ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Messi faz dois e Barcelona vira pra cima do Atlético de Madri

Barcelona vira pra cima do Atlético e amplia ainda mais a vantagem na ponta do Espanhol

Por Vladimir da Costa

Em partida válida pela 16ª rodada do Campeonato Espanhol , o Barcelona manteve a tranquilidade e decidiu a parida de virada contra o Atlético de Madri. Com Messi marcando duas vez e Falcão Garcia uma, por sinal mais um belo gol do colombiano, o conjunto do Barça falou mais alto e os donos da casa saíram vencedores da partida, com o argentino reinando absoluto na artilharia do espanhol.

A partida

Mesmo jogando fora de casa, o Atlético de Madri começou a partida em cima dos donos da casa. Marcando forte, pressionando o catalães a darem chutões, o time colchonero, quando tinha a bola, saía rápido nos contra-ataques e era mais objetivo nas finalizações.

A primeira boa chance veio com Falcão Garcia, que aos oito minutos, aproveitou cruzamento de Koke, pela esquerda achando o artilheiro colombiano se antecipar a zaga para cabecear, a bola ainda bateu no pé da trave direita antes de sair.

Aos poucos o Atlético começava a dominar a partida. Sufocando o Barcelona no campo de defesa. Aos 23 minutos, Falcão Garcia foi lançado em velocidade, ganhou de Puyol na corrida, mas na hora de chutar, pegou mal na bola que saiu pela linha de fundo.

Falcão Garcia corta Puyol antes de abrir o marcador no Camp Nou. (Foto: Agência Reuters)

E não demorou para o time colchoneros abrir o placar. Garcia teve duas chances, e conhecendo o atacante, o Barça sabia que não podia mais vacilar, mas vacilou. Aos 30 minutos, o atacante não desperdiçou. Diego Costa roubou a bola no meio campo e lançou Falcão em velocidade. O colombiano invadiu a área pela esquerda e, ao melhor estilo Messi, deu uma cavadinha, encobrindo Valdés.

O Barcelona estava completamente envolvido pelo Atlético, o esquema coletivo de toque de bola rápido não funcionava, mas quando não vai no talento, vai na sorte, num lance pouco provável para o jogo pragmático do Barça. O lateral Adriano, o lateral, jogando pela direita, acertou um lindo chute de canhota, no ângulo direito do gol de Courtois, e deixou tudo igual aos 35 minutos.

O empate fez com que o dominador, passasse a ser dominado. De uma hora para a outra, os muitos passes errados fizeram com que o Barcelona fosse pra cima dos visitantes. E não demorou muito para o Barça virar a partida. Aos 44 minutos, depois de uma cobrança de escanteio, Busquets aproveitou a sobra de bola, deu driblou Mário Suárez e estufou as redes: virada no Camp Nou: 2 a 1.

Segundo tempo

O Atlético de Madri não conseguiu voltar do intervalo com o mesmo ímpeto que começou o primeiro e viu o Barcelona passear em campo, agora com Messi buscando mais a partida, o argentinou não demorou a marcar.

Aos 11 minutos o melhor do mundo dominou, ajeitou o corpo e bateu colocado, no cantinho, sem chance para Courtois, acabando de vez com as esperanças do colchonero e de quebra, ampliando sua impressionante marca, agora com 89 gols, apenas em 2012.

A partir daí, o Atlético parecia ter cansado, abdicando do ataque, sem forçar para esboçar qualquer reação. Dessa forma, os donos da casa fizeram da metade do segundo tempo pra frente, um treino de luxo.

Messi abraça Busquets, depois de marcar seu primeiro gol na partida. Ao todo, o argentino fez 90 gols no ano. (Foto: Agencia Reuters)

Sem se esforçar muito, novamente com Messi, o Barcelona chegou ao quarto gol na partida. Dentro da área, o zagueiro Godín resolveu tocar de calcanhar, mais rápido que Miranda, o argentino, pegou a bola de frente para o gol e não perdoou, fez mais um gol de cobertura, decretando mais uma bela vitória catalã no espanhol.

Com o resultado, o Barcelona chegou aos incríveis 46 pontos, 48 possíveis. Impressionante. Em segundo lugar vem o próprio Atlético, com 37. Em terceiro, 13 pontos atrás, vem o Real Madrid. Para completar a festa, Messi chegou a 90 gols no ano.