ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Gaviões da Fiel banida dos estádios paulistas.

Após pessímo comportamento da torcida na semifinal do paulista, FPF toma medida de segurança.

Por Paulo Edson Delazari

Sede da Gaviões da Fiel, em São Paulo. (Foto: Daniel Romeu / Globoesporte.com)

A Federação Paulista de Futebol proibiu a Gaviões da Fiel, maior torcida uniformizada do Corinthians, de frequentar os estádios de São Paulo. Em comunicado emitido na tarde desta quarta-feira veio a decisão da entidade. O grupo foi punido por incidentes ocorridos na semifinal do Campeonato Paulista, no último domingo, contra o São Paulo. A decisão foi tomada após relatório enviado pelo Comando do Segundo Batalhão de Polícia de Choque.

Na documentação, consta que bombas caseiras e baquetas, que servem como instrumentos musicais, foram arremessadas em direção à torcida são-paulina no clássico. Também são citados assentos danificados no Morumbi, e folhetos distribuídos com letras de cânticos ofensivos e de provocações contra os adversários.

Nenhum cidadão poderá entrar nos estádios com roupas e objetos que identifiquem a Gaviões até que se conclua a apuração da responsabilidade dos fatos indicados no relatório. Não há um prazo determinado no comunicado da FPF. Neste domingo, o Corinthians recebe o Santos, no Pacaembu, no primeiro jogo da final do Paulistão. A segunda partida está marcada para o dia 19, na Vila Belmiro.

Além da facção, o torcedor Marcos Sérgio da Silva foi proibido de frequentar os estádios por três meses. Segundo o comunicado, ele foi enquadrado no Estatuto de Defesa do Torcedor. A medida é válida também para os jogos da Libertadores, ou seja, a Policia Militar de São Paulo não permitira nada que cite a torcida nos estádios.