ÚLTIMAS NOTÍCIAS
O Verdadeiro Clássico das Multidões

Uma partida que vale muito mais que os três pontos

Por Vladimir da Costa

Hoje, entram em campo, no Pacaembu, às 16h, um dos grandes clássicos do futebol nacional. Corinthians e São Paulo duelam para subir na tabela. A partida vale muito, muito mais para o time do Morumbi, que tem muito mais a ganhar em caso de vitória que o Timão. Uma derrota para o time do Parque São Jorge, pouco afetará a lua de mel que o Alvinegro vive com sua torcida, que, mais uma vez vai encher seu estádio para prestigiar o atual campeão da Libertadores. O tricolor por sua vez, precisa provar que está forte na luta contra a tão sonhada vaga no torneio Sulamericano do próximo ano.

Muito mais que a partida em si, o confronto é marcado por grande rivalidade, e alguns aperitivos e escritas que podem ser quebradas ou mantidas. A equipe alvinegra não perde para o tricolor, em casa, há sete anos.
Já o São Paulo entra em campo pressionado. Apesar das últimas duas vitórias contra Ponte Preta e Bahia as cobranças da torcida continuam, agora exigência é a quebra do tabu para voltar a confiar no time, além, claro, dos três pontos e da melhora na tabela.

Preparação:

Emerson está confirmado e pega o São Paulo (Foto: Jose PatricioAE)

Para o clássico desta tarde, o técnico Tite fez três alterações para o jogo. O lateral-direito Alessandro e o zagueiro Chicão voltam a equipe depois de cumprir suspensão automática pelo acúmulo de cartões amarelos e ficam com as vagas de Guilherme Andrade e Wallace, respectivamente. A novidade mais aguardada é o retorno do atacante Emerson, que está recuperado de uma torção no tornozelo e reaparece após seis rodadas fora. A formação confirmada pelo técnico anvinegro é a seguinte: Cássio; Alessandro, Chicão, Paulo André e Fábio Santos; Ralf, Paulinho, Doulgas e Danilo; Romarinho e Emerson.

Do lado do Morumbi o técnico Ney Franco ganhou reforços importantes e perdeu um atleta para o clássico deste domingo. Retornam ao time o lateral-direito Douglas e o atacante Luís Fabiano. O volante Wellington, seis meses depois de operar o joelho, está relacionado para a partida e começará a partida no banco. O desfalque fica por conta do lateral-esquerdo Cortêz que levou o terceiro cartão amarelo na vitória sobre a Ponte Preta vai cumprir suspensão automática. Confirmado desde sexta-feira, o tricolor vai atuar no 4-4-2 e vai à campo com os seguintes jogadores: Rogério Ceni; Paulo Miranda, Rafael Toloi, Rhodolfo e Douglas; Paulo Assunção, Denilson, Maicon e Jadson; Lucas e Luis Fabiano.

Estatísticas

O artilheiro tricolor na temporada treinou normalmente e vai para o jogo (Foto:Luiz Pires/VIPCOMM)

O Corinthians tem aproveitamento mediano dentro de casa, com 55,5% dos pontos conquistados quando jogou no Pacaembu neste brasileiro. Nas nove partidas disputadas no Pacaembu, a equipe venceu quatro jogos (Palmeiras, Náutico, Cruzeiro e Internacional), empatou três (Figueirense, Portuguesa e Atlético-GO) e perdeu dois jogos (Fluminense e Botafogo).

O São Paulo por sua vez, também não é um visitante muito perigoso. Nos nove jogos que fez como visitante, o time ganhou apenas duas partidas (Figueirense e Cruzeiro), empatou uma vez (Palmeiras) e perdeu em seis ocasiões (Botafogo, Internacional, Portuguesa, Atlético-GO, Fluminense e Náutico). Fora de seus domínios o Tricolor conquistou apenas 25,9% dos pontos que disputou.

A última década foi marcada por grande período de seca entre as equipes. O Corinthians ficou 13 partidas sem ganhar do São Paulo entre 2003 e 2007. Já o Tricolor completou 11 jogos sem ganhar do Timão entre 2007 e 2011. Em campeonatos brasileiros, a vantagem é Alvinegra. Em 52 jogos o Timão venceu 22 vezes, contra 11 do Tricolor, sendo 19 empates. O Corinthians marcou 58 gols, contra 44 do São Paulo.