ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Muito mais que uma partida - Hoje tem Palmeiras x Corinthians

Um jogo que vale para para o restante do ano

Por Vladimir da Costa

A situação na tabela de classificação seria mero detalhe se não fosse por um enorme detalhe. O sonho de uma torcida e o desespero de outra.

Guilherme será titular contra o Palmeiras no Pacaembu (Foto: Daniel Augusto / AG Corinthians)

A fase tranquila do Corinthians, ainda em lua de mel com sua torcida que deve durar até o ano que vem, em nada lembra a atual situação do arquirrival, Palmeiras com sua torcida.

Bem estabelecido no cargo e sem grandes problemas para escalar o time, o técnico Tite vive um período atípico dirigindo um grande clube brasileiro, há tempos o time do Parque São Jorge não sabe o que é uma crise. Campeão da Libertadores, o time só espera o termino do nacional para viajar e buscar mais um troféu, agora do Mundial de Clubes, no Japão.

Situação oposta do Palmeiras, com um técnico de apenas dois dias no cargo, Narciso tem problemas para escalar o time para que o campeonato dure o suficiente para que a equipe se reorganize dentro do Brasileirão e escape de um descenso cada vez mais próximo.

No Pacaembu, o Palmeiras terá uma tarefa complicadíssima, além de pegar um Corinthians equilibrado, o time tem que por o psicológico para funcionar, se controlar e ter a tão falada, disciplina tática. E o time deve ter um reforço importante, recuperado de uma lesão, Marcos Assunção será mais uma opção no meio campo para armar a equipe, que deve entrar com a seguinte formação: Bruno, Correa, Maurício Ramos, Thiago Heleno e Juninho; Henrique, Marcos Assunção, João Vitor e Valdivia; Luan e Barcos.

O Palmeiras precisa muito da vitória na partida de logo mais, além de moral por vencer um clássico contra seu maior rival, o time precisa urgentemente se aproximar do pelotão da frente. Com 20 pontos em 24 rodadas, o Verdão está cada vez mais perto da Serie B.

Marcos Asunção deve reforçar o Verdão no clássico (Foto: Miguel Schincariol)

O primeiro time fora da zona de rebaixamento é o Flamengo, com 27, sete pontos a mais que a equipe Palestrina.

Do outro lado do confronto, está o Corinthians, que vê na partida uma motivação a mais para vencer, não para afundar o rival, mas porque é um jogo onde todos entram motivados, , mas hoje terá um Pacaembu diferente, com mais Palmeirenses, por ser mando do Palmeiras.

Para enfrentar o Palmeiras o técnico time, que constantemente vem mexendo nos jogadores titulares, deve entrar em campo com: Cássio, Guilherme Andrade, Wallace, Paulo André e Fábio Santos; Ralf, Paulinho, Douglas e Danilo; Romarinho e Martinez.

Estatísticas

No primeiro turno o Corinthians venceu por 2×1 com dois gols de Romarinho, que vai para o jogo. Já o Palmeiras, a última vitória foi no ano passado, também no primeiro turno, em Presidente Prudente.

Em jogos no Pacaembu, o Palmeiras não vence desde 1995, quando venceu por 2 a 0. Nas últimas dez vezes que este clássico foi realizado no Pacaembu, o Corinthians venceu sete vezes, com três empates.

Em Campeonatos Brasileiro, já foram realizadas 47 jogos. O Palmeiras venceu 17 contra 12 do Corinthians e mais 12 empates. O Verdão marcou 59 gols, contra 42 do Timão.

Em números gerais, nos 95 anos de confronto, Palmeiras e Corinthians já se enfrentaram 341 vezes, com vantagem palmeirense de três vitórias. O time do Palestra Itália venceu 121 vezes, contra 118 vitórias do Time do Parque São Jorge e 102 empates, 497 gols do Palmeiras e 456 do Corinthians.