ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Palmeiras vence e deixa a zona de rebaixamento

Verdão supera o Flamengo em partida tensa.

Por Anderson Marinho

O Palmeiras recebeu o Flamengo, na Arena Barueri, em jogo válido pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro 2012 e venceu por 1 x 0, conquistando três pontos suados na luta contra o rebaixamento, em uma partida marcada pela falta de qualidade técnica e indisciplina das equipes.

O jogo

Barcos aproveita o rebote de Felipe para marcar o seu 6ª gol no campeonato e o 20º na temporada. Foto: Gazeta Press

A partida começou equilibrada, com muitas faltas, e lances ríspidos, de ambos os lados, obrigando o árbitro ­­­­­Célio Amorim a aplicar dois cartões amarelos ainda nos dez minutos iniciais, para o meia Patrik do Palmeiras, aos seis minutos, e para o flamenguista Ibson, aos oito, na tentativa de manter o controle do jogo em Barueri.

A primeira chance clara de gol foi do verdão, aos dez minutos, Marcos Assunção fez um belo lançamento da direita, Barcos dominou no peito, mas a bola escapou um pouco, e Felipe saiu da meta, antes da finalização, evitando o gol palmeirense.

O duelo seguiu truncado, com o Palmeiras congestionando o meio de campo, sem muitos espaços para jogadas de ataque.

A melhor oportunidade do time carioca só veio aos 23 minutos, após um conta-ataque puxado por Renato Abreu, Negueba bateu colocado da entrada da área, à esquerda do gol de Bruno.

Aos 29 minutos, Ibson deu uma entrada violenta em Valdivia e foi expulso, desfalcando o Flamengo.

Com um a mais o Palmeiras passou a dominar as ações, com mais volume de jogo, e aos 32 minutos, após uma bela jogada de Patrik, Artur finalizou da entrada da área, Felipe não segurou, e o argentino Hernán Barcos, em posição irregular, aproveitou o rebote para abrir o placar na Arena Barueri. Palmeiras 1 x 0 Flamengo.

Após o gol o verdão seguiu pressionado o adversário que abusou das faltas para segurar a o ímpeto alviverde.  O árbitro mostrou mais três cartões amarelos ainda no primeiro tempo, Artur do Palmeiras, Marllon e Thomás do Flamengo foram os advertidos.

Em um primeiro tecnicamente fraco, o Palmeiras saiu na frente, com um gol polêmico, contra um adversário descontrolado em campo. Sobrou briga e faltou futebol.

Etapa complementar

O Palmeiras voltou para o segundo tempo com Márcio Araújo na vaga de Marcos Assunção, que sentiu dores no joelho, enquanto o Flamengo manteve a mesma formação da etapa inicial.

O clima seguiu tenso, mesmo depois do descanso, e assim que a bola rolou Thiago Heleno fez falta dura em Negueba e recebeu o cartão amarelo.

O técnico Dorival Junior promoveu a entrada de Fernandinho na vaga de Thómas, que já tinha o cartão, aos nove minutos de jogo.

“El Pirata” comemora com o capitão Marcos Assunção o gol marcado na Arena Barueri. Foto: Wagner Carmo / Gazeta Press

Inspirado, Barcos fez as melhores jogadas de ataque do verdão e teve duas oportunidades de ampliar o marcador. Na primeira, aos 10 minutos, após boa jogada de Valdivia, “El Pirata” dominou de costas, girou e chutou cruzado com perigo para a meta de Felipe.

Aos 14, o artilheiro do verdão recebeu bom passe na entrada da área, girou e chutou rente à trave esquerda do arqueiro rubro-negro.

O técnico Luiz Felipe Scolari modificou a forma de jogar do Palmeiras aos 22, sacando Mazinho para a entrada do meia Fernandinho.

Dorival Junior respondeu com Deivid e Matheus, nas vagas de Negueba e Renato Abreu respectivamente.

As duas equipes seguiram protagonizando um jogo ruim, violento, sem empolgar os pouco mais de sete mil torcedores que compareceram em Barueri.

Aos 41 minutos Barcos, melhor jogador do verdão, saiu para a entrada de Obina.

O árbitro Célio Amorim ainda distribuiu mais seis cartões amarelos no decorrer do segundo tempo. Matheus e Renato pelo lado do “mengo” e Henrique, Barcos, Juninho e Obina pelo Palmeiras.

Foram ao todo 13 cartões amarelos e um vermelho na partida mais violenta do Brasileirão.

O Palmeiras não fez uma boa apresentação, mas conseguiu um resultado importante, que o leva à 15ª posição na tabela de classificação com 16 pontos ganhos. O destaque fica por conta da volta de Valdivia, que fez uma boa exibição e foi caçado em campo e Hernán Barcos, que embora estivesse em posição irregular no lance do gol, decidiu novamente e chegou ao seu sexto tento na competição.

O Verdão volta à campo no próximo sábado, 19/08/2012, às 18h30 para enfrentar o Atlético-GO, no estádio Serra Dourada, em Goiânia pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro 2012.

O Flamengo ocupa provisoriamente a 9ª colocação com 22 pontos. O rubro-negro se prepara agora para o clássico contra o Vasco no próximo domingo, às 18h30, no estádio do Engenhão.

Ficha técnica

PALMEIRAS 1 x 0 FLAMENGO

Gol
PALMEIRAS:
Hernán Barcos, aos 32min do 1º tempo

PALMEIRAS: Bruno; Artur, Maurício Ramos, Thiago Heleno e Juninho; Henrique, Marcos Assunção (Márcio Araújo), Patrik e Valdivia; Mazinho (Fernandinho) e Hernán Barcos (Obina)
Treinador: Luiz Felipe Scolari

FLAMENGO: Felipe; Léo Moura, Wellinton, Marllon e Ramón; Luiz Antônio, Ibson, Renato (Mattheus) e Thomas (Fernandinho); Negueba (Deivid) e Vagner Love
Treinador: Dorival Júnior

Cartões amarelos
PALMEIRAS: Artur, Maurício Ramos, Thiago Heleno, Henrique, Márcio Araújo, Patrik, Barcos e Obina
FLAMENGO:Marllon, Ibson, Renato, Mattheus e Thomas

Cartão vermelhos
FLAMENGO: Ibson

Árbitro
Celio Amorim

Local
Arena Barueri, em Barueri (SP)