Apenas 1 jogador por clube brasileiro foi convocado para não atrapalhar.

Por Paulo Edson Delazari

Kaká contra Coreia do Norte na Copa 2010. (Foto: Divulgação CBF)

O meia Kaká preterido de José Mourinho no Real Madri é a grande novidade da convocação do Técnico Mano Menezes para os amistosos contra o Iraque, em 11 de outubro, em Malmo, na Suécia, e diante do Japão, em Breslávia, na Polônia, cinco dias depois. Kaká não atuava pela seleção brasileira desde a derrota de 2×1 para Holanda pelas quartas de final do Mundial da África do Sul em 02 de Julho de 2010.

Além de Kaká outros 22 nomes estão na lista, contudo o treinador desta vez preferiu chamar somente 1 jogador de cada clube brasileiro para não atrapalhar as entidades nacionais de forma demasiada, desta forma os jogadores convocados estarão fora da competição nacional nas rodadas 29 e 30.

A previsão da entidade máxima do futebol brasileiro (CBF), diz que os jogadores chegarão em tempo de servir seus clubes para a 31ª rodada e informou que os convocados estarão no Brasil no dia 17 de outubro. Assim, os goleiros Victor (Atlético-MG) e Jefferson (Botafogo), o zagueiro Dedé (Vasco), os meio-campistas Fernando (Grêmio), Thiago Neves (Fluminense), Paulinho (Corinthians) e Lucas (São Paulo) e os atacantes Neymar (Santos) e Leandro Damião (Internacional) perderão duas partidas do campeonato nacional, nas rodadas 29 e 30.

Com o esquema elaborado por Mano Menezes o treinador acredita que se não houver maiores adversidades, estará tudo bem para os clubes brasileiros.

“- Exatamente nesse período no ano passado vivenciamos esta situação. Naquele período, fizemos a convocação sem limitador. Entendemos que dessa vez é possível sem prejuízo para o que consideramos prioritário, que é a Seleção. Para novembro não faremos nenhuma convocação de jogadores dentro do país, porque teremos uma interferência mais forte. A menos que não tenha mais probabilidade de prejuízo nenhum”. – disse o treinador.

A outra novidade da convocação de Mano Meneses ficou por conta dop nome de Leandro Castán, zagueiro que defende a Roma na Itália e ex- jogador do Corinthians. A delegação embarca para a Europa no dia 7 de outubro (domingo de eleições municipais) e treinará sempre na Polônia (só irá à Suécia para a partida com o Iraque, treinado por Zico). A previsão de chegada dos jogadores ao Brasil é na manhã de 17 de outubro, dia da 31ª rodada do Brasileirão.

 

Assim veja os convocados de Mano Menezes: