ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Libertadores pode ter Corinthians e São Paulo na fase de Grupos

O sorteio é dia 21/12/2012, mas a definição dos cabeças de chave reservam surpresas.

Por Paulo Edson Delazari 

Rogério da faixa de capitão a Lucas para erguer a taça da Sulamericana 2012. (Foto: AFP)

O sorteio da Libertadores será dia 21 de Dezembro de 2012 em Assunção, na sede da Conmebol às 11h00 (horário de Brasilia), contudo, algumas definições já foram tomadas, dentre elas esta o emparelhamento dos cabeças de chave. Corinthians e Fluminense foram considerados cabeças de chave, os outros foram: Arsenal de Sarandí, Vélez Sarsfield (ambos da Argentina), Independiente Santa Fé (Colômbia), Deportivo Lara (Venezuela), Sporting Cristal (Peru) e Barcelona de Guayaquil (Equador).

Como a Conmebol realiza um rodízio para estabelecer os protagonistas do sorteio, o pote 2 foi completado pelas duas melhores equipes de Bolívia (The Strongest e San José), Chile (Universidad de Chile e Huachipato), Paraguai (Libertad e Cerro Porteño) e Uruguai (Nacional e Peñarol).

O pote 3 terá os argentinos Newell’s Old Boys e Boca Juniors, os brasileiros Palmeiras e Atlético-MG e mais um clube de Venezuela (Caracas), Colômbia (Millonarios), Equador (Emelec) e Peru (Real Garcilaso).

Os mexicanos Toluca e Tijuana são os únicos confirmados no pote 4, que terá mais seis times vindos da fase prévia – em que estão Grêmio, São Paulo, Tigre (Argentina), Deportes Iquique (Chile), Deportes Tolima (Colômbia), LDU (Equador), León (México), Olimpia (Paraguai), Universidad César Vallejo (Peru), Defensor (Uruguai) e Deportivo Anzoátegui (Venezuela), além do Bolívia 3 que será definido nesta quarta-feira no jogo entre Oriente Petrolero e Bolíviar.

Assim, já é possível ter uma ideia das piores e das melhores possibilidades para os times brasileiros. Os cabeças de chave Corinthians e Fluminense, por exemplo, podem cair em um grupo com Universidad de Chile, Boca Juniors  e Grêmio ou São Paulo. Por outro lado, podem ter como adversários Huachipato, Real Garcilaso e Deportivo Anzoátegui, caso este se classifique. Os brasileiros do pote 3 não podem cair nas chaves de Timão e Flu.

Já a pré Libertadores pode reservar um jogo entre São Paulo e Grêmio, do contrário os adversários do Tricolor Paulista podem ser Tolima e o time que correu no Morumbi, o Tigre da Argentina, alegando ter sido agredido nos vestiários do Morumbi no intervalo da decisão da Sulamericana que teve o São Paulo como campeão.