ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Palmeiras estreia no Brasileirão com goleada contra o Atlético-PR

Com Cleiton Xavier e Gabriel Jesus inspirados, alviverde não toma conhecimento do furacão e vence com facilidade na abertura do campeonato.

Por Anderson Marinho
Palmeirenses comemoram um dos gols de Jesus. Foto: Miguel Schincariol / Lancepress

Palmeirenses comemoram um dos gols de Jesus. Foto: Miguel Schincariol / Lancepress

O Palmeiras recebeu o Atlético-PR no Allianz Parque, em partida válida primeira rodada do Campeonato Brasileiro 2016, e com grande apresentação goleou o adversário por 4 a 0, com gols marcados por Roger Guedes, Thiago Martins e dois de Gabriel Jesus.

Com o resultado o Verdão inicia a campanha pela conquista do nono título brasileiro com o pé direito e assume provisoriamente a liderança da competição com três pontos ganhos e quatro gols de saldo.

O jogo

O Palmeiras voltou à campo depois de 20 dias, após a eliminação nas semifinais do Campeonato Paulista diante do Santos, contra o Atlético-PR pela partida de abertura do Campeonato Brasileiro 2016 e o técnico Cuca mostrou que o período de treinamentos em Atibaia fez bem ao time, que chega como um dos candidatos ao título nacional.

Cleiton Xavier foi um dos destaques do jogo. Foto: Ernesto Rodrigues / Folhapress

Cleiton Xavier foi um dos destaques do jogo. Foto: Ernesto Rodrigues / Folhapress

O treinador mandou o alviverde à campo com o recém chegado Tchê Tchê na lateral direita, revezando com Jean, escalado no meio de campo, Cleiton Xavier na armação das jogadas e o garoto Roger Guedes ao lado de Gabriel Jesus e Lucas Barrios no ataque.

Com a bola rolando o time paranaense, comandado por Paulo Autuori, começou bem postando no setor defensivo, dificultando os avanços do verdão, e aproveitando os espaços no meio de campo. O Furacão quase abriu o placar aos dez minutos, em cabeçada do zagueiro Thiago Heleno que passou com perigo à direita da meta de Fernando Prass.

Roger Guedes comemora o primeiro gol com a camisa do verdão. Foto: Gazetta Press

Roger Guedes comemora o primeiro gol com a camisa do verdão. Foto: Gazetta Press

O Palmeiras encontrava dificuldades para superar a marcação atleticana e chegar ao ataque, mas aos 19 minutos Cleiton Xavier descolou um lindo lançamento para Gabriel Jesus pelo lado esquerdo do ataque, o garoto invadiu a área, levantou a cabeça e rolou para Roger Guedes, na pequena área, que dividiu com Thiago Heleno e desviou para abrir o placar.

Depois do gol o Palmeiras passou a controlar a posse de bola no meio de campo, trocando passes com calma, e não deu espaços para o adversário, que pouco criou nos primeiros 45 minutos.

Etapa complementar

Gabriel Jesus comemora um de seus gols. Foto: Marcos Ribolli

Gabriel Jesus comemora um de seus gols. Foto: Marcos Ribolli

O Palmeiras voltou para o segundo arrasador e não deu tempo para uma possível reação do rival. Logo aos 20 segundos de jogo, após boa troca de passes, Cleiton Xavier deu bela assistência para Gabriel Jesus, na pequena área, marcar o segundo gol alviverde.

O Verdão seguiu pressionando e aos seis minutos Egídio cruzou na medida para Gabriel Jesus no segundo pau, o atacante desviou de cabeça e Weverton espalmou para escanteio. Na cobrança Cleiton Xavier fez o levantamento e Thiago Martins apareceu no primeiro pau para completar de cabeça e marcar o terceiro.

Aos 12 minutos o técnico Paulo Autuori promoveu duas mudanças no Atlético- PR, sacando Jadson e Vinicius para as entradas de Hernani e Pablo respectivamente, na tentativa de dar um novo gás ao time.

Com o domínio das ações o Palmeiras passou a controlar o jogo, apostando na troca de passes e na velocidade dos seus laterais, com muita aplicação tática. Aos 14 minutos Gabriel Jesus cavou a expulsão do lateral direito paranaense Léo, deixando o rival com um jogador a menos.

Jogadores comemoram no Allianz Parque. Foto: Marcos Ribolli

Jogadores comemoram no Allianz Parque. Foto: Marcos Ribolli

Com o jogo decidido o técnico Cuca deu um descanso Cleiton Xavier aos 24 minutos, sacando o camisa 10, que participou dos três gols, para a entrada do meia Moisés que voltava de contusão. Seis minutos depois Barrios deu lugar à Alecsandro. Aos 39 foi a vez de Roger Guedes deixar o gramado para a entrada de Rafael Marques.

O alviverde administrava o jogo, sem correr riscos, e o quarto gol era questão de tempo. Ele veio aos 41 minutos, após boa jogada de Rafael Marques, Alacsandro deixou Gabriel Jesus na cara do gol para marcar o segundo dele e fechar o placar.

O Palmeiras volta à campo agora no próximo sábado, às 16h00, contra a Ponte Preta no estádio Moisés Lucarelli em Campinas. Já o Atlético-PR recebe o Atlético-MG no domingo, dia 22/05/2016, às 11h00 na Arena da Baixada em Curitiba.

 

FICHA TÉCNICA 
PALMEIRAS 4 X 0 ATLÉTICO-PR

Local: Estádio Palestra Itália, em São Paulo (SP)
Data: 14 de maio de 2016, sábado
Horário: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: Bruno Arleu de Araujo (RJ)
Auxiliares: Luiz Claudio Regazone e Thiago Henrique Neto Farinha (ambos do RJ)
Público: 33.629 presentes
Renda: R$ 2.078.159,34
Cartões amarelos: Lucas Barrios, Léo (PAL); Paulo André, Walter e Nikão (APR)
Cartões vermelhos: Léo (APR)

Gols: PALMEIRAS: Roger Guedes, aos 18 minutos do primeiro tempo, Gabriel Jesus, aos 15 segundos do segundo tempo, Thiago Martins, aos seis minutos do segundo tempo, e Gabriel Jesus, aos 41 minutos do segundo tempo

PALMEIRAS: Fernando Prass; Tchê Tchê, Thiago Martins, Vitor Hugo e Egídio; Matheus Sales, Jean e Cleiton Xavier (Moisés); Roger Guedes (Rafael Marques), Gabriel Jesus e Lucas Barrios (Alecsandro)
Técnico: Cuca

ATLÉTICO-PR: Weverton; Léo, Paulo André, Thiago Heleno e Sidcley; Otávio, Jadson (Hernani) e Vinícius (Pablo); Ewandro, Nikão e Walter
Técnico: Paulo Autuori