ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Montillo desencanta e Santos supera o Atlético Sorocaba

Camisa 10 marca o seu primeiro gol pelo peixe em jogo difícil fora de casa. 

Por Anderson Marinho

O Santos visitou o Atlético Sorocaba, no estádio Walter Ribeiro, em partida válida pela 11ª rodada do Campeonato Paulista 2013, sem Neymar, que cumpriu suspensão automática, o meia argentino Montillo foi o destaque, marcando o seu primeiro gol pelo alvinegro, e ajudou o peixe a superar a pressão dos donos da casa e conquistar a sexta vitória na competição por 2 a 1.

O jogo

André e Montillo marcaram os gols da vitória santista em Sorocaba. (Foto: Rodrigo Villalba / AE)

O duelo começou equilibrado, com as duas equipes se estudando muito, e o peixe encontrou dificuldades para impor o seu futebol diante do time sorocabano, que apostava na velocidade dos meias Carlinhos e Bruninho levando muito perigo à defesa santista.
A primeira oportunidade de gol foi do time da casa, aos 10 minutos, após cruzamento de Thiago Baiano, Thiago Marques dividiu com o goleiro Rafael, mas foi pego em posição de impedimento no momento da finalização

Aos 15 minutos, Arouca puxou o contra-ataque pelo meio, fez a abertura para Bruno Perez na direita e passou para receber de volta, driblou o goleiro e cruzou no segundo pau para Montillo desviar de cabeça e abrir o placar, marcando o seu primeiro gol com a camisa do peixe em 10 jogos. Atlético Sorocaba 0 x 1 Santos. Os anfitriões partiram pra cima em busca do empate, mantendo a posse de bola no campo de ataque, e deram muito trabalho para a defesa santista.

Aos 19 minutos, Carlinhos, em cobrança de falta pela direita, fez o levantamento para área do peixe, e após um bate-rebate a bola explodiu na trave do goleiro Rafael que fez a defesa e evitou o gol.

O Atlético seguiu pressionando, mas esbarrava na falta de qualidade no momento da finalização.

Aos 37, Carlinhos, em mais uma cobrança de falta pela direita, bateu direto, fechado, obrigado Rafael a fazer uma grande defesa.
Dois minutos depois, Bruninho fez bela jogada individual e arriscou da entrada da área, a bola desviou na zaga e passou com perigo por cima do gol defendido por Rafael.

O peixe voltou ao ataque aos 42 minutos, Cícero avançou em velocidade pela meia esquerda e serviu Giva que bateu colocado, a bola passou com perigo sobre o ângulo esquerdo da meta defendida por Marcelo Moreto, quase o segundo gol do alvinegro.

Aos 46 minutos, Cícero, de novo ele, avançou em velocidade pela esquerda, driblou Murilo e cruzou na cabeça de André que desviou para ampliar a vantagem do peixe. Atlético Sorocaba 0 x 2 Santos.

Embora o Atlético Sorocaba tenha dominado o primeiro tempo, marcando sob pressão e obrigando o peixe a jogar no contra-ataque, o time não conseguiu transformar o volume de jogo em gols e viu o Santos construir a vantagem em dois contra golpes rápidos e eficientes. Prevaleceu a qualidade individual do Peixe.

Etapa complementar

Montillo comemora o seu primeiro gol com a camisa do Santos. (Foto: Agnaldo Pereira / Futura Press)

As duas equipes retornaram para o segundo tempo se substituições.

Assim como na primeira etapa o time sorocabano partiu pra cima logo nos momentos iniciais e aos 3 minutos, Thiago Marques recebeu passe com liberdade, nas costa da zaga santista, saiu cara a cara com Rafael e com uma linda cavadinha encobriu o arqueiro santista para diminuir a vantagem. Atlético Sorocaba 1 x 2 Santos.

O peixe tentou responder aos seis minutos, Montillo fez boa abertura para André, livre de marcação na entrada da área, o atacante bateu de primeira, com a chapa do pé, buscando o ângulo esquerdo de Marcelo Moreto, mas a bola saiu com perigo pela linha de fundo.

Aos 10 minutos, Murilo, o mesmo que levou uma caneta do Cícero no lance do segundo gol santista, tentou recuar uma bola e acabou encobrindo o goleiro Marcelo Moreto, por sorte a “pelota” saiu pela linha de fundo, só escanteio para o Santos.

A partida ficou mais cadenciada no segundo tempo, com o Peixe controlando mais as ações e o Atlético trocando passes para tentar surpreender a defesa alvinegra.

Aos 14 minutos o técnico Muricy Ramalho sacou Giva, discreto no jogo, para a entrada de Patito Rodríguez.

Sem conseguir repetir a blitz aplicada no primeiro tempo de jogo, Wagner Benazzi, treinador do Atlético Sorocaba, promoveu as entradas de Rai no lugar de Da Silva e Jorge Preá na vaga de Thiago Marques.

O Santos chegou com perigo novamente aos 30 minutos, André recebeu passe na entrada da área, girou e bateu firme para boa defesa de Marcelo Moreto.

O ritmo da partida caiu e o jogo ficou amarrado no meio de campo, com pouca objetividade de ambas as equipes.

Ao lado de Arouca, argentino agradece o apoio da torcida alvinegra. (Foto: Agnaldo Pereira / Futura Press)

Aos 37 minutos, Benazzi colocou o atacante Junior Timbó na vaga de Thiago Baiano. Três minutos depois, após uma reclamação por uma falta supostamente mal marcada a favor do peixe, o treinador discutiu com a arbitragem e foi expulso.

O técnico Muricy Ramalho ainda promoveu a entrada de Felipe Anderson no lugar do argentino Montillo, que finalmente desencantou com a camisa do alvinegro praiano e saiu de campo muito aplaudido pela torcida santista.

Aos 48 minutos, após um bom passe de Patito, Felipe Anderson, em linda jogada individual, driblou dois adversários, invadiu a área e chutou cruzado para grande defesa de Marcelo Moreto.

Não foi uma grande exibição do atual tricampeão paulista, mas o Santos conteve o ímpeto do adversário no primeiro tempo, aproveitou as oportunidades criadas para abrir uma boa vantagem ainda na etapa inicial e contou com o desgaste do rival no segundo tempo para retomar o controle da partida e conquistar a sua sexta vitória no Paulistão.

Como resultado o Santos chega à terceira colocação na tabela de classificação, com 21 pontos ganhos, já o Atlético Sorocaba é apenas o 17º colocado com nove pontos.

O Peixe volta à campo no próximo sábado, às 18h30 na Vila Belmiro para enfrentar o Guarani, 18º com 9 pontos, pela 12ª rodada do estadual.

FICHA TÉCNICA

ATLÉTICO SOROCABA 1 X 2 SANTOS

Local: Walter Ribeiro, em Sorocaba (SP)

Data/horário: 10/3/2012, às 18h30

Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza

Assistentes: Emerson Augusto de Carvalho e João Edilson de Andrade

Renda e Público: Não disponíveis

Cartões amarelos: Da Silva, Wellington (ATS); Cícero (SAN).

GOLS: Montillo, 15’/1°T (0-1); André, 45’/1ºT (0-2); Tiago Marques, 3’/2ºT (1-2)

SANTOS: Rafael, Bruno Peres, Edu Dracena, Durval e Léo; Renê Júnior, Arouca, Cícero e Montillo (Felipe Anderson – 43’/2ºT); Giva (Patito – 15’/2ºT) e André. Técnico: Muricy Ramalho.

ATLÉTICO SOROCABA: Marcelo Moretto, César, Wellington e Murilo; Tiago Baiano (Junior Timbó – 27/2ºT), Da Silva (Rai – 20’/2ºT), Gilberto Santos, Bruninho, Carlinhos e Marquinhos; Tiago Marques (Jorge Preá – 27’/2ºT). Técnico: Vagner Benazzi