ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Palmeiras derrota o Vitória e se aproxima dos líderes

Embalado, verdão conquista resultado importante em jogo duro e cola no G4

Por Anderson Marinho
Marquinhos Gabriel comemora o gol do triunfo alviverde. Foto: Romildo de Jesus / Futura Press

Marquinhos Gabriel comemora o gol do triunfo alviverde. Foto: Romildo de Jesus / Futura Press

O Palmeiras visitou o Vitória, no estádio Pituaçu, em Salvador em partida válida pela 5ª rodada do Campeonato Brasileiro 2014, em duelo tecnicamente ruim, debaixo de muita chuva, e conquistou o seu terceiro triunfo consecutivo sob o comando do técnico interino Alberto Valetim, por 1 a 0,  com gol marcado pelo meia Marquinhos Gabriel e grande atuação do goleiro Fábio.

Com o resultado o Palmeiras chegou aos nove pontos e ocupa agora o sexto lugar na tabela de classificação, a um ponto do G4. Já o rubro-negro baiano permanece com cinco, na 15ª colocação, apenas um ponto acima da zona de rebaixamento.

O jogo

Com as duas equipes muito desfalcadas, Palmeiras e Vitória encontraram muitas dificuldades para apresentar um bom futebol e o torcedor que compareceu ao estádio assistiu a um péssimo primeiro tempo, com poucas chances de gols de ambos os lados.

Sem a sua dupla de laterais titulares, Wendel e William Matheus, e com as ausências de Valdivia, à serviço da seleção chilena,  e Leandro,  na seleção brasileira sub-20 , o Palmeiras sofreu com a forte marcação da equipe baiana e pouco criou na etapa inicial.

Na melhor oportunidade do alviverde, aos 22 minutos, Marquinhos Gabriel avançou pela esquerda e cruzou para Henrique, mas Alemão se antecipou ao artilheiro palmeirense e afastou o perigo de cabeça.

O Vitória respondeu sete minutos depois, em chute de Marquinhos que saiu à direita do gol.

Etapa complementar

Se faltava qualidade para a criação das jogadas, o placar foi aberto em um lance de bola parada.  Aos 4 minutos, Mendieta cobrou escanteio, a zaga fez o corte parcial e no rebote Marquinhos Gabriel bateu de primeira de fora área, a bola ainda desviou no zagueiro e matou o goleiro Wilson.

Goleiro Fábio foi um dos destaques do jogo. Foto: Romildo de Jesus / Futura Press

Goleiro Fábio foi um dos destaques do jogo. Foto: Romildo de Jesus / Futura Press

Em desvantagem no placar o Vitória tentou pressionar o verdão em busca da igualdade, mas parou em suas limitações técnicas e nas grandes defesas do goleiro Fábio, melhor jogador em campo.

Aos 10 minutos, após cobrança de lateral de Mansur, Caio driblou Lucio na entrada da área e chutou firme exigindo grande defesa do arqueiro alviverde, que se esticou todo para espalmar pela linha de fundo.

A partida continuou equilibrada, com muita disputa no meio de campo e superioridade dos sistemas de marcação, com o Palmeiras bem postado no setor defensivo sem dar espaços paras investidas do rival.

Com dificuldades para superar o bloqueio do verdão, os donos da casa apostaram nos chutes de longa distância para alcançar o empate, mas pararam em Fábio.

Aos 40 minutos, Léo Costa fez grande jogada individual e encheu o pé da entrada da área, obrigando o goleiro palmeirense a fazer uma grande defesa.  Três minutos depois, Marquinhos bateu firme e o arqueiro do alviverde espalmou para se consagrar e garantir o triunfo do Palestra.

O Palmeiras volta à campo agora na próxima quinta-feira, às 19h30, no estádio da Arena da Fonte Luminosa, em Araraquara, para enfrentar o Figueirense.  No mesmo dia o Vitória recebe o Atlético-MG, às 21h00, no estádio Jóia da Princesa em Feira de Santana na Bahia.

FICHA TÉCNICA:

VITÓRIA 0 x 1 PALMEIRAS

Data: 18/5/2014
Horário: 18h30
Local: Estádio Pituaçu, em Salvador (BA)
Píblico e Renda: Não divulgado
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (FIFA/RS)
Auxiliares: Rafael da Silva Alves (RS) e Lucio Beiersdorf Flor (RS)
Cartões: Não tiveram cartões amarelos

Gol: Marquinhos Gabriel, aos 04’/2°T

Vitória-BA: Wilson, Nino Paraíba, Alemão, Matheus Salustiano, Juan ( Mansur, aos 22’/1ºT); Neto Coruja, José Welison, Mauri (Léo Costa, aos 29’/2°T); Caio, Marquinhos e Alan Pinheiro (Willian Henrique, aos 22’/2°T). Técnico: Carlos Amadeu

Palmeiras: Fábio, Wellington (Tiago Alves, aos 33’/2°T), Lúcio, Marcelo Oliveira e Juninho; Renato, Wesley e Mendieta (Victor Luís, aos 45’/2°T); Diogo, Marquinhos Gabriel (Mazinho, aos 27’/2°T) e Henrique. Técnico: Alberto Valentim