Ingredientes de como será o término do Brasileirão 2012

 Fim do primeiro turno já dá ingredientes de como será o término do Brasileirão 2012

Por Luiz Soares

Termina o campeonato Brasileiro! Não, mas parecia. Isso por dois motivos. Um, por marcar a última rodada do primeiro turno do campeonato, a 19ª, vencido pelo Atlético-MG com 42 pontos. E pelo fato da rodada ser marcada por clássicos espalhados por diferentes partes do País. O que se viu foi rivais jogando seu melhor futebol para arrancar pontos dos adversários, mais que isso, para alguns o jogo foi tratado com uma grande final, com direito a comemorações. Ao todo, foram sete clássicos, envolvendo times de Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. Com isso, já foi possível perceber como pode ser o clima do último jogo de cada um desses times que voltarão a jogar com seus rivais.

Uma questão interessante da rodada é que, quase todos os times considerados como candidatos à disputa do título, venceram. O Fluminense (2º colocado), venceu o Vasco (4º) por 2 a 1 e está colado ao Atlético – MG (1º) que empatou com o Cruzeiro (8º) em 2 a 2, dando uma exceção entre aqueles que disputam o título. Outro que ainda acredita na busca pelo título é o Grêmio (3º), que venceu o Internacional (6º) por 1 a 0. Por fim, outro que também luta pelo título ou, no mínimo, por uma vaga na Libertadores 2013, é o São Paulo (5º), que venceu o Corinthians (12º), por 2 a 1, atuando como visitante. Esta é outra curiosidade, desses clássicos, Fluminense, São Paulo e Grêmio, foram os vencedores atuando como visitantes, o mesmo aconteceu com o Santos (10º) que venceu o Palmeiras (17º) por 2 a 1 no estádio do Pacaembu.

Dois clássicos ficaram no empate. O jogo entre Botafogo (7º) e Flamengo (9º), que tiveram um jogo praticamente travado no meio de campo. Além disso, Náutico (11º) e Sport (19º) também ficaram no empate sem gols. Outro empate foi o jogo entre Bahia (16º) e Atlético – GO (18º) de 1 a 1, que não se trata de um clássico regional, mas pela situação dos times na tabela do campeonato, se tornou o clássico dos desesperados, que lutam para sair da zona do rebaixamento. Jogo este que dificultou a vida do Palmeiras, que agora está no Z-4 com o mesmo número de pontos que o Atlético – GO e dois a mais que o último colocado Figueirense (20º) que tem 14. Figueirense, que venceu o Coritiba (15º) por 3 a 1 e agora embolou toda a zona de rebaixamento.

Outro jogo que também não se trata de um grande clássico, mas não deixa de ser um, foi a partida entre Ponte Preta (13º) e Portuguesa (14º). Isso porque os dois times são as duas forças menores do futebol paulista após os Quatro Maiores, que participam do campeonato. Além disso, são rivais diretos por estarem, com apenas um ponto de diferença entre si, 23 e 22, respectivamente, e são os últimos na zona de classificação para a copa Sul Americana.

Com todos esses temperos, essa última rodada deu todos os motivos necessários para o torcedor, que ainda tem dúvida sobre a continuação do campeonato, ficar ligado que muita coisa ainda pode acontecer. E, independente do que for, será emocionante.