ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Neymar disputará a final entre os melhores do mundo de 2012

Assim como no ano de 2011 Neymar está entre os 23 jogadores da lista de melhor do mundo.

Por Paulo Edson Delazari

Neymar e Messi estarão frente a frente neste ano novamente pela Bola de Ouro (Foto: Getty Images)

Neymar voltará a brigar com Messi e Cristiano Ronaldo pelo prêmio de melhor jogador do mundo em 2012. A Fifa e a revista France Football anunciaram hoje os nomes dos três craques na lista com os 23 finalistas da Bola de Ouro. Ao lado dos três estão sete jogadores da seleção espanhola, além de outros destaques como Mario Balotelli, Zlatan Ibrahimovic e Robin Van Persie.

Apesar de ter superado o argentino e o português em número de gols aos 20 anos de idade (são 139, contra 51 de Messi e 36 de Cristiano), Neymar tem mais concorrentes do que expectativa de estar presente entre os três melhores daqui a um mês. O marfinense Didier Drogba, decisivo no título da Liga dos Campeões com o Chelsea e atualmente no Shanghai Shenhua, da China, o colombiano Falcao García, campeão da Liga Europa e da Supercopa Europeia com o Atlético de Madri, Andrés Iniesta, do Barcelona e melhor jogador da Eurocopa com a camisa da Espanha.

Em 2011, quando se sagrou campeão da Taça Libertadores e vice no Mundial de Clubes, Neymar foi escolhido o 10º melhor jogador do planeta com 1,12% dos votos. Xavi Hernández, o terceiro, contou com 6,01% da preferência. O santista é agora o único representante do Brasil, que também contou com o lateral-direito Daniel Alves na eleição de 2011 – o jogador do Barcelona foi o 1º, com 0,34%. O zagueiro Thiago Silva, do Paris Saint-Germain, foi outra ausência sentida.

Cristiano Ronaldo na luta novamente (Getty Images)

Campeã da Eurocopa, a Espanha é novamente o país com mais nomes: Sergio Busquets, Iniesta, Piqué e Xavi Hernández, do Barcelona, e Casillas, Sergio Ramos e Xabi Alonso, do Real Madrid. Em 2011 também foram sete indicados, com Cesc Fàbregas e David Villa presentes. A Itália, vice-campeã na Polônia e Ucrânia, conta com três nomes: Mario Balotelli, Gianluigi Buffon e Andrea Pirlo.

Outros brasileiros já foram considerados melhores do mundo, dentre eles estão: Ronaldo, Ronaldinho Gaúcho, Rivaldo e Romário. O único brasileiro a conseguir a façanha de entrar na lista dos melhores não jogando na Europa foi o meia Raí quando jogava pelo São Paulo em 1992, depois dele Neymar conseguiu o feito no ano passado e está na luta novamente, porém dificilmente o atacante santista figurará entre os três primeiros.

 

 

Confira a lista dos 23:

Sergio Agüero (Argentina / Manchester City)
Mario Balotelli (Itália / Manchester City)
Karim Benzema (França / Real Madrid)
Gianluigi Buffon (Itália / Juventus)
Sergio Busquets (Espanha / Barcelona)
Iker Casillas (Espanha / Real Madrid)
Didier Drogba (Costa do Marfim / Chelsea e Shanghai Shenhua)
Radamel Falcao García (Colômbia / Atlético de Madri)
Zlatan Ibrahimovic (Suécia / Milan e Paris Saint-Germain)
Andrés Iniesta (Espanha / Barcelona)
Lionel Messi (Argentina / Barcelona)
Manuel Neuer (Alemanha / Bayern de Munique)
Neymar (Brasil / Santos)
Mesut Özil (Alemanha / Real Madrid)
Gerard Piqué (Espanha / Barcelona)
Andrea Pirlo (Itália / Juventus)
Sergio Ramos (Espanha / Real Madrid)
Cristiano Ronaldo (Portugal / Real Madrid)
Wayne Rooney (Inglaterra / Manchester United)
Yaya Touré (Costa do Marfim / Manchester City)
Robin van Persie (Holanda / Arsenal e Manchester United)
Xabi Alonso (Espanha / Real Madrid)
Xavi Hernández (Espanha / Barcelona)