ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Guardiola será o novo técnico do Bayern de Munique.

Contudo o treinador atará somente em maio/2013.

Por Paulo Edson Delazari

Um dia depois do porta-voz do Bayern de Munique desmentir o interesse em Pep Guardiola com veemência, o clube bávaro confirmou oficialmente nesta quarta-feira a contratação do ex-técnico do Barcelona. A curiosidade é que, em declarações recentes para a Federação Inglesa (FA), o treinador afirmou que desejava trabalhar em algum clube do Reino Unido. Isso pode até ocorrer, mas agora só a partir de meados de 2016, quando acabará o compromisso com o time alemão.

Os valores não foram revelados, mas Guardiola acertou as bases do contrato, numa reunião com Karl-Heinz Rummenigge, presidente do clube e ex-craque da seleção alemã, no fim do ano passado. O técnico, entretanto, só assumirá o comando em junho, após o término da atual temporada, substituindo Jupp Heynckes.

– Estamos muito felizes de anunciar a contratação de Guardiola, já que foi cobiçado por muitos clubes, e é um sucesso que vencemos essa concorrência. É um dos treinadores mais vencedores do mundo. Pep é um dos treinadores mais vencedores do mundo, e estamos seguros de que dará muito brilho, não só ao Bayern, mas também ao futebol alemão – declarou Rummenigge em um comunicado oficial na página do Bayern.

O atual chefe Jupp Heynckes se aposentará do futebol após 24 anos de carreira como treinador.  Com outras duas passagens pelo clube, ele reassumiu o Bayern em 2011 e levou o time para a final da Liga de Campeões na temporada passada, mas ainda não ganhou nenhum título em sua despedida – embora esteja encaminhando a conquista do Campeonato Alemão, com nove pontos de vantagem na liderança após 17 rodadas. Na atual edição da Champions, os bávaros enfrentarão o Arsenal pelas oitavas de final.

– Entendemos e respeitamos a decisão de Heynckes e para compensá-lo queremos ganhar a Bundesliga de presente – completou Rummenigge, citando a boa margem no Alemão para o vice-líder Bayer Leverkusen.

Jupp Heynckes abraça Guardiola quando ainda era treinador do Barcelona (Foto: Reprodução)

Próximo de completar 42 anos no próximo dia 18, Guardiola não trabalha oficialmente desde maio do ano passado, quando deixou o Barcelona após longa trajetória de sucesso para um ano de férias junto à família em Nova York, nos Estados Unidos. No time catalão, Pep conquistou 14 títulos como treinador em 19 possíveis, sendo duas Liga dos Campeões da Uefa e um Mundial de Clubes da Fifa. A despedida veio com a Copa do Rei de 2011/2012.