ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Holanda supera Austrália com dificuldade e está perto dais oitavas.

Laranja mecânica torce por Chile, para avançar logo as oitavas de final.

Por Paulo Edson Delazari
Robben dá outra bela arrancada e faz o 3º na Copa 2014. (Foto: Getty)

Robben dá outra bela arrancada e faz o 3º na Copa 2014. (Foto: Getty)

A Holanda está muito, muito perto da classificação para as oitavas de final da Copa do Mundo da FIFA depois da vitória, desta quarta-feira, sobre a Austrália, por 3 a 2. Quem esteve no estádio Estádio Beira-Rio assistiu a um dos melhores espetáculos deste Mundial e a alguns gols verdadeiramente incríveis.

Porto Alegre nunca vai esquecer esta partida, em que a Austrália fez tudo, mas mesmo tudo, para travar a super-favorita Holanda, que vinha da goleada, por 5 a 1, sobre a campeã mundial Espanha. É verdade que, aos 20 minutos, os torcedores começaram a pensar que seria mais um passeio para a seleção europeia, mas não foi bem assim.

Arjen Robben, em autêntico excesso de velocidade, correu todo o meio-campo ofensivo e atirou para o primeiro gol do jogo. Os adeptos holandeses ainda estavam em pé a celebrar quando a Austrália empatou, naquele que será, certamente, um dos gols mais bonitos da Copa. Bola longa alçada na área holandesa e Tim Cahill acertou um lindo chute, de primeira, com a canhota! Indefensável para Cillessen.

Cahil fez um golaço de primeira, uma pintura. (Foto: Getty).

Cahil fez um golaço de primeira, uma pintura. (Foto: Getty).

Os australianos entusiasmaram-se e chegaram mesmo a dominar partes do duelo – Mark Bresciano falhou e a virada veio no arranque do segundo tempo, num pênalti cobrado pelo capitão Mile Jedinak, diga-se de passagem duvidoso. atrá no placar, a Holanda mostrou a capacidade de reação que já tinha tido contra a Espanha.

Van Persie acerta um chutaço e iguala partida diante da Austrália. (Foto: Getty)

Van Persie acerta um chutaço e iguala partida diante da Austrália. (Foto: Getty)

Aos 13 minutos do segundo tempo, Wesley Sneijder serviu Robin van Persie – suspenso contra o Chile devido segundo cartão amarelo, o capitão encheu o pé no meio do gol e mostrou toda a sua classe para empatar e igualar-se o alemão Thomas Muller como artilheiro (três gols) da Copa até agora.

A emoção não parava no Beira-Rio e a Austrália ficou muito perto do terceiro, perdido por Mathew Leckie em chance incrível, ele pagou o preço por esse erro. Logo na resposta Van Persie fez a assistência e Memphis Depay, que se tornou no mais jovem holandês a marcar numa Copa do Mundo.  O atleta, de 20 anos, sacramentou a partida e, praticamente, a classificação para as oitavas de final. Autor de mais uma grande exibição, Robben foi eleito o Craque do Jogo pela FIFA.

A Austrália ainda não foi eliminada, já que Espanha e Chile se enfrentam. Caso a Espanha vença hoje e a seleção Australiana vença a Espanha posteriormente e o Chile perca para Holanda, a segunda vaga ficará definida no saldo de gols.