Uma partida que vale muito mais que os três pontos

Por Vladimir da Costa

Hoje, entram em campo, no Pacaembu, às 16h, um dos grandes clássicos do futebol nacional. Corinthians e São Paulo duelam para subir na tabela. A partida vale muito, muito mais para o time do Morumbi, que tem muito mais a ganhar em caso de vitória que o Timão. Uma derrota para o time do Parque São Jorge, pouco afetará a lua de mel que o Alvinegro vive com sua torcida, que, mais uma vez vai encher seu estádio para prestigiar o atual campeão da Libertadores. O tricolor por sua vez, precisa provar que está forte na luta contra a tão sonhada vaga no torneio Sulamericano do próximo ano.

Muito mais que a partida em si, o confronto é marcado por grande rivalidade, e alguns aperitivos e escritas que podem ser quebradas ou mantidas. A equipe alvinegra não perde para o tricolor, em casa, há sete anos.
Já o São Paulo entra em campo pressionado. Apesar das últimas duas vitórias contra Ponte Preta e Bahia as cobranças da torcida continuam, agora exigência é a quebra do tabu para voltar a confiar no time, além, claro, dos três pontos e da melhora na tabela.

Preparação:

Emerson está confirmado e pega o São Paulo (Foto: Jose PatricioAE)

Para o clássico desta tarde, o técnico Tite fez três alterações para o jogo. O lateral-direito Alessandro e o zagueiro Chicão voltam a equipe depois de cumprir suspensão automática pelo acúmulo de cartões amarelos e ficam com as vagas de Guilherme Andrade e Wallace, respectivamente. A novidade mais aguardada é o retorno do atacante Emerson, que está recuperado de uma torção no tornozelo e reaparece após seis rodadas fora. A formação confirmada pelo técnico anvinegro é a seguinte: Cássio; Alessandro, Chicão, Paulo André e Fábio Santos; Ralf, Paulinho, Doulgas e Danilo; Romarinho e Emerson.

Do lado do Morumbi o técnico Ney Franco ganhou reforços importantes e perdeu um atleta para o clássico deste domingo. Retornam ao time o lateral-direito Douglas e o atacante Luís Fabiano. O volante Wellington, seis meses depois de operar o joelho, está relacionado para a partida e começará a partida no banco. O desfalque fica por conta do lateral-esquerdo Cortêz que levou o terceiro cartão amarelo na vitória sobre a Ponte Preta vai cumprir suspensão automática. Confirmado desde sexta-feira, o tricolor vai atuar no 4-4-2 e vai à campo com os seguintes jogadores: Rogério Ceni; Paulo Miranda, Rafael Toloi, Rhodolfo e Douglas; Paulo Assunção, Denilson, Maicon e Jadson; Lucas e Luis Fabiano.

Estatísticas

O artilheiro tricolor na temporada treinou normalmente e vai para o jogo (Foto:Luiz Pires/VIPCOMM)

O Corinthians tem aproveitamento mediano dentro de casa, com 55,5% dos pontos conquistados quando jogou no Pacaembu neste brasileiro. Nas nove partidas disputadas no Pacaembu, a equipe venceu quatro jogos (Palmeiras, Náutico, Cruzeiro e Internacional), empatou três (Figueirense, Portuguesa e Atlético-GO) e perdeu dois jogos (Fluminense e Botafogo).

O São Paulo por sua vez, também não é um visitante muito perigoso. Nos nove jogos que fez como visitante, o time ganhou apenas duas partidas (Figueirense e Cruzeiro), empatou uma vez (Palmeiras) e perdeu em seis ocasiões (Botafogo, Internacional, Portuguesa, Atlético-GO, Fluminense e Náutico). Fora de seus domínios o Tricolor conquistou apenas 25,9% dos pontos que disputou.

A última década foi marcada por grande período de seca entre as equipes. O Corinthians ficou 13 partidas sem ganhar do São Paulo entre 2003 e 2007. Já o Tricolor completou 11 jogos sem ganhar do Timão entre 2007 e 2011. Em campeonatos brasileiros, a vantagem é Alvinegra. Em 52 jogos o Timão venceu 22 vezes, contra 11 do Tricolor, sendo 19 empates. O Corinthians marcou 58 gols, contra 44 do São Paulo.