ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Nigéria garante vaga na Copa das Confederações no Brasil
Nigéria vence Burkina Faso e garante título da Copa Africana de Nações.

Por Renato Melo

Jogadores Nigerianos comemoram o gol do título. (Foto: G1)

As Super Águias venceram os Garanhões por 1 a 0 na grande final disputada no estádio onde foi realizada a partida entre Espanha e Holanda em 2010, na final da Copa do Mundo, o Soccer City, em Johanesburgo, África do Sul.

A seleção nigeriana dominou amplamente toda a partida, no primeiro tempo, ambas  equipes erravam muitos passes. As Águias faltavam o principal, o último toque.

Aos nove minutos veio à primeira chance da Nigéria, Brow ficou com o rebota após uma saída espalhafatosa do goleiro Diakité, e mesmo com o gol vazio, o jogador nigeriano isolou a bola por cima do travessão de Burkina Faso. O mapa da mina estava sendo criado pelas pontas, principalmente pela direita, e o time das Águias aproveitou bem essa avenida.

O primeiro chute de Burkina Faso só veio aos 24 minutos com Bancé, que arriscou fora da área, longe da meta do gol nigeriano, mais três minutos depois, após uma falta, o atacante cobrou e a bola passou perigosamente perto da meta.

O jogo estava tenso, até que aos 39 minutos, Moses, jogador do Chelsea e conhecido da torcida corintiana, arriscou um chute, a bola resvalou na defesa e sobrou para Sunday Mba, que deu um lindo chapéu no zagueiro Koffi e de primeira chutou para o gol, fazendo o único gol da partida.

Na segunda etapa a Nigéria optou em jogar nos contra ataques e como a equipe burquinense não exigia muito perigo a meta do goleiro nigeriano, a partida seguiu sem riscos. Titulo mais que merecido para as Águias, justificando seu nome no cenário no continente e carimbando sua vaga na Copa das Confederações em Junho, no Brasil, onde estará no grupo B, ao lado de Uruguai, Espanha e Taiti.