Sérgio da Silva foi proibido de frequentar os estádios por três meses. Segundo o comunicado, ele foi enquadrado no Estatuto de Defesa do Torcedor. A medida é válida também para os jogos da Libertadores, ou seja, a Policia Militar de São Paulo não permitira nada que cite a torcida nos estádios.