ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Manchester United fecha rodada com derrota para o Everton

Na estreia de Van Persie, os Diabos Vermelhos perdem por 1 a 0 fora de casa.

Por Eduardo do Carmo

Rooney faz cara feia para o revés do time de Manchester fora da casa // Foto: Getty Images

O Manchester United fechou a primeira rodada do Campeonato Inglês com resultado negativo. Nesta segunda-feira, no Goodison Park, a equipe do técnico Alex Ferguson sofreu com a boa atuação do Everton e perdeu por 1 a 0.

A partida marcou a estreia de Van Persie (ex-Arsenal), recém-contratado. O holandês entrou na etapa complementar, já com o placar final do duelo e, com pouco tempo, não conseguiu evitar a derrota.

Na próxima rodada, o Old Trafford recebe o primeiro compromisso do Manchester como mandante. O Adversário será o Fulham, no sábado, às 11h. No mesmo dia e horário, o Everton visita o Aston Villa.

O estilo de jogo do Everton surpreendeu o Manchester United, que foi salvo na primeira etapa pelo seu goleiro. A equipe da casa marcava no campo ofensivo e dificultava a saída de jogo do adversário. No entanto, no segundo tempo, a pressão inicial foi tão grande que o gol da vitória saiu de forma rápida. Os Diabos Vermelhos não tiveram forças para buscar o empate.

Com grandes defesas, De Gea salva o Manchester United na primeira etapa

Com maior posse de bola no início do jogo, o Everton chegou pela primeira vez com perigo, aos 14 minutos. Fellaini avançou pela esquerda, invadiu a área e, sem ângulo, finalizou na trave. Aos 22, o Manchester United teve a sua primeira oportunidade nos pés do português Nani. O atacante recebeu na intermediária, arriscou de fora da área e a bola passou à direita do gol de Howard.

Aos 24 minutos, escanteio para o time da casa. Após cobrança, De Gea afastou da pequena área e a bola sobrou para Pienaar, que tentou encobrir o goleiro, mas De Gea estava ligado e voltou a tempo para tirar com a ponta dos dedos. Os Diabos Vermelhos voltaram ao campo ofensivo, aos 27 minutos. Em cobrança de falta perto da meia lua, Rooney colocou no canto direito, mas Howard espalmou para a linha de fundo.

A partir deste momento, o Everton criou algumas oportunidades para abrir o placar, mas De Gea foi fundamental para sustentar o marcador inalterado. Primeiro aos 32 minutos, quando Pienaar finalizou rasteiro no canto esquerdo para ótima intervenção do arqueiro do Manchester. Aos 39, os visitantes voltaram a assustar o goleiro Howard. Welbeck dividiu com a zaga, chutou fraco e a bola saiu devagar pela linha de fundo. Um minuto mais tarde, o Everton apareceu bem novamente. O grandalhão Fellaini ajeitou de cabeça e Osman soltou uma bomba para grande defesa, no reflexo, de De Gea. Já aos 44, Baines cobrou falta e De Gea tirou de mão trocada.

Pressão azul no Goodison Park

Fellaini, à direita, comemora o gol da vitória do Everton // Foto: EFE

O Everton voltou com tudo e continuou em busca do gol. Aos 3 minutos, Osman aproveitou sobra na área, arriscou de primeira e a bola carimbou o travessão. Aos 12 minutos, o time mandante aproveitou a altura de Fellaini e abriu o placar. Após cobrança de escanteio, o grandalhão subiu no terceiro andar e concluiu de cabeça para as redes.

Com o resultado adverso, o Manchester United passou a sair para o jogo, mas encontrava muita dificuldade para furar o bloqueio adversário. O time de Manchester conseguiu passar pela zaga, aos 21 minutos, e quase igualou. Kagawa deixou Cleverley em boa condição para a finalização. O meio-campista chutou, mas Jagielka salvou em cima da linha.

Van Persie estreia, mas não evita derrota do United

Van Persie estreia com derrota pelo Manchester United // Foto: Getty Images

Aos 23, o momento mais esperado pelos torcedores do Manchester United. Van Persie entrou no lugar de Welbeck, em sua estreia com a camisa vermelha. Em seu primeiro grande lance, o holandês tocou para Kagawa, que bateu prensado e viu a bola passar à esquerda da meta.

O brasileiro Anderson ainda entrou no finalzinho e teve a última oportunidade, aos 46, mas a bola saiu pela linha de fundo. Ao final da partida, muita festa dos torcedores do Everton que não comemorava uma vitória na primeira rodada da Premier League há quatro anos.

 

Outros resultados da 1ª rodada do Campeonato Inglês:

Arsenal 0 x 0 Sunderland

Fulham 5 x 0 Norwich

QPR 0 x 5 Swansea

Reading 1 x 1 Stoke City

West Brom 3 x 0 Liverpool

West Ham 1 x 0 Aston Villa

Newcastle United 2 x 1 Tottenham

Wigan 0 x 2 Chelsea

Manchester City 3 x 2 Southampton